Logo Passei Direto
Buscar
Analise o sujeito e o predicado da sentença abaixo e assinale a alternativa correspondente. Os réus foram considerados inocentes.

Sujeito composto indeterminado e predicado verbal.
Sujeito composto determinado e predicado nominal.
Sujeito simples indeterminado e predicado verbal.
Sujeito simples determinado e predicado nominal.
Sujeito simples determinado e predicado verbo-nominal.
User badge image
Estudo Através de Questões

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Na frase "Os réus foram considerados inocentes", temos: - Sujeito: "Os réus" (sujeito simples e determinado, pois se refere a um grupo específico de pessoas). - Predicado: "foram considerados inocentes" (predicado verbal, pois o verbo "foram" é um verbo de ação). Portanto, a alternativa correta é: Sujeito simples determinado e predicado verbal.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Uma das áreas da linguística mais estudadas atualmente é o gerativismo linguístico, que cria o conceito de Gramática Gerativa. Um dos linguistas mais respeitados nesse campo de pesquisa e conhecido também como o “pai” dessa gramática é


X Noam Chomsky.
Jacques Derrida.
Ferdinand Saussure.
Carlos Alberto Faraco.
William Labov.

Leia o enunciado e responda à questão que se segue:

“O interesse por estudar os fatos da linguagem é muito antigo. Inicia-se pela tradição hindu e passa pelas escolas grega e romana, passeando pela Idade Média, pelo Renascimento até chegar ao século XIX (Lyons, 1979). Entretanto, antes do Curso de Linguística Geral (2006 [1916]), os estudos dos fenômenos linguísticos, embora tenham sido importantes, tiveram motivações externas à própria língua, pois acreditava-se, naquele momento, que a língua pertencia ao passado, isto é, a descrição era histórica, diacrônica e os registros escritos eram considerados o ponto alto para o estudo do idioma. No século XIX, os estudos comparativos, a partir da descoberta do sânscrito e de suas semelhanças com outras línguas, ganha uma nova especificidade. Assim, a partir de Ferdinand de Saussure, o objeto de estudo de linguistas e de estudiosos da linguagem passa a ser a língua por si mesma.

[...]

Em 1957 [...] inicia-se uma mudança no panorama linguístico da época, marcada pelo estudo sistemático da sintaxe das línguas naturais e pela visão da língua como objeto mental. Essa nova proposta afasta-se do que havia sido elaborado por Saussure, que entendia a língua como um objeto social. No entanto, aproxima-se dele porque seu interesse é a langue e não a parole.”

(PARREIRA, Míriam S. “A importância do pensamento de Saussure e da teoria de Chomsky para a Linguística Moderna”. In: Domínios de Lingu@gem, vol. 11, n. 3: Uberlândia, jul./set. 2017, p. 1025-1027).

Com base no texto, embora a abordagem linguística de Ferdinand de Saussure e Noam Chomsky sejam diferentes, visto que derivadas de momentos também diferentes da evolução dos estudos linguísticos, elas se aproximam por tomarem como objeto de análise:

CLIQUE NA SUA RESPOSTA ABAIXO

  • a aquisição da língua.
  • a linguística moderna.
  • a fala enquanto expressão do pensamento.
  • o estudo sistemático da sintaxe.
  • a língua enquanto sistema.


Mais conteúdos dessa disciplina