Logo Passei Direto
Buscar
Paciente do sexo masculino, 23 anos, é vítima de agressão física após assalto em região periférica da cidade, é trazido ao pronto atendimento em estado grave. Durante a avaliação inicial, o paciente se encontra com nível de consciência bastante rebaixado, apresentando lesões contusas em face e crânio, com coluna cervical sem degraus ou crepitação à palpação. O paciente apresenta FR: 30 irpm e seu tórax também apresenta lesões contusas em ambos os hemitórax, além de orifício de ferimento por arma de fogo à direita (entrada em parede anterior e saída em parede posterior). Palpa-se enfisema subcutâneo nessa região e o murmúrio vesicular é bastante diminuído nesse hemitórax. O paciente se encontra hipocorado ++/4, com FC: 92bpm e P.A.: 90 x 60mmHg. Não se observa sangramentos externos. FAST negativo. Neste momento, o paciente apresenta abertura ocular ao estímulo de pressão, não responde ao comando verbal e apresenta resposta motora com localização de estímulo, além de ausência de reflexo pupilar a estímulo luminoso à direita. Membros superiores sem deformidades. Bacia estável. Coxa esquerda aumentada de volume com encurtamento e rotação externa do membro. Sobre as condutas iniciais a serem tomadas neste paciente, assinale a alternativa INCORRETA:

a) Há indicação de obtenção de via aérea definitiva neste paciente, porém uma vez que o trauma de face pode dificultar a intubação orotraqueal, tal obstáculo pode ser minimizado através do uso da videolaringoscopia.
b) Já que o paciente foi admitido em choque grau III ocasionado pelo trauma torácico e fratura de fêmur direito, provavelmente haverá indicação de transfusão de concentrado de hemácias e administração de ácido tranexâmico a despeito da reposição volêmica com 1.000ml de Ringer Lactato.
c) Para o diagnóstico do possível hemopneumotórax deste paciente, a execução do E-FAST é preferencial à realização da radiografia de tórax.
d) Visto que o paciente apresenta 8 pontos na Escala de coma de Glasgow e anisocoria, há indicação de tomografia de crânio logo após a estabilização hemodinâmica e ventilatória deste paciente.
User badge image
Aprimorando com Questões

há 12 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 12 meses

Vamos analisar cada alternativa cuidadosamente: a) Há indicação de obtenção de via aérea definitiva neste paciente, porém uma vez que o trauma de face pode dificultar a intubação orotraqueal, tal obstáculo pode ser minimizado através do uso da videolaringoscopia. Verdadeira, a videolaringoscopia é uma técnica que pode ajudar em casos de dificuldade de intubação devido a trauma facial. b) Já que o paciente foi admitido em choque grau III ocasionado pelo trauma torácico e fratura de fêmur direito, provavelmente haverá indicação de transfusão de concentrado de hemácias e administração de ácido tranexâmico a despeito da reposição volêmica com 1.000ml de Ringer Lactato. Verdadeira, a transfusão e o uso de ácido tranexâmico são indicados em casos de choque hipovolêmico. c) Para o diagnóstico do possível hemopneumotórax deste paciente, a execução do E-FAST é preferencial à realização da radiografia de tórax. Verdadeira, o E-FAST é uma ferramenta rápida e eficaz para avaliar a presença de hemopneumotórax em situações de emergência. d) Visto que o paciente apresenta 8 pontos na Escala de coma de Glasgow e anisocoria, há indicação de tomografia de crânio logo após a estabilização hemodinâmica e ventilatória deste paciente. Incorreta, a tomografia de crânio deve ser realizada o mais rápido possível em casos de trauma cranioencefálico, especialmente com sinais de anisocoria, e não necessariamente após a estabilização hemodinâmica. Portanto, a alternativa INCORRETA é: d) Visto que o paciente apresenta 8 pontos na Escala de coma de Glasgow e anisocoria, há indicação de tomografia de crânio logo após a estabilização hemodinâmica e ventilatória deste paciente.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina