Logo Passei Direto
Buscar
À luz das previsões do Código Tributário Nacional, assinale a alternativa correta:

A) A capacidade tributária passiva independe de achar-se a pessoa natural sujeita a medidas que importem privação ou limitação do exercício de atividades civis, comerciais ou profissionais, ou da administração direta de seus bens ou negócios.
B) A solidariedade comporta o benefício de ordem.
C) A interrupção da prescrição, em favor ou contra um dos obrigados, não favorece ou prejudica aos demais.
D) A autoridade administrativa não pode recusar o domicílio tributário eleito pelo contribuinte.
User badge image
Questões Para a Compreensão

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas à luz do Código Tributário Nacional (CTN): A) A capacidade tributária passiva independe de achar-se a pessoa natural sujeita a medidas que importem privação ou limitação do exercício de atividades civis, comerciais ou profissionais, ou da administração direta de seus bens ou negócios. - Esta afirmação está incorreta, pois a capacidade tributária passiva pode ser afetada por limitações legais. B) A solidariedade comporta o benefício de ordem. - No contexto do CTN, a solidariedade tributária não prevê o benefício de ordem, ou seja, todos os devedores são igualmente responsáveis. C) A interrupção da prescrição, em favor ou contra um dos obrigados, não favorece ou prejudica aos demais. - Esta afirmação está correta, pois a interrupção da prescrição em relação a um dos devedores solidários não afeta a situação dos demais. D) A autoridade administrativa não pode recusar o domicílio tributário eleito pelo contribuinte. - Esta afirmação é incorreta, pois a autoridade pode recusar o domicílio se não atender aos requisitos legais. Portanto, a alternativa correta é: C) A interrupção da prescrição, em favor ou contra um dos obrigados, não favorece ou prejudica aos demais.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

O Brasil aderiu à Convenção sobre a Eliminação da Exigência de Legalização de Documentos Públicos Estrangeiros, celebrada em Haia, em 5 de outubro de 1961. É a denominada convenção da Apostila que foi aprovada pelo Congresso Nacional, conforme Decreto Legislativo nº 148/2015; depositada perante o Ministério dos Negócios Estrangeiros do Reino dos Países Baixos, em 2 de dezembro de 2015; e, por fim, promulgada no plano interno conforme Decreto nº 8.660/2016. Neste contexto, o Conselho Nacional de Justiça expediu a Resolução 228. Sobre as normas citadas, assinale a alternativa correta:

A) As apostilas emitidas por países partes da Convenção da Apostila, excetuadas aquelas emitidas em data anterior à vigência referida Convenção no Brasil, serão aceitas em todo o território nacional a partir de 14 de agosto de 2016, em substituição à legalização diplomática ou consular.
B) As disposições de tratado, convenção ou acordo de que a República Federativa do Brasil seja parte e que tratem da simplificação ou dispensa do processo de legalização diplomática ou consular de documentos prevalecem sobre as disposições da Convenção da Apostila, mesmo que tais exigências sejam mais rigorosas que dispostas na referida convenção.
C) A apostila será emitida em meio eletrônico, mediante solicitação do signatário do documento ou de qualquer portador, atestando a autenticidade da assinatura, da função ou do cargo exercido pelo signatário do documento e, quando cabível, a autenticidade do selo ou do carimbo nele aposto.
D) No âmbito da Convenção de Haia, são considerados documentos públicos os documentos administrativos diretamente relacionados a operações comerciais ou aduaneiras.

Mais conteúdos dessa disciplina