Logo Passei Direto
Buscar

Química

Outros
Com relação a anemia perniciosa podemos afirmar que essa destruição vai ocorrer em quais células:

A) Células G
B) Células parietais
C) Células mucosas
D) Células caliciformes
E) Células zimogênicas
User badge image
Progresso com Exercícios

há 12 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 12 meses

A anemia perniciosa é uma condição que resulta da destruição das células parietais do estômago, que são responsáveis pela produção do fator intrínseco, essencial para a absorção da vitamina B12. Sem a vitamina B12, o corpo não consegue produzir glóbulos vermelhos adequadamente, levando à anemia. Analisando as alternativas: A) Células G - Essas células produzem gastrina, não estão relacionadas à anemia perniciosa. B) Células parietais - Estas são as células que são destruídas na anemia perniciosa. C) Células mucosas - Essas células secretam muco, não estão diretamente relacionadas à anemia perniciosa. D) Células caliciformes - Essas células também secretam muco e não estão relacionadas à anemia perniciosa. E) Células zimogênicas - Essas células produzem enzimas digestivas, não estão relacionadas à anemia perniciosa. Portanto, a alternativa correta é: B) Células parietais.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Questão 02 – Após a invenção do microscópio alguns modelos sobre a membrana plasmática foram propostos. Hoje em dia o mais aceito é o descrito por Singer e Nicholson (1972). Neste modelo, chamado mosaico fluído, as proteínas de membrana:

A) se limitam à região hidrofóbica da membrana.
B) se limitam restritas à região hidrofílica da membrana.
C) estão inseridas totalmente ou parcialmente na bicamada lipídica.
D) estão orientadas de forma casual na membrana, sem polaridade específica.
E) estão livres podendo se soltar da membrana e serem liberadas no meio extracelular.

Questão 04 – As respostas imunológicas são divididas entre dois tipos: resposta imune inata e resposta imune adaptativa. Assinale a opção correta com relação às principais características da resposta imunológica.

A) Imunidade passiva é a imunidade adquirida através da resposta do hospedeiro a um microrganismo ou antígeno.
B) Um exemplo de imunidade ativa, resposta imunológica produzida pela exposição a um antígeno estranho, é a imunoglobulina administrada contra picadas de animais peçonhentos.
C) A resposta imunológica adquirida é influenciada pela natureza da resposta inicial aos microrganismos, mas não aumenta os mecanismos de defesa da imunidade inata.
D) A imunidade inata é composta por barreiras físicas e químicas, proteínas do sangue, células fagocitárias e células NK. Diferentemente da imunidade adquirida, não tem tolerância a antígenos próprios, nem memória.
E) Os linfócitos T são as únicas células capazes de produzir anticorpos, de reconhecer antígenos extracelulares solúveis e na superfície celular e de diferenciá-los em plasmócitos secretore

Questão 13 – A arteriografia é um método de diagnóstico radiológico invasivo que tem como objetivo visualizar artérias e detectar possíveis alterações morfológicas nelas presentes. No caso da arteriografia do membro superior, o procedimento é realizado por meio da punção arterial e colocação de cateter na origem da subclávia e depois seletivamente no membro superior. Considerando um exame da morfologia normal do membro superior, assinale a alternativa que contém a descrição anatômica correta:

A) A artéria braquial é ramo da artéria subclávia.
B) As artérias ulnar e radial são ramos da artéria braquial profunda.
C) A artéria subclávia esquerda origina-se do tronco braquicefálico.
D) O arco palmar profundo é formado principalmente pela artéria ulnar.
E) A artéria circunflexa da escápula é ramo da artéria subescapular.
A
B
C
D
E

Mais conteúdos dessa disciplina