Logo Passei Direto
Buscar

Zoologia

Outros

CITE e EXPLIQUE uma consequência do envelhecimento que se relaciona com o papel do colágeno.

User badge image
Desvendando com Questões

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

Uma consequência do envelhecimento relacionada ao colágeno é a perda de elasticidade da pele. Com o passar dos anos, a produção de colágeno diminui, resultando em uma pele mais fina e menos firme. Isso leva ao surgimento de rugas e flacidez, pois o colágeno é essencial para manter a estrutura e a resistência da pele. A diminuição do colágeno também pode afetar outras partes do corpo, como articulações e tendões, tornando-os mais suscetíveis a lesões.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Estudos com fósseis de dinossauros têm elucidado a fisiologia desses animais. Tecidos macios, como os da pele e do coração, raramente são preservados em fósseis. Por isso, durante muito tempo, permaneceu a seguinte dúvida: a pele dos dinossauros era coberta por penas ou escamas? A descoberta do fóssil do dinossauro Psittacosaurus evidenciou que essa espécie de herbívoros bípedes tinha pele dura e escameada, com mais de 25 camadas de colágeno, e parecida com a de tubarões, répteis e golfinhos atuais. Pesquisadores americanos obtiveram sequências de peptídeos de ossos de um T-Rex com sessenta e oito milhões de anos e descobriram que elas faziam parte de proteínas de colágeno. Por meio de uma pesquisa da Universidade de Manchester, na Grã-Bretanha, descobriu-se que dinossauros como os da espécie Velociraptor possuíam sistema respiratório semelhante ao das aves modernas. Já o exame do primeiro fóssil de um coração de dinossauro revelou que o órgão do animal extinto era mais parecido com o de um homem que com o de um lagarto. A partir desse texto, julgue os itens a seguir (certo ou errado). • A descoberta decorrente do exame do coração fossilizado de um dinossauro dá sustento à teoria de que os dinossauros eram animais endotérmicos. • A estrutura de fibras proteicas do dinossauro Psittacosaurus, conforme descrita no texto, evidencia que a pele desse animal exercia importante função de suporte e proteção. • Os fragmentos de colágeno encontrados em fósseis de T-Rex podem ser utilizados para a obtenção de moléculas de DNA, necessárias à criação desse dinossauro por meio de técnica de clonagem. • O fato de ter sido possível obter fragmentos de proteína de colágeno de ossos de um T-Rex é evidência irrefutável de que esses ossos ainda estavam vivos.
A descoberta decorrente do exame do coração fossilizado de um dinossauro dá sustento à teoria de que os dinossauros eram animais endotérmicos.
A estrutura de fibras proteicas do dinossauro Psittacosaurus, conforme descrita no texto, evidencia que a pele desse animal exercia importante função de suporte e proteção.
Os fragmentos de colágeno encontrados em fósseis de T-Rex podem ser utilizados para a obtenção de moléculas de DNA, necessárias à criação desse dinossauro por meio de técnica de clonagem.
O fato de ter sido possível obter fragmentos de proteína de colágeno de ossos de um T-Rex é evidência irrefutável de que esses ossos ainda estavam vivos.
C C E E

Nos organismos eucariotos, o transporte de informação entre núcleo e citoplasma é um dos mecanismos mais importantes do funcionamento celular, pois a produção de proteínas é realizada no citoplasma, estando a maior parte do material genético situada no núcleo da célula e separada do citoplasma pela carioteca. No material genético, o DNA, as ligações entre as bases que constituem o eixo central da dupla hélice ajustam-se em virtude das ligações de hidrogênio que tais bases podem formar. Com relação ao transporte de informações do núcleo para o citoplasma, ao funcionamento celular como um todo e considerando a figura apresentada, que ilustra a aproximação das bases citosina e guanina, julgue os itens a seguir (certo ou errado). • Em organelas citoplasmáticas de células dos eucariotos, existem moléculas de DNA que são transmitidas por herança materna. • Para a produção da sequência primária das proteínas, processo denominado de tradução, é necessário que haja a síntese de uma molécula de RNA mensageiro, de modo que a informação genética chegue ao citoplasma e ocorra a troca de “linguagem” de ácido nucleico para peptídeo. • Na produção de proteína, há a participação de, pelo menos, três classes de RNAs: RNA mensageiro; RNA transportador; RNA ribossômico. A segunda classe transporta os aminoácidos até o ribossomo e, para cada códon, há um transportador específico.
Em organelas citoplasmáticas de células dos eucariotos, existem moléculas de DNA que são transmitidas por herança materna.
Para a produção da sequência primária das proteínas, processo denominado de tradução, é necessário que haja a síntese de uma molécula de RNA mensageiro, de modo que a informação genética chegue ao citoplasma e ocorra a troca de “linguagem” de ácido nucleico para peptídeo.
Na produção de proteína, há a participação de, pelo menos, três classes de RNAs: RNA mensageiro; RNA transportador; RNA ribossômico. A segunda classe transporta os aminoácidos até o ribossomo e, para cada códon, há um transportador específico.
C C C

Nos organismos eucariotos, o transporte de informação entre núcleo e citoplasma é um dos mecanismos mais importantes do funcionamento celular, pois a produção de proteínas é realizada no citoplasma, estando a maior parte do material genético situada no núcleo da célula e separada do citoplasma pela carioteca. No material genético, o DNA, as ligações entre as bases que constituem o eixo central da dupla hélice ajustam-se em virtude das ligações de hidrogênio que tais bases podem formar. Com relação ao transporte de informações do núcleo para o citoplasma, ao funcionamento celular como um todo e considerando a figura, que ilustra a aproximação das bases citosina e guanina, julgue os itens a seguir (certo ou errado). • A carioteca é uma barreira para a passagem de moléculas grandes, como o ácido ribonucleico. • Para que a transcrição ocorra, é necessário que a fita dupla de DNA se abra na região genômica onde se localiza o gene a ser transcrito; a fita a ser utilizada para o processo de produção do RNA é a fita molde do gene, e não o gene propriamente dito. • Nas estruturas de dupla hélice do DNA, as bases citosina e guanina podem formar, entre si, cinco ligações de hidrogênio.
A carioteca é uma barreira para a passagem de moléculas grandes, como o ácido ribonucleico.
Para que a transcrição ocorra, é necessário que a fita dupla de DNA se abra na região genômica onde se localiza o gene a ser transcrito; a fita a ser utilizada para o processo de produção do RNA é a fita molde do gene, e não o gene propriamente dito.
Nas estruturas de dupla hélice do DNA, as bases citosina e guanina podem formar, entre si, cinco ligações de hidrogênio.
E C E

Supondo-se que as células a serem doadas tenham sido coletadas da tuba uterina da doadora e mantiveram-se exatamente na fase em que se encontravam quando da ovulação, pode-se dizer que estavam em metáfase:
a) I e apresentavam n cromossomos, cada um deles com duas cromátides.
b) I e apresentavam 2n cromossomos, cada um deles com uma única cromátide.
c) II e apresentavam n cromossomos, cada um deles com uma única cromátide.
d) II e apresentavam n cromossomos, cada um deles com duas cromátides.
e) II e apresentavam 2n cromossomos, cada um deles com duas cromátides.

Mais conteúdos dessa disciplina