Logo Passei Direto
Buscar
Analisando-se o texto verbal da charge e os elementos não verbais nela presentes, indentifica-se que: Escolha uma: a. A divisão dos quatro poderes é necessária para a organização da sociedade. b. A ambiguidade que provoca o tom crítico está presente no último verbo da charge. c. O poder Executivo possui a função de administrar as leis e os outros poderes. d. O complemento sintático-semântico do verbo executar é o termo leis. e. O substantivo poderes pode ser considerado polissêmico nesse contexto.
User badge image
ALINE GRACIELE FERREIRA

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Para analisar a questão, precisamos considerar o que cada alternativa propõe em relação à charge mencionada. Vamos examinar cada uma: a) A divisão dos quatro poderes é necessária para a organização da sociedade. - Essa afirmação pode ser verdadeira, mas não necessariamente se relaciona diretamente com a análise de uma charge, que geralmente critica ou satiriza. b) A ambiguidade que provoca o tom crítico está presente no último verbo da charge. - Essa opção sugere que há um elemento crítico na charge, o que é comum em charges, mas não podemos afirmar sem ver o texto. c) O poder Executivo possui a função de administrar as leis e os outros poderes. - Essa é uma afirmação sobre a função do poder Executivo, mas não necessariamente se relaciona com a análise de uma charge. d) O complemento sintático-semântico do verbo executar é o termo leis. - Essa opção é mais técnica e se refere à gramática, mas não é uma análise típica de charge. e) O substantivo poderes pode ser considerado polissêmico nesse contexto. - Essa opção sugere que a palavra "poderes" pode ter múltiplos significados, o que é uma análise válida em um contexto de charge, onde a linguagem é frequentemente usada de forma ambígua. Considerando a natureza crítica e a análise de linguagem em charges, a alternativa que parece mais adequada é: e) O substantivo poderes pode ser considerado polissêmico nesse contexto.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia o texto abaixo e responda à questão: “É importante controlar a ansiedade e respeitar o tempo certo das coisas. Evite forçar situações ou iniciar algum assunto agora. Mercúrio ainda briga com Marte e a Lua minguante se desarmoniza com Netuno. A atenção deve ser redobrada para evitar erros. Prefira o recolhimento e interaja com os acontecimentos conforme eles forem surgindo. Deixe a vida fluir, mas sem abandonar as responsabilidades, é claro. (Áries, 21/3 a 20/4)”
Assinale a alternativa que identifica corretamente os tipos de conhecimentos que melhor traduzem o trecho citado acima.
a. Utiliza-se de mecanismos que realçam a própria formulação textual, revelando um olhar do discurso para o próprio discurso (conhecimento metacognitivo).
b. Permite a identificação de textos como exemplares adequados aos diversos eventos da vida social (conhecimento superestrutural).
c. Para ter entendimento do trecho apresentado acima, não é preciso ter conhecimentos textuais.
d. Permite observar, por exemplo, se uma oração está bem formada do ponto de vista morfológico, sintático, semântico e lexical (conhecimento linguístico).
e. Permite identificar o tipo textual, suas características e seus objetivos (conhecimento comum).

A propaganda a seguir foi lançada em 1963. Analise-a atentamente.
O principal recurso persuasivo da propaganda é:
a. A declaração de que o produto é um bom alimento.
b. A disposição da marca em primeiro plano.
c. A descrição minuciosa do produto.
d. O uso da linguagem não verbal para evidenciar a intencionalidade discursiva.
e. A relação de comer com prazer.

Observe a imagem a seguir.
O principal propósito comunicativo do texto é
a. Incentivar os motoristas, principalmente aqueles que possuem carro da Fiat a terem cuidado com os outros veículos, especialmente as bicicletas, que são menores e podem não serem vistas.
b. Conscientizar os motoristas, por meio da imagem que some e aparece na latinha de cerveja, a não beber quando forem dirigir, pois os reflexos e a visão diminuem, o que pode causar acidentes.
c. Ressaltar, utilizando as palavras, a imagem e o símbolo da Fiat, que os clientes da montadora são motoristas conscientes que sabem que não podem beber e dirigir, pois podem causar acidentes.
d. conscientizar as pessoas, por meio da imagem de uma latinha de bebida, que a beber e dirigir é uma prática perigosa, pois a bebida pode dar sono e prejudicar a visão.
e. estimular os clientes da Fiat, por meio da propaganda com a imagem de uma latinha de bebida, a não beber e dirigir para que não causem acidaentes nas estradas por falta de visibilidade.

Observe a imagem e analise a parte verbal, “A cobra vai fumar”, e a não verbal. Em seguida, verifique as assertivas abaixo para responder à questão adequadamente.
Sobre o sentido denotativo e conotativo, podemos fazer que afirmação? Assinale a alternativa correta.
a. O sentido denotativo ocorre quando as palavras são empregadas em seu sentido literal, e o conotativo, quando são empregadas na linguagem figurada.
b. A conotação e a denotação são as variações de significado que ocorrem somente em textos que apresentam coerência e coesão.
c. As palavras, geralmente, são usadas no sentido denotativo para representar a linguagem figurada.
d. O sentido denotativo é aquele que apresenta marcas próprias dos gêneros discursivos.
e. A conotação não ocorre em textos literários, somente em científicos, já a denotação está presente somente nos textos literários.

Em relação aos sentidos provocados pela propaganda da rede de farmácias, pode-se dizer que
Estão corretas as assertivas:
I. Ao utilizar a expressão “a gente”, a empresa espera aproximar -se dos seus clientes, pois trata-se de uma linguagem coloquial e acessível.
II. Ao fazer referência ao rio, que é navegável, a rede de farmácias quer dizer ao seu cliente que também está nas cidades litorâneas.
III. Ao mencionar a serra, o rio e o sertão, a empresa espera passar às pessoas um sentido de presença, ou seja, ela está em todos os lugares.
IV. A utilização dos verbos subir, navegar e desbravar dá ao anúncio o sentido de que a rede de farmácias tem donos dinâmicos e que gostam de viajar.
a. Todas estão incorretas.
b. II e IV, apenas.
c. I e III, apenas.
d. Todas estão corretas.
e. I, II e III, apenas

Leia a piada abaixo para responder à questão: Por favor! Me joga uma corda que eu estou me afogando! - E além disso ainda quer se enforcar? (Jô Soares, Veja, 20/05/92)
Na piada, o locutor, ao pedir uma corda, naturalmente deseja ser socorrido, prendendo -se a ela. O interlocutor, entretanto, interpreta sua pergunta como se o locutor desejasse se enforcar. Assinale a alternativa correta em relação ao que provoca o humor nesse contexto.
a. A interpretação do interlocutor não leva em consideração o desejo do locutor.
b. Há problemas na interação entre locutor e interlocutor, pois eles pertencem a culturas diferentes.
c. O humor é extraído do fato de as personagens não levarem em conta um princípio básico das interações verbais: a intencionalidade discursiva.
d. O humor é provocado pelo fato de o interlocutor não levar em conta os elementos coesivos, responsáveis pelo humor na piada.
e. O locutor e o interlocutor desconhecem o uso da corda.

O humor do cartum está centrado a partir de certos usos de ferramentas linguísticas e expressivas. Analisa - se, então, que o recurso mais importante para produção do tom bem humorado decorre:
a. Do emprego de primeira pessoa do singular.
b. Da ambiguidade atribuída ao verbo seguir.
c. Do uso de estrangeirismos.
d. Do uso de oração subordinada substantiva.
e. Da polissemia percebida na oração subordinada adverbial Desde que entrei no twitter.

Mais conteúdos dessa disciplina