Logo Passei Direto
Buscar
Podem ser considerados fatores capazes de afetar a estabilidade terapêutica de medicamentos: a. Luz e temperatura. b. Oxidação e microrganismos. c. Umidade e hidrólise. d. Todas as alternativas estão corretas. e. pH e oxigênio.
User badge image
Nivea Maria Gonzaga

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Para determinar a resposta correta, vamos analisar cada uma das alternativas apresentadas: a) Luz e temperatura - Esses são fatores conhecidos que podem afetar a estabilidade de medicamentos, pois a luz pode causar degradação e a temperatura pode influenciar reações químicas. b) Oxidação e microrganismos - A oxidação é um fator importante que pode comprometer a estabilidade dos medicamentos, e a contaminação por microrganismos também pode afetar a eficácia e segurança dos produtos. c) Umidade e hidrólise - A umidade pode causar degradação de muitos medicamentos, e a hidrólise é uma reação que pode ocorrer em presença de água, afetando a estabilidade. d) Todas as alternativas estão corretas - Esta opção sugere que todos os fatores mencionados nas alternativas anteriores são relevantes para a estabilidade dos medicamentos. e) pH e oxigênio - O pH pode influenciar a estabilidade de muitos fármacos, e o oxigênio está relacionado à oxidação, que já foi mencionada. Como todas as alternativas (a, b, c e e) citam fatores que realmente podem afetar a estabilidade terapêutica de medicamentos, a opção que abrange todos esses fatores é: d) Todas as alternativas estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A estabilidade de medicamentos é requisito imprescindível para garantir sua eficácia e segurança dos pacientes. A esse respeito, avalie as afirmacoes que seguem:
Está(ão) correta(s):
I- Prazo de validade, também denominado vida de prateleira, é o tempo em que o insumo farmacêutico ou medicamento é capaz de manter suas características dentro dos limites estabelecidos durante a sua fabricação, desde que mantido na embalagem primária e nas condições de armazenamento recomendadas.
II- Materiais de embalagem primária têm grande influência na estabilidade, pois podem interagir com o medicamento, liberar substâncias ou simplesmente permear gases atmosféricos e luz, por isso os ensaios de estabilidade devem ser conduzidos com o medicamento em sua embalagem primária.
III- O prazo de validade de especialidades farmacêuticas é determinado com base nos estudos de estabilidade. Desse modo, se uma indústria for produzir um genérico ou similar não precisará realizar esses estudos, já realizados pelo fabricante do medicamento de referência, e poderá utilizar o mesmo prazo de validade.
a. I.
b. II.
c. I e II.
d. II e III.
e. I, II e III.

Analise o quadro a seguir que demonstra para um medicamento hipotético, na forma de solução oral, os resultados de testes e as especificações para cada um deles.
Sobre essa solução oral, está correto dizer que:
a. Pode ser considerada estável, uma vez que o teor está dentro das especificações.
b. Verifica-se instabilidade química.
c. Observa-se fatores extrínsecos levando a reações de instabilidade.
d. A elevação de pH observada pode acarretar perda da estabilidade terapêutica.
e. O não atendimento às especificações de aspecto e viscosidade não implicaria em reprovação desse medicamento, pois se tratam de especificações internas.

Para a elaboração de uma formulação líquida oral de butilbrometo de escopolamina, o farmacêutico encontrou na literatura a estrutura molecular desse fármaco (Figura 1), que é facilmente solúvel em água e sua taxa de decomposição é muito elevada na presença de álcalis.
Analisando essas informações e sabendo que o veículo de escolha para esse medicamento foi água, assinale a alternativa que contém os adjuvantes mais apropriados para proporcionar estabilidade à formulação líquida de butilbrometo de escopolamina.
a. Ácido acético, acetato de sódio, metilparabeno, propilparabeno.
b. Cloreto de amônio, amônia, EDTA, BHT.
c. Ácido cítrico, citrato de sódio, bissulfito de sódio, alfatocoferol.
d. Hidróxido de sódio, ácido benzoico, benzoato de sódio, EDTA.
e. BHA, ácido cítrico, cloreto de amônio, metabissulfito de sódio.

Analise os seguintes problemas de estabilidade de fármacos que levam à degradação e alternativas que podem prevenir essas ocorrências.
Podemos afirmar que está(ão) correta(s):
I- Fotólise do ácido fólico comprimido pode ser evitada através de revestimento dos comprimidos e acondicionamento em blíster do tipo Alu-Alu.
II- Oxidação da hidroquinona em cremes e géis é retardada com a utilização de antioxidantes, como o metabissulfito de sódio, e quelante/sequestrante, como o EDTA.
III- Hidrólise de eritromicina suspensão, favorecida por pH mais ácido ou alcalino, pode ser driblada reduzindo-se a porcentagem de água e ajustando o pH para o seu valor ótimo.
a. I, II e III.
b. I e II.
c. II e III.
d. II.
e. um antioxidante hidrossolúvel apropriado à hidroquinona e apresenta efeito sinérgico com quelantes, EDTA, por exemplo, que retiram íons, capazes de favorecer o processo oxidativo.

No desenvolvimento de uma solução injetável para uso intravenoso ou intramuscular de furosemida 10 mg/mL, observou-se que: - em pH 2: solubilidade aquosa = 0,2 mg/mL - em pH 7: solubilidade aquosa = completa.
Está(ão) correta(s):
I- O fármaco é um ácido fraco.
II- É possível utilizar hidróxido de sódio q.s. pH = 7 para aumentar a ionização.
III- Uma base pode ser utilizada como corretivo de pH, pois diminuirá a dissociação do fármaco, aumentando a solubilidade.
a. I, II e III.
b. I e II.
c. II e III.
d. I.
e. II.

Determinada indústria farmacêutica deseja desenvolver uma solução oral do benzodiazepínico clonazepam, na concentração de 2,5 mg/mL. O setor de desenvolvimento farmacotécnico levantou as seguintes informações sobre esse fármaco: - solubilidade em água ≈ 0,1 mg/mL - solubilidade em etanol ≈ 0,75 mg/mL - solubilidade em propilenoglicol ≈ 2,7 mg/mL - solubilidade em PEG 200 ≈ 11,2 mg/mL.
Resposta Selecionada:
a. Essa solução deve ser preparada utilizando apenas água como solvente, pois é o veículo mais biocompatível.
b. Etanol e PEG 200 não são cossolventes apropriados para a via oral.
c. Propilenoglicol pode ser usado como único solvente desse medicamento.
d. Uma mistura binária de água: propilenoglicol 1:1 seria uma alternativa viável ao medicamento solicitado.
e. Independentemente do solvente selecionado, haverá a obrigatoriedade de uso de conservantes antimicrobianos.

Uma indústria farmacêutica irá preparar um lote de 6000 mL de solução aquosa de cloridrato de nafazolina 0,5 mg/mL para administração nasal. Qual a massa de cloreto de sódio necessária para tornar essa solução isotônica?
a. 0,24 g.
b. 54 g.
c. 18,37 g.
d. 108,44 g.
e. 51,12 g.

Mais conteúdos dessa disciplina