Logo Passei Direto
Buscar
O que é imunidade tributária? A. São as vedações absolutas ao poder de tributar certas pessoas ou certos bens, previstos na CF/88. B. A Constituição Federal veda a cobrança de tributos sobre certos políticos. C. Significa que certos tributos são imunes de cobrança de valor. D. Significa que todos estão imunes à cobrança de tributos. E. É quando as pessoas não pagam os tributos devidos.
User badge image
Efrain Sadrac

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar as alternativas sobre o que é imunidade tributária: A) São as vedações absolutas ao poder de tributar certas pessoas ou certos bens, previstos na CF/88. - Esta definição está correta, pois a imunidade tributária realmente se refere a vedações que a Constituição impõe ao poder de tributar. B) A Constituição Federal veda a cobrança de tributos sobre certos políticos. - Esta afirmação é incorreta, pois a imunidade tributária não se restringe apenas a políticos, mas abrange outras categorias, como templos de qualquer culto, livros, jornais e outros. C) Significa que certos tributos são imunes de cobrança de valor. - Esta definição é confusa e não reflete corretamente o conceito de imunidade tributária. D) Significa que todos estão imunes à cobrança de tributos. - Esta afirmação é falsa, pois a imunidade tributária não se aplica a todos, mas a categorias específicas. E) É quando as pessoas não pagam os tributos devidos. - Esta definição não é correta, pois imunidade tributária não se refere a não pagamento, mas sim à vedação da cobrança. Portanto, a alternativa correta é: A) São as vedações absolutas ao poder de tributar certas pessoas ou certos bens, previstos na CF/88.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O que você entende por limitação ao poder de tributar? A. Em sentido amplo, são limitações do poder público de cobrar os tributos. B. Em sentido estrito, são limitações do poder de tributar o conjunto de regras estabelecidas pela Constituição Federal, em seus artigos 150 a 152, nos quais residem princípios fundamentais do Direito Constitucional. C. A limitação do poder de tributar está contida no Código Tributário Nacional e está vinculada à ocorrência de um fato gerador de tributo. D. Em sentido estrito, a Constituição Federal não impõe limites ao poder de tributar do Estado. E. As limitações do poder de tributar estão na necessidade que os governantes têm de dar garantias aos direitos fundamentais dos cidadãos.

Em que casos está prevista na CF /88 a imunidade tributária?
A. Nas transações entre as pessoas e templos religiosos, partidos políticos, livros, jornais, periódicos e todo papel destinado à sua impressão.
B. A Constituição prevê imunidade para os políticos e os entes públicos.
C. Está prevista a imunidade tributária nos casos em que as empresas não pagam os tributos devidos, por falta de recursos.
D. Nas transações entre Estados, Municípios e União, e ainda para templos religiosos, partidos políticos, livros, jornais, periódicos e todo papel destinado à sua impressão, desde que as transações sejam feitas com Estados, Municípios e União.
E. Imunidade recíproca entre as várias unidades políticas; União, Estados e Municípios (art. 150, VI); templos de qualquer culto (art. 150, VI, b); partidos políticos, livros, jornais, periódicos e o papel destinado à sua impressão (art. 150, VI, c e d).

O que é confisco?
A. O ato de apreender a propriedade em prol do Fisco, sem que seja oferecida ao prejudicado qualquer compensação em troca. CF/88, Artigo 150, inciso IV.
B. Confisco é considerado roubo pela Constituição Federal.
C. É quando a União pode exigir a cobrança de um tributo, mesmo sem lei que o estabeleça.
D. Confisco é quando, nos casos autorizados na Constituição Federal, o Fisco subtrai algo de alguém, sem a devida compensação.
E. O ato de apreender a propriedade do Fisco em prol das pessoas, sem que seja oferecida ao prejudicado qualquer compensação em troca.

O que define a igualdade tributária?
A. É vedado o tratamento desigual entre contribuintes que se encontrem em situação equivalente, proibida qualquer distinção em razão de ocupação profissional ou função por eles exercida, independentemente da denominação jurídica dos rendimentos, títulos ou direitos.
B. Define que deve existir igualdade entre os tributos, ou seja, todos os tributos serão iguais.
C. É vedado o tratamento desigual entre tributos que se encontrem em situação equivalente, proibida qualquer distinção em razão de fato gerador.
D. É vedado à União, aos Estados e Municípios o tratamento igual entre contribuintes de qualquer gênero, independentemente de ocupação profissional ou função por eles exercida e a denominação jurídica dos rendimentos, títulos ou direitos.
E. Define que todos os contribuintes devem ser tributados, conforme a classe social, podendo ser diferenciado em função de denominação jurídica dos rendimentos, títulos ou direitos.

Mais conteúdos dessa disciplina