Logo Passei Direto
Buscar
Para Bourdieu, a escola é:

Espaço de padronização de estruturas sociais e de complementação de renda.
Espaço de criação de estruturas corporativas e de manutenção de gerações.
Espaço de reprodução de estruturas assistenciais exclusivas.
Espaço de promoção da exclusividade social pertencente às elites.
Espaço de reprodução de estruturas sociais e de transferência de capitais de uma geração para outra.
User badge image
Discussões sobre Educação Inclusiva

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Para Bourdieu, a escola é vista como um "espaço de reprodução de estruturas sociais e de transferência de capitais de uma geração para outra". Ele argumenta que a educação não apenas transmite conhecimento, mas também perpetua desigualdades sociais, favorecendo as classes mais privilegiadas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Os conceitos de cultura e de educação, bem como a importância conferida a esses elementos nas estruturas sociais, são definidos historicamente a partir dos contextos em que a sociedade e as instituições necessitam de suas práticas ou se dispõem a fomentá-las. Que cenário humanístico, político e científico permite a valorização desses dois conceitos nas sociedades modernas?


a) O contexto do estabelecimento de políticas públicas que definam, exclusivamente a partir do olhar das instituições, as estruturas do que pode ser considerado cultura e, portanto, quais elementos para além das ciências naturais deverão ser ensinados nas escolas.
b) O contexto da identificação do viés antropológico que define a cultura como maior e mais importante elemento de fomentação civilizatória e que molda, portanto, as estruturas escolares e as práticas educacionais.
c) O contexto da interação entre práticas antropológicas e leituras institucionais da relação entre a sociedade civil e o Estado, que resulta em expressões culturais que modelam processos e práticas educativas.
d) O contexto da interação entre sociopolítica e leituras antropológicas que valorizam as expressões de grupos sociais locais sobre as práticas, saberes e formas de relacionamento constituídas num determinado espaço e período no tempo.
e) O contexto da interação política-institucional, produto de conflitos bélicos que determinam a superioridade cultural de uma nação sobre outra.

O racismo se estabelece numa sociedade:


a) quando processos migratórios são plenamente aceitos e integrados pelas sociedades receptoras do fluxo.
b) quando uma etnia historicamente e/ou economicamente privilegiada, por meio de ações segregadoras e discriminatórias, reproduzem padrões de marginalização e desigualdade.
c) quando as instituições privilegiam determinadas culturas em detrimento de outras em suas práticas e políticas públicas.
d) quando elites políticas, independente de sua origem racial e cultural, abusam de seu poder sobre a sociedade civil.
e) quando uma cultura foi hermética durante todo seu processo civilizatório e a globalização traz novos elementos ao contexto.

No contexto urbano e na configuração das cidades como espaço social igualitário, as práticas educativas e a escola são elementos importantes?


a. Não, porque as escolas apenas reproduzem as práticas sociais estabelecidas em outros ambientes; por isso, os estudantes desenvolveriam habilidades e comportamentos sociais em qualquer outro ambiente na cidade.
b. Sim, porque as práticas educativas direcionam o comportamento social que deverá ser aplicado em todas as outras esferas sociais, sem outras influências.
c. Sim, porque as escolas fomentam e reproduzem práticas de sociabilidade e, por isso, seu direcionamento tem impacto nas leituras e práticas estabelecidas pelos sujeitos sociais quando fora da escola, em outros espaços da cidade.
d. Não, porque as práticas sociais são estabelecidas em outras esferas sociais, e a escola apenas oferece a educação formal.
e. Sim, porque as escolas oferecem a educação formal e todas as práticas sociais são dela derivadas.

Mais conteúdos dessa disciplina