Logo Passei Direto
Buscar

Biologia

Outros
A efetivação da reivindicação contida na campanha das “Diretas Já” dependia

a) da aprovação de uma Emenda Constitucional para restabelecer a eleição direta para o cargo de presidente da República.
b) da derrubada e da prisão do último presidente militar, que resistia em deixar o poder.
c) da eleição direta para governadores dos estados e prefeitos municipais, cargos que ainda eram ocupados por pessoas da confiança dos militares.
d) do restabelecimento da eleição direta para todos os cargos eletivos do Poder Legislativo.
e) da interferência do Supremo Tribunal de Justiça, encarregado de autorizar ou não as grandes manifestações públicas em favor das eleições diretas.
User badge image
Desenvolvendo com Questões

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

A campanha das "Diretas Já" foi um movimento popular que buscava a restauração das eleições diretas para a presidência da República no Brasil, após um longo período de regime militar. Para que essa reivindicação fosse efetivada, era necessário um processo legislativo que permitisse a realização das eleições diretas. Analisando as alternativas: a) da aprovação de uma Emenda Constitucional para restabelecer a eleição direta para o cargo de presidente da República. - Esta opção está correta, pois a efetivação da reivindicação dependia da aprovação de uma emenda que permitisse a volta das eleições diretas. b) da derrubada e da prisão do último presidente militar, que resistia em deixar o poder. - Embora houvesse resistência, essa não era a condição principal para a efetivação da campanha. c) da eleição direta para governadores dos estados e prefeitos municipais, cargos que ainda eram ocupados por pessoas da confiança dos militares. - Essa opção é relevante, mas não é o foco principal da campanha "Diretas Já". d) do restabelecimento da eleição direta para todos os cargos eletivos do Poder Legislativo. - Embora importante, a campanha se concentrava principalmente na presidência. e) da interferência do Supremo Tribunal de Justiça, encarregado de autorizar ou não as grandes manifestações públicas em favor das eleições diretas. - Essa opção não reflete a essência da campanha. Portanto, a alternativa correta é: a) da aprovação de uma Emenda Constitucional para restabelecer a eleição direta para o cargo de presidente da República.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Referindo-se à expansão marítima dos séculos XV e XVI, o poeta português Fernando Pessoa escreveu, em 1922, no poema “Padrão”: “E ao imenso e possível oceano Ensinam estas Quinas, que aqui vês, Que o mar com fim será grego ou romano: O mar sem fim é português.” (Fernando Pessoa, Mensagem – poemas esotéricos. Madri: ALLCA XX, 1997, p. 49.) Nestes versos identificamos uma comparação entre dois processos históricos. É válido afirmar que o poema compara

a) o sistema de colonização da Idade Moderna aos sistemas de colonização da Antiguidade Clássica: a navegação oceânica tornou possível aos portugueses o tráfico de escravos para suas colônias, enquanto gregos e romanos utilizavam servos presos à terra.
b) o alcance da expansão marítima portuguesa da Idade Moderna aos processos de colonização da Antiguidade Clássica: enquanto o domínio grego e romano se limitava ao mar Mediterrâneo, o domínio português expandiu-se pelos oceanos Atlântico e Índico.
c) a localização geográfica das possessões coloniais dos impérios antigos e modernos: as cidades-estado gregas e depois o Império Romano se limitaram a expandir seus domínios pela Europa, ao passo que Portugal fundou colônias na costa do norte da África.
d) a duração dos impérios antigos e modernos: enquanto o domínio de gregos e romanos sobre os mares teve um fim com as guerras do Peloponeso e Púnicas, respectivamente, Portugal figurou como a maior potência marítima até a independência de suas colônias.

Quem realmente ganha com o “bebê conforto”? Parece que agora vai. A partir de 1º de setembro, o transporte de crianças em veículos deve seguir regras que serão rigorosamente verificadas. Crianças de até um ano irão numa cadeira especial batizada de bebê conforto. [...] Explicitamente, táxis e coletivos estão desobrigados dessas cadeiras especiais. Como essas formas de transporte público, em particular os coletivos, são muito utilizadas pelas classes menos favorecidas, estaria sendo promovida – com a permissão de Charles Darwin – uma espécie de genocídio não natural que iria favorecer a sobrevivência não necessariamente dos mais aptos, porém dos mais “bebês confortados”? [...] De fato, se o poder público estivesse comprometido com a segurança nos transportes, não permitiria que estradas, ruas e avenidas atingissem o estado de degradação em que elas se encontram hoje. Nem permitiria a circulação de veículos sem luzes, com pneus desgastados, para-choques amarrados com barbantes. Construiria estradas com a necessária infraestrutura para pedestres, em vez de pontilhá-las de lombadas eletrônicas caça-níqueis. E adotaria uma legislação que enfatizasse a educação no trânsito e realmente tirasse do volante aqueles que já deram repetidas provas de que são uma ameaça, em vez de se preocupar em encher os cofres oficiais com multas por infrações tão insignificantes, nas condições de nosso trânsito, como dirigir momentaneamente com apenas uma das mãos. De que tipo é o raciocínio que procura desenvolver a autora no texto?

A) Lógico indutivo.
B) Lógico dedutivo.
C) Analógico.
D) Dialético.
E) Lógico indutivo-dedutivo.

São esperados dois corpúsculos de barr nas pessoas portadoras dos seguintes conjuntos cromossômicos:


a) 2AXYY (supermacho).
b) 2AX0 (síndrome de Turner).
c) 2AXXX (superfêmea).
d) 2AXXY (síndrome de Klinefelter).

Em relação à capacidade termorreguladora corporal na situação descrita, considere as seguintes afirmacoes: I. O calor produziu vasodilatação dos capilares periféricos da pele. II. A pressão arterial diminuiu. III. O suor produzido reduziu a temperatura da pele. Quais estão corretas?

a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas I e III.
d) Apenas II e III.
e) I, II e III.

Sobre o parentesco genético nessa família, é correto afirmar que
A) Paulo e Mário são irmãos por parte de pai e por parte de mãe, e Lucas é filho de Sílvio e não de Fátima.
B) Lucas e Mário são meios-irmãos, mas não se pode afirmar qual deles é fruto do primeiro casamento.
C) Paulo e Lucas são meios-irmãos, mas não se pode afirmar qual deles é fruto do primeiro casamento.
D) Paulo e Mário são meios-irmãos, mas não se pode afirmar qual deles é fruto do primeiro casamento.
E) Lucas e Mário são irmãos por parte de pai e por parte de mãe, e Paulo é filho de Sílvio e não de Fátima.

Mais conteúdos dessa disciplina