Logo Passei Direto
Buscar
Com relação aos meios de contraste usados na tomografia computadorizada ou na ressonância magnética, assinale a alternativa correta:

a.

Em tomografias de abdome, como contraste oral, podem ser utilizados contrastes iodados, sulfato de bário, água ou leite.

b.

Para facilitar a administração endovenosa, os meios de contraste iodados devem ser administrados sempre pré-aquecidos.

c.

Após administração do contraste, podem ocorrer, como efeito colateral, rubor facial, náusea, calor e gosto salgado.

d.

Não há diferença entre os meios de contraste iodados hidrossolúveis iônicos e não iônicos.

e.

O meio de contraste hidrossolúvel, geralmente, tem excreção hepática.
User badge image
FRANKLIN Almeida

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta sobre os meios de contraste usados na tomografia computadorizada e na ressonância magnética: a) Em tomografias de abdome, como contraste oral, podem ser utilizados contrastes iodados, sulfato de bário, água ou leite. - Esta afirmação é verdadeira, pois o sulfato de bário é um meio de contraste comum para exames do trato gastrointestinal. b) Para facilitar a administração endovenosa, os meios de contraste iodados devem ser administrados sempre pré-aquecidos. - Embora o aquecimento possa ajudar na administração, não é uma regra que deve ser sempre seguida. c) Após administração do contraste, podem ocorrer, como efeito colateral, rubor facial, náusea, calor e gosto salgado. - Esta afirmação é verdadeira e descreve efeitos colaterais comuns após a administração de contraste iodado. d) Não há diferença entre os meios de contraste iodados hidrossolúveis iônicos e não iônicos. - Esta afirmação é falsa, pois há diferenças significativas entre eles, especialmente em relação à incidência de reações adversas. e) O meio de contraste hidrossolúvel, geralmente, tem excreção hepática. - Esta afirmação é falsa, pois a maioria dos meios de contraste iodados é excretada pelos rins. Analisando as alternativas, a correta é a) Em tomografias de abdome, como contraste oral, podem ser utilizados contrastes iodados, sulfato de bário, água ou leite.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

As figuras representam dois posicionamentos radiológicos. Para a aquisição da imagem radiográfica, o posicionamento deve ser correto, de maneira a centralizar e alinhar o indivíduo durante o exame de acordo com o raio central.
As figuras A e B representam quais posicionamentos, respectivamente?
a. Sims e Fowler.
b. Supina e Litotomia.
c. Fowler e Trendelemburg.
d. Trendelenburg e Fowler.
e. Fowler e Sims.

A remodelagem do tecido ósseo é um processo contínuo que sofre modificações ao longo do tempo e também na fase da infância, devido às propriedades do tecido ósseo que na infância estão em desenvolvimento e no idoso em processo de envelhecimento natural.
De acordo com as propriedades do tecido ósseo na infância e no envelhecimento, analise as alternativas e assinale a alternativa incorreta.
a. O envelhecimento provoca diminuição na quantidade de trabéculas ósseas, na espessura do osso cortical, redução da resistência e da rigidez.
b. Na infância, o tecido ósseo apresenta maior constituição de matriz orgânica que é responsável pela característica de elasticidade presente no osso jovem.
c. Cargas excessivas na linha de crescimento podem provocar comprometimento irreversível nas estruturas responsáveis pelo desenvolvimento ósseo infantil, gerando distúrbios de crescimento.
d. A osteoporose é caracterizada por hipoatividade osteoclástica e hiperatividade osteoblástica.
e. As lesões ósseas traumáticas no idoso são causadas devido ao aumento da desmineralização no tecido ósseo, causando uma fragilidade óssea com aumento da probabilidade de fraturas.

Willen Einthoven, em 1902, idealizou um aparelho para registrar as correntes elétricas que se originavam no coração. Surgia o eletrocardiógrafo e o eletrocardiograma.
Sobre esse exame, julgue as alternativas.
I. O posicionamento padrão para o registro eletrocardiográfico é a posição sentada, visto que ela facilita a análise comparativa do eixo elétrico do QRS e da repolarização ventricular.
II. Movimentação do paciente durante o exame, conformação torácica do paciente, uso excessivo de pasta de contato e interferências eletromagnéticas são fatores que podem prejudicar o registro do ECG.
III. Para determinar a frequência cardíaca, deve-se avaliar a distância entre uma onda R e a próxima onda R, dividindo 1500 pelo número de quadrados menores entre as duas ondas.
IV. A presença da onda P precedendo cada complexo QRS determina que o ritmo é sinusal, portanto normal, pois o estímulo elétrico está partindo do nó sinusal.
a. I, II, III e IV.
b. I e II.
c. II, III e IV.
d. III e IV.
e. II e III.

A Ressonância Nuclear Magnética (RNM) é um exame que utiliza as noções de campo magnético para produzir imagens em alta definição dos órgãos. Sobre as vantagens da utilização da ressonância nuclear magnética em diagnósticos são:
Sobre as vantagens da utilização da ressonância nuclear magnética em diagnósticos, assinale a alternativa correta.
a. A não utilização de radiação ionizante, as diversas opções em promover cortes em muitos e diferentes planos e a capacidade de mostrar características dos diferentes tecidos do corpo.
b. A utilização de radiação ionizante de baixa energia, as diversas opções em promover cortes em muitos e diferentes planos, e a excelente definição de imagem para tecidos ósseos normais, quando comparadas à tomografia.
c. A não utilização de radiação ionizante, a possibilidade de exames em pacientes com marcapasso e a possibilidade de mostrar características de diferentes tecidos do corpo.
d. A utilização de radiação ionizante de baixa energia, possibilidade de exames em pacientes com marcapasso e a excelente definição de imagem para tecidos ósseos normais, quando comparadas à tomografia.
e. A não utilização de radiação ionizante, as diversas opções em promover cortes em muitos e diferentes planos, e a excelente definição de imagem para tecidos ósseos normais, quando comparadas à tomografia.

Mais conteúdos dessa disciplina