Logo Passei Direto
Buscar

Filosofia

Outros
O período da história grega e o filósofo que afirmou que “só sei que nada sei” foram respec�ivamente o

a) período pós-clássico e Sócrates.
b) período helenís�co e Platão.
c) período clássico e Sócrates.
d) período clássico e Platão.
User badge image
ReflexoesFilosoficas

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Para responder à sua pergunta, precisamos identificar o período da história grega e o filósofo que fez a famosa afirmação "só sei que nada sei". 1. Sócrates é o filósofo que disse "só sei que nada sei". Ele viveu durante o período clássico da Grécia, que é caracterizado pelo desenvolvimento da filosofia, arte e democracia. 2. O período clássico da história grega abrange aproximadamente do século V ao IV a.C., que é quando Sócrates viveu e ensinou. Agora, analisando as alternativas: a) período pós-clássico e Sócrates - Incorreto, pois Sócrates pertence ao período clássico. b) período helenístico e Platão - Incorreto, pois Platão é um discípulo de Sócrates e o período helenístico vem depois do clássico. c) período clássico e Sócrates - Correto, pois é exatamente o que corresponde à afirmação. d) período clássico e Platão - Incorreto, pois Platão não é o filósofo que fez a afirmação. Portanto, a alternativa correta é: c) período clássico e Sócrates.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Sobre a filosofia de Sócrates, é INCORRETO afirmar que

A. a filosofia de Sócrates consiste em buscar a verdade, aceitando as opiniões contraditórias dos homens; quanto mais importante era a posição social de um homem, mais verdadeira era sua opinião.
B. a sabedoria de Sócrates está em saber que nada sabe, enquanto os homens em geral estão impregnados de preconceitos e noções incorretas, e não se dão conta disso.
C. o reconhecimento da própria ignorância é o primeiro passo para a sabedoria, pois, assim, podemos nos livrar dos preconceitos e abrir caminho para a verdade.
D. após muito questionar os valores e as certezas vigentes, Sócrates foi acusado de não respeitar os deuses oficiais (impiedade) e corromper a juventude; foi julgado e condenado à morte por ingestão de cicuta.
E. o caminho socrático para a sabedoria deve ser trilhado pelo próprio indivíduo, que deve por ele mesmo reconhecer seus preconceitos e opiniões, rejeitá-los e, através da razão, atingir a verdade imutável.

Mais conteúdos dessa disciplina