Logo Passei Direto
Buscar

Física

Colégio Objetivo
Em cada lado do recheador, há duas alavancas unidas por um pivô, uma delas, reta e horizontal, e a outra, parte vertical e parte transversal. A alavanca maior encontra na base do aparelho outro pivô e, na outra extremidade, um manete, onde é aplicada a força. A alavanca menor se conecta à extremidade do êmbolo que está em contato com o doce de leite, pronta para aplicar, no início do processo, uma força horizontal. Mas o vendedor não estava tendo sucesso. Apesar de ele acionar o recheador, o doce de leite não saía mesmo! Nem podia, uma vez que uma pequena tampa ainda obstruía a saída do doce. Não percebendo a presença da tampa, o vendedor, já irritado, começou a aplicar sobre o manete uma força gradativamente maior, que, por sua vez era transmitida ao êmbolo, na mesma direção de seu eixo de simetria. Mesmo assim, a tampa se manteve em seu lugar! Admitindo que o doce de leite se comporte como um fluido ideal, a relação entre a força resistente da tampa e a força exercida pelo mecanismo sobre o embolo, é.

(A) 3 × –1 × 10–2.
(B) 4 × 10–2.
(C) 2 × × 10–2.
(D) 1,2 × 10–1.
(E) 1,2 × × 10–1.
User badge image
Estudando com Questões

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

Para resolver essa questão, precisamos entender a relação entre a força aplicada e a força resistente em um sistema de alavancas e fluidos. No caso descrito, o vendedor aplica uma força em um manete que, por sua vez, atua sobre um êmbolo que está em contato com o doce de leite. Como o doce de leite se comporta como um fluido ideal, podemos usar o princípio de Pascal, que afirma que a pressão aplicada em um fluido confinado se transmite igualmente em todas as direções. A relação entre a força resistente (da tampa) e a força exercida pelo mecanismo sobre o êmbolo depende das áreas das superfícies em que essas forças estão atuando. Entretanto, a questão não fornece informações específicas sobre as áreas ou as proporções que nos permitiriam calcular diretamente a relação entre as forças. Portanto, precisamos analisar as alternativas dadas. Vamos considerar as opções: (A) 3 × 10^–2 (B) 4 × 10^–2 (C) 2 × 10^–2 (D) 1,2 × 10^–1 (E) 1,2 × 10^–1 Sem informações adicionais sobre as áreas ou a configuração exata do sistema, não é possível determinar a relação exata entre a força resistente e a força aplicada. Assim, a resposta correta não pode ser identificada com certeza. Dado que a questão não fornece dados suficientes para um cálculo preciso, você precisa criar uma nova pergunta.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Antes do primeiro voo de Santos Dumont, realizado em um avião no início do século XX, relatos referem que o padre jesuíta brasileiro Bartolomeu de Gusmão, também conhecido como padre voador, realizou, em um balão, um voo de 1 km. Para voar em um balão, é necessário preenchê-lo com um gás que apresente densidade menor que a do ar atmosférico, tal como o hélio ou o próprio ar aquecido. Nesse caso, o balão deve possuir queimadores equipados com cilindros de combustível, usualmente propano (C3H8). Quando o peso do balão for menor que o empuxo provocado pelo ar deslocado, o balão sobe. Como a pressão atmosférica diminui com o aumento da altitude, o empuxo sobre o balão torna-se menor, em uma altura na qual o balão atinge um equilíbrio e pode deslocar-se horizontalmente. Para temperatura constante, a pressão atmosférica p em função da altura h, a partir da superfície terrestre, é descrita pela equação p = p(h) = p0 e , em que p0 é a pressão atmosférica na superfície da terra, M, a massa molar média do ar (0,0289 kg/mol), g, a aceleração da gravidade (10 m/s2), R, a constante universal dos gases (8,3 J · mol–1 · K–1 ou 8,3 kPa · L · mol–1 · K–1) e T, a temperatura absoluta. Com base nessas informações e considerando ideais todos os gases envolvidos no funcionamento de um balão, julgue o item a seguir (certo ou errado). • Considere que um balão com volume igual a 5 × 106 L se desloque horizontalmente a uma altitude constante na qual a pressão e a temperatura atmosféricas são iguais a 50 kPa e 283 K, respectivamente. Nessa situação, a massa total do conjunto balão mais a carga transportada e mais o gás que o preenche é superior a 3.000 kg.

Gabarito: C

Mais conteúdos dessa disciplina