Logo Passei Direto
Buscar

Biologia

Outros
Formam-se a partir da união entre uma proteína e um carboidrato que possui cadeias não ramificadas, compostas por unidades repetidas de dissacarídeos carregados negativamente. Tal carboidrato será chamado de glicosaminoglicana (GAG). Elas irão formar uma substancia gelatinosa, altamente hidratada, determinando ao tecido uma grande resistência às forças de compressão, além de permitir a rápida difusão dos nutrientes, metabólitos e hormônios entre o sangue e as células dos tecidos. O texto acima refere-se ao tecido:

a. epitelial
b. conjuntivo frouxo
c. nervoso
d. conjuntivo denso
e. muscular
User badge image
Praticando Para Aprender

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

O texto descreve a formação de glicosaminoglicanas (GAGs), que são componentes importantes da matriz extracelular, especialmente no tecido conjuntivo. As glicosaminoglicanas são conhecidas por sua capacidade de formar substâncias gelatinosas e altamente hidratadas, que conferem resistência às forças de compressão e facilitam a difusão de nutrientes e hormônios. Vamos analisar as alternativas: a) Epitelial - Este tipo de tecido não é caracterizado pela presença de glicosaminoglicanas e não possui a função descrita no texto. b) Conjuntivo frouxo - Este tecido possui uma matriz extracelular rica em glicosaminoglicanas, que se encaixa na descrição do texto. c) Nervoso - O tecido nervoso não é associado à presença de glicosaminoglicanas. d) Conjuntivo denso - Embora também seja um tipo de tecido conjuntivo, ele é mais focado em fibras colágenas e não na matriz gelatinosa descrita. e) Muscular - O tecido muscular não é caracterizado pela presença de glicosaminoglicanas. Dessa forma, a alternativa que melhor se encaixa na descrição do texto é: b) conjuntivo frouxo.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Um tecido é um grupo de células, na maioria das vezes semelhantes, especializado para o desempenho de uma função comum. O estudo dos tecidos é chamado histologia. Durante o desenvolvimento embrionário, os folhetos germinativos tornam-se diferenciados em quatro tipos de tecidos. Com base nos conhecimentos sobre histologia, considere as afirmativas a seguir. I. O tecido conjuntivo origina-se de um grupo de células da mesoderme que se separam e formam um tecido mole e gelatinoso no embrião, o mesênquima, desempenhando função estrutural. II. O tecido epitelial apoia-se sobre uma membrana basal subjacente, caracterizando-se pela presença de células estreitamente unidas, com pouca substância intercelular, que são continuamente renovadas por atividade mitótica. III. O tecido muscular é um tecido de sustentação definitivo, mais forte que a cartilagem, que contém sais de cálcio organizados ao redor de fibras de colágeno, cujo crescimento ocorre por divisão dos condrócitos no centro da cartilagem. IV. O tecido nervoso é formado por células cilíndricas muito compridas, que se originam da fusão de um grande número de células embrionárias, sendo, por este motivo, plurinucleadas com suas membranas intimamente unidas por linhas transversais. Assinale a alternativa correta.

a. Somente as afirmativas I e II são corretas.
b. Somente as afirmativas I e IV são corretas.
c. Somente as afirmativas III e IV são corretas.
d. Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
e. Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina