Logo Passei Direto
Buscar
Nos atos de comunicação, deve-se levar em conta a situação; a frase abaixo em que o significado do termo destacado depende da situação de comunicação por possuir valor dêitico é:

A) Aqui, em Santa Catarina, o inverno e o verão atraem turistas o ano todo.
B) Minha terra tem palmeiras onde cantam os sabiás, as aves que aqui gorjeiam não gorjeiam como as de lá.
C) Sem acreditar, eles, os autores, celebraram a indicação do seu livro ao Prêmio Jabuti.
D) Cheio de confiança, gritei aos plenos pulmões: Quem você pensa que é, João?
E) Neste feriado, irei prestigiar o Desfile Cívico-Militar em alusão às celebrações do 7 de Setembro.
User badge image
Desenvolvendo com Questões

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Para identificar a frase em que o significado do termo destacado depende da situação de comunicação e possui valor dêitico, precisamos entender o que é deixis. A deixis se refere a palavras ou expressões cujo significado depende do contexto em que são usadas, como pronomes, advérbios de lugar e tempo. Vamos analisar as alternativas: A) "Aqui, em Santa Catarina, o inverno e o verão atraem turistas o ano todo." - O termo "aqui" é um exemplo claro de deixis, pois seu significado depende do local em que a comunicação ocorre. B) "Minha terra tem palmeiras onde cantam os sabiás, as aves que aqui gorjeiam não gorjeiam como as de lá." - O termo "aqui" também é deixis, mas está em um contexto mais amplo. C) "Sem acreditar, eles, os autores, celebraram a indicação do seu livro ao Prêmio Jabuti." - Não há termos dêiticos evidentes. D) "Cheio de confiança, gritei aos plenos pulmões: Quem você pensa que é, João?" - O termo "você" é deixis, mas não é o foco principal. E) "Neste feriado, irei prestigiar o Desfile Cívico-Militar em alusão às celebrações do 7 de Setembro." - O termo "neste" é deixis, mas não é tão forte quanto "aqui". A alternativa que melhor exemplifica o uso de um termo cujo significado depende da situação de comunicação é a) "Aqui, em Santa Catarina, o inverno e o verão atraem turistas o ano todo." Portanto, a resposta correta é a) A.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Ao transmitir pensamento expresso por personagem real ou imaginário, o narrador pode servir-se do discurso direto ou do indireto. A seguir são apresentados trechos da obra de Conceição Evaristo, assinale, portanto, a alternativa em que haja um discurso com contaminação de ambos:

A) “Vi só lágrimas e lágrimas. Entretanto, ela sorria feliz. Mas eram tantas lágrimas, que eu me perguntei se minha mãe tinha olhos ou rios caudalosos sobre a face. E só então compreendi. Minha mãe trazia, serenamente em si, águas correntezas. Por isso, prantos e prantos para enfeitar o seu rosto. A cor dos olhos de mãe era cor de olhos d´água”. (Conto Olhos D´Água).
B) “O peito de Ana Davenga doía de temor. Todos estavam ali, menos o dela. Os homens rodeavam Ana. E as mulheres, como se estivessem formando pares para uma dança, rodeavam seus companheiros, parando atrás de seu homem certo. Ana Olhou todos e não percebeu tristeza alguma. Seria alguma brincadeira de Davenga? Ele estaria escondido por ali? Não! Davenga não era homem de tais modos”. (Conto Ana Davenga).
C) “Quando Duzu chegou pela primeira vez à cidade, ela era menina, bem pequena. Viera numa viagem de trem, dias e dias. Atravessara terras e rios. As pontes pareciam frágeis. Ela ficava o tempo todo esperando o trem cair. A mãe já estava cansada. Queria descer no meio do caminho. O pai queria caminhar para o amanhã”. (Conto Duzu-Querença).
D) “A mulher que lhe socorreu parecia querer chorar. Neste momento entrou no vagão um passageiro correndo e gritando. Desesperado, empurrou as pessoas buscando passagem em direção ao rapaz desfalecido, chamando por ele: - Ei, Ardoca! Ei, Ardoca”. (Conto Ei, Ardoca).
E) “Ainda me lembro, o lápis era um graveto, quase sempre em forma de uma forquilha, e o papel era a terra lamacenta, rente as suas pernas abertas. Mãe se abaixava, mas antes cuidadosamente ajuntava e enrolava a saia, para prendê-la entre as coxas e o ventre. E de cócoras, com parte do corpo quase alisando a umidade do chão, ela desenhava um grande sol, cheio de infinitas pernas. Era um gesto solene, que acontecia sempre acompanhado pelo olhar e pela postura cúmplice das filhas, eu e minhas irmãs, todas nós ainda meninas. Era um ritual de uma escrita composta de múltiplos gestos, em que todo corpo dela se movimentava.

Leia a frase abaixo com atenção: A carta é telefonema antiquado, do tempo em que as pessoas sabiam escrever e ler. Assinale a afirmativa correta acerca da frase apresentada.

(A) A frase mostra a superioridade da língua escrita sobre a língua falada.
(B) A frase traz uma crítica à educação moderna.
(C) A carta é comparada a um telefonema por ambos os meios serem considerados antiquados.
(D) O autor da frase indica um aspecto da modernidade superior a aos tempos passados.
(E) Saber escrever e ler não é visto na frase como traço se qualidade superior.

Mais conteúdos dessa disciplina