Logo Passei Direto
Buscar
25) A legislação brasileira prevê a legitimidade do devedor empresário para requerer a recuperação judicial por meio de plano especial. São competentes para tanto os devedores: 1. das sociedades limitadas enquadradas como microempresa. II. empresários de pequeno porte. III. microempresários. IV. microempreendedores individuais. V. sociedades anônimas. Estão corretos os itens:

A) II, IV e V.
B) I, II e III.
C) II, III, IV e V.
D) III e V.
E) I, II, III e IV.
User badge image
Questões Para o Saber

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

Vamos analisar cada item em relação à legislação brasileira sobre a recuperação judicial: I. Das sociedades limitadas enquadradas como microempresa. Correto, pois as sociedades limitadas que se enquadram como microempresa podem requerer recuperação judicial. II. Empresários de pequeno porte. Correto, empresários de pequeno porte também têm legitimidade para requerer recuperação judicial. III. Microempresários. Correto, microempresários têm legitimidade para requerer recuperação judicial. IV. Microempreendedores individuais. Correto, microempreendedores individuais também podem requerer recuperação judicial. V. Sociedades anônimas. Correto, sociedades anônimas têm legitimidade para requerer recuperação judicial, mas não necessariamente por meio de plano especial. Agora, vamos verificar as alternativas: A) II, IV e V. (Incorreta, pois não inclui I e III) B) I, II e III. (Incorreta, pois não inclui IV e V) C) II, III, IV e V. (Incorreta, pois não inclui I) D) III e V. (Incorreta, pois não inclui I, II e IV) E) I, II, III e IV. (Correta, pois inclui todos os itens que têm legitimidade para requerer recuperação judicial por meio de plano especial) Portanto, a alternativa correta é: E) I, II, III e IV.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Aviário Marajá do Sena Ltda. requereu em juízo a homologação de plano de recuperação extrajudicial, contudo o documento ainda não obteve a adesão de mais da metade do valor total dos créditos nas classes de credores incluídas. Ainda assim, a Lei nº 11.101/2005 admite o recebimento do pedido na seguinte condição:

A) A devedora deverá comprovar a anuência de credores que representem pelo menos 1/3 (um terço) de todos os créditos de cada espécie por ele abrangidos, e com o compromisso de, no prazo improrrogável de 90 (noventa) dias, atingir o quórum legal por meio de adesão expressa.
B) A devedora deverá comprovar a anuência de credores que representem pelo menos 1/4 (um quarto) de todos os créditos de cada espécie por ele abrangidos, e com o compromisso de no prazo improrrogável de 120 (cento e vinte) dias, contado da data do pedido, atingir o quórum legal por meio de adesão expressa.
C) a devedora deverá comprovar a anuência de credores que representem pelo menos 1/5 (um quinto) de todos os créditos de cada espécie por ele abrangidos, e com o compromisso de, no prazo improrrogável de 45 (quarenta e cinco) dias, contado da data do pedido, atingir o quórum legal por meio de adesão expressa.
D) a devedora deverá comprovar a anuência de credores que representem pelo menos 1/6 (um sexto) de todos os créditos de cada espécie por ele abrangidos, e com o compromisso de, no prazo improrrogável de 15 (quinze) dias, contado da data do pedido, atingir o quórum legal por meio de adesão expressa.
E) a devedora deverá comprovar a anuência de credores que representem pelo menos 2/5 (dois quintos) de todos os créditos de cada espécie por ele abrangidos, e com o compromisso de, no prazo improrrogável de 60 (sessenta) dias, contado da data do pedido, atingir o quórum legal por meio de adesão expressa.

Mais conteúdos dessa disciplina