Logo Passei Direto
Buscar
O gráfico a seguir apresenta os resultados de um experimento no qual flores de diferentes populações da espécie Streptanthus glandulosus, de diferentes locais, foram cruzadas. A quantidade de pólen fértil produzido pelos descendentes gerados nesse cruzamento foi medida e expressa em porcentagem em função da distância em que se encontram as linhagens parentais no ambiente. De acordo com o conceito biológico de espécie, a análise do gráfico revela que, até 50 milhas, a:

A fertilidade do pólen é menor quanto maior for a distância entre as linhagens parentais, o que pode originar novas espécies.
B proximidade entre as linhagens parentais provoca a diminuição da fertilidade do pólen, indicando a manutenção da espécie.
C proximidade entre as linhagens parentais provoca o surgimento de novas espécies, uma vez que a produção de pólen fértil é baixa.
D fertilidade do pólen aumenta com a distância entre as linhagens parentais, indicando poucas mudanças genéticas entre as populações e a manutenção da espécie.
E fertilidade do pólen aumenta com a distância entre as linhagens parentais, indicando o acúmulo de mudanças genéticas entre as populações e o surgimento de novas espécies.
User badge image
Questões para o Sucesso

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Para analisar a questão, precisamos entender como a distância entre linhagens parentais pode afetar a fertilidade do pólen e a formação de novas espécies. Vamos analisar as alternativas: A) A fertilidade do pólen é menor quanto maior for a distância entre as linhagens parentais, o que pode originar novas espécies. - Esta opção sugere que a distância leva a uma menor fertilidade, o que não é comum em estudos de diversidade genética. B) Proximidade entre as linhagens parentais provoca a diminuição da fertilidade do pólen, indicando a manutenção da espécie. - Essa opção parece contradizer a ideia de que a proximidade geralmente leva a uma maior fertilidade. C) Proximidade entre as linhagens parentais provoca o surgimento de novas espécies, uma vez que a produção de pólen fértil é baixa. - Essa opção não faz sentido, pois a proximidade geralmente favorece a fertilidade. D) Fertilidade do pólen aumenta com a distância entre as linhagens parentais, indicando poucas mudanças genéticas entre as populações e a manutenção da espécie. - Essa opção parece confusa, pois se a fertilidade aumenta com a distância, isso geralmente indica mais diversidade genética. E) Fertilidade do pólen aumenta com a distância entre as linhagens parentais, indicando o acúmulo de mudanças genéticas entre as populações e o surgimento de novas espécies. - Esta opção faz sentido, pois sugere que a distância pode levar a um acúmulo de mudanças genéticas, o que é um fator importante na especiação. Com base na análise, a alternativa correta é: E) Fertilidade do pólen aumenta com a distância entre as linhagens parentais, indicando o acúmulo de mudanças genéticas entre as populações e o surgimento de novas espécies.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina