Logo Passei Direto
Buscar

Biologia

Outros
Entre 1937 e 1945, o presidente Getúlio Vargas governou o Brasil de forma ditatorial, no chamado Estado Novo. Nesse período,

a. ocorreu a Coluna Prestes que, com cerca de 1 800 homens, saiu pelo interior do Brasil buscando o apoio do povo para a luta contra o governo.
b. ampliou-se o direito ao voto feminino por meio da Constituição democrátic.a de 1937, o que gerou uma participação decisiva das mulheres na atividade pública.
c. houve uma reorientação na economia, pois a indústria deixou de ser priorizada, e a ação do Estado voltou-se para o apoio da agroexportação de açúcar.
d. instituiu-se a chamada democracia relativa, na qual os artistas e os intelectuais participavam ativamente das decisões de governo.
e. foi criado o Departamento de Propaganda e Imprensa (DIP), subordinado diretamente ao presidente, que exercia a censura aos meios de comunicação.
User badge image
Praticando Para Aprender

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta em relação ao período do Estado Novo de Getúlio Vargas: a) Ocorreu a Coluna Prestes que, com cerca de 1.800 homens, saiu pelo interior do Brasil buscando o apoio do povo para a luta contra o governo. - A Coluna Prestes ocorreu entre 1924 e 1927, antes do Estado Novo, portanto, essa alternativa está incorreta. b) Ampliou-se o direito ao voto feminino por meio da Constituição democrática de 1937, o que gerou uma participação decisiva das mulheres na atividade pública. - Na verdade, a Constituição de 1937 não ampliou o direito ao voto feminino; ele foi garantido em 1932, antes do Estado Novo. Portanto, essa alternativa também está incorreta. c) Houve uma reorientação na economia, pois a indústria deixou de ser priorizada, e a ação do Estado voltou-se para o apoio da agroexportação de açúcar. - Durante o Estado Novo, a indústria foi priorizada, especialmente a indústria de base, então essa alternativa está incorreta. d) Instituiu-se a chamada democracia relativa, na qual os artistas e os intelectuais participavam ativamente das decisões de governo. - O Estado Novo foi um regime autoritário, e a participação de artistas e intelectuais nas decisões de governo foi limitada, então essa alternativa está incorreta. e) Foi criado o Departamento de Propaganda e Imprensa (DIP), subordinado diretamente ao presidente, que exercia a censura aos meios de comunicação. - Esta alternativa está correta, pois o DIP foi realmente criado durante o Estado Novo e tinha a função de controlar a propaganda e a censura. Portanto, a alternativa correta é: e) foi criado o Departamento de Propaganda e Imprensa (DIP), subordinado diretamente ao presidente, que exercia a censura aos meios de comunicação.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

No contexto citado, a transferência de funções entre ministérios teve como finalidade o(a)
A desativação de um sistema tradicional de comunicação voltado para a educação.
B controle do conteúdo da informação por meio de uma orientação política e ideológica.
C subordinação do Ministério da Educação ao Ministério da Justiça e ao Poder Executivo.
D ampliação do raio de atuação das emissoras de rádio como forma de difusão da cultura popular.
E demonstração de força política do Executivo diante de ministérios herdados do governo anterior.

Mais conteúdos dessa disciplina