Logo Passei Direto
Buscar
No cenário hipotético narrado, é correto afirmar que:

A) Edna somente terá direito à pensão por morte ao benefício se comprovada a dependência econômica, pois os filhos são dependentes preferenciais.
B) a pensão por morte de Edna, se concedida, terá valor integral, ou seja, a renda mensal inicial será igual ao último salário de João;
C) Edna, caso opte pelo benefício aposentada, não poderá cumular seu benefício com a pensão por morte, ressalvado o direito à pensão que Edna contrair por novas núpcias;
D) na situação hipotética narrada, caso a pensão por morte seja concedida, será necessariamente vitalícia, independentemente do óbito;
E) na hipótese de concessão da pensão por morte, o pagamento do benefício retroagirá até a data do requerimento administrativo, desde que seja feito em sessenta dias.
User badge image
Praticando Para o Saber

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta: A) Edna somente terá direito à pensão por morte ao benefício se comprovada a dependência econômica, pois os filhos são dependentes preferenciais. - Esta afirmação está correta, pois a dependência econômica é um requisito para a concessão da pensão por morte, e os filhos são considerados dependentes preferenciais. B) A pensão por morte de Edna, se concedida, terá valor integral, ou seja, a renda mensal inicial será igual ao último salário de João; - Esta afirmação não é correta, pois a pensão por morte não é necessariamente igual ao último salário do falecido, mas sim um percentual dele, dependendo do tempo de contribuição. C) Edna, caso opte pelo benefício aposentada, não poderá cumular seu benefício com a pensão por morte, ressalvado o direito à pensão que Edna contrair por novas núpcias; - Esta afirmação não é correta, pois a legislação permite a cumulação de aposentadoria com pensão por morte, desde que respeitados os limites legais. D) Na situação hipotética narrada, caso a pensão por morte seja concedida, será necessariamente vitalícia, independentemente do óbito; - Esta afirmação é incorreta, pois a pensão por morte pode ser temporária ou vitalícia, dependendo da situação do beneficiário. E) Na hipótese de concessão da pensão por morte, o pagamento do benefício retroagirá até a data do requerimento administrativo, desde que seja feito em sessenta dias. - Esta afirmação está correta, pois a pensão por morte pode ter pagamento retroativo até a data do requerimento, respeitando os prazos. Após a análise, a alternativa correta é a E.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina