Logo Passei Direto
Buscar
A Primavera Árabe é um fenômeno bastante controverso em sua natureza e nomenclatura. Diz-se da nomenclatura, pois o termo “primavera” foi cunhado por jornalistas ocidentais para descrever os diversos levantes que ocorriam concomitantemente a diferentes países da região árabe. Segundo Ferabolli (2012) a denominação “primavera” é historicamente derivada dos eventos ocorridos em 1968, chamados na ocasião de "Primavera de Praga". Naquele episódio, o primeiro secretário do partido comunista da antiga Tchecoslováquia promoveu reformas, apoiado por intelectuais e pelo povo, para descentralizar a economia e aumentar as liberdades individuais. O intuito era de desvincular o Estado do jugo soviético, porém, a euforia com as mudanças durou apenas alguns meses, quando então a invasão militar de forças do Pacto de Varsóvia restituiu a antiga ordem. Quanto à natureza da Primavera Árabe afirma-se controversa por duas razões: A primeira, por não ser apenas política, onde estaria restrita à luta pela democracia, mas por ela estar atrelada também a problemas econômicos e sociais, os quais os países da região vêm enfrentando nas últimas décadas, além, é claro, das ferrenhas ditaduras que têm dominado o cenário nacional. A segunda razão é que ao se denominar “primavera árabe” para o conjunto dos levantes sociais de diferentes países – Tunísia, Egito, Líbano, territórios palestinos, Jordânia, Iraque, Kuwait, Emirados, Omã, Arábia Saudita, Sudão (Norte), Argélia, Marrocos, Síria, Iêmen e Líbia –, coloca-se no mesmo bojo realidades distintas, “com problemas econômicos e sociais diferentes oriundos dos diferentes legados deixados pelo colonialismo europeu e pelas diferentes formas de domínio de regimes únicos que governaram esses países por décadas" (FERABOLLI, 2012, p. 107).

Fonte: VIEIRA, Vivian Patricia Peron. O papel da comunicação digital na primavera árabe: apropriação e mobilização social. Disponível em: http://www.compolitica.org/home/wp-content/uploads/2013/05/GT05-Comunicacao-e-sociedade-civil-VivianPatriciaPeronVieira.pdf Acesso em 21/10/2020.

Considerando as informações apresentadas, assinale a opção correta.

Grupo de escolhas da pergunta

A expressão Primavera Árabe é adequada, pois os diversos países que participaram desses eventos tem as mesmas características econômicas e sociais.

A Primavera árabe é complexa, pois envolveu questões políticas, econômicas e sociais e reuniu, sob essa nomenclatura, diferentes realidades.

Todos os países que participaram da chamada Primavera Árabe foram motivados por uma insatisfação exclusivamente social, já que a situação de pobreza e desemprego era latente.

A Primavera árabe foi um levante inspirado na Primavera de Praga, ocorrida em 1968, e, nos dois casos, o objetivo era desvincular o Estado do jugo soviético.

As características do colonialismo europeu, comuns a todos os países, justificam utilizar a expressão “Mundo Árabe” para países como Egito, Argélia, Tunísia e Marrocos.
User badge image
Gerson Santos

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

Vamos analisar as alternativas uma a uma: 1. A expressão Primavera Árabe é adequada, pois os diversos países que participaram desses eventos têm as mesmas características econômicas e sociais. - FALSA. Os países envolvidos na Primavera Árabe apresentavam realidades econômicas e sociais distintas. 2. A Primavera Árabe é complexa, pois envolveu questões políticas, econômicas e sociais e reuniu, sob essa nomenclatura, diferentes realidades. - VERDADEIRA. Essa alternativa reflete a complexidade do fenômeno, que abrange diversas questões e contextos. 3. Todos os países que participaram da chamada Primavera Árabe foram motivados por uma insatisfação exclusivamente social, já que a situação de pobreza e desemprego era latente. - FALSA. Embora a pobreza e o desemprego tenham sido fatores, as motivações foram variadas, incluindo questões políticas. 4. A Primavera Árabe foi um levante inspirado na Primavera de Praga, ocorrida em 1968, e, nos dois casos, o objetivo era desvincular o Estado do jugo soviético. - FALSA. Embora a nomenclatura tenha uma origem histórica, os contextos e objetivos dos levantes são diferentes. 5. As características do colonialismo europeu, comuns a todos os países, justificam utilizar a expressão “Mundo Árabe” para países como Egito, Argélia, Tunísia e Marrocos. - FALSA. As características do colonialismo variaram entre os países e não justificam a generalização. Diante da análise, a alternativa correta é: A Primavera Árabe é complexa, pois envolveu questões políticas, econômicas e sociais e reuniu, sob essa nomenclatura, diferentes realidades.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina