Logo Passei Direto
Buscar
Os processos de tratamento de esgoto são classificados em preliminar, primário, secundário e terciário. Assinale a opção que apresenta um reator de tratamento secundário seguido de um reator de tratamento primário.

a) Fossa séptica e filtro anaeróbio invertido
b) Tanque de lodos ativados e desarenador
c) UASB e lagoa de maturação
d) Lagoa de estabilização e decantador primário
e) Grade e filtro aeróbio de alta taxa
User badge image
Aprendendo com Desafios

há 12 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 12 meses

Para responder à sua pergunta, vamos analisar as opções apresentadas em relação aos processos de tratamento de esgoto. - a) Fossa séptica e filtro anaeróbio invertido: A fossa séptica é um tratamento primário, enquanto o filtro anaeróbio é um tratamento secundário. Portanto, essa opção não está correta. - b) Tanque de lodos ativados e desarenador: O tanque de lodos ativados é um reator de tratamento secundário, e o desarenador é um processo preliminar. Portanto, essa opção também não está correta. - c) UASB e lagoa de maturação: O UASB (reator anaeróbio de fluxo ascendente) é um tratamento primário, e a lagoa de maturação é um tratamento secundário. Portanto, essa opção não está correta. - d) Lagoa de estabilização e decantador primário: A lagoa de estabilização é um tratamento secundário, enquanto o decantador é um processo primário. Portanto, essa opção não está correta. - e) Grade e filtro aeróbio de alta taxa: A grade é um processo preliminar, e o filtro aeróbio de alta taxa é um tratamento secundário. Portanto, essa opção não está correta. Após analisar todas as alternativas, parece que nenhuma delas apresenta um reator de tratamento secundário seguido de um reator de tratamento primário. Você pode precisar revisar as opções ou criar uma nova pergunta.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

2. (IBFC - Químico - SAAE SGDA/RN - 2021) Efluente é o resíduo proveniente das atividades humanas, como processos industriais e rede de esgoto, que são lançados no meio ambiente, na forma de líquidos ou de gases. Os efluentes ao serem despejados no meio ambiente causam a alteração de qualidade nos corpos receptores e consequentemente a sua poluição. Os sistemas de tratamentos de efluentes objetivam, primordialmente, atender à legislação ambiental e, em alguns casos, o reuso da água. As características físico-químicas e biológicas da água, em conjunto com os limites estabelecidos pela legislação, são os pontos de partida para definir qual o tratamento mais adequado ao efluente. Os processos de tratamento aplicados podem ser classificados em físicos, biológicos e químicos, em função da natureza dos poluentes a serem removidos ou das operações unitárias utilizadas para o tratamento. Sobre as etapas de tratamento para efluentes, assinale a alternativa incorreta.

a) No peneiramento, etapa de tratamento preliminar, os sólidos normalmente com diâmetros superiores a 1 mm, capazes de causar entupimentos ou com considerável carga orgânica são removidos. As peneiras mais utilizadas têm malhas com barras triangulares com espaçamento variando entre 0,5 mm e 2 mm, podendo a limpeza ser mecanizada (jatos de água ou escovas) ou estática. No caso de serem utilizadas peneiras em efluentes gordurosos ou com a presença de óleos minerais, essas devem conter limpeza mecanizada por escovas.
b) A sedimentação, etapa de tratamento terciário, é uma das etapas de clarificação de lodos. A flotação de lodos nos decantadores pode ocorrer por simples anaerobiose, com a formação de metano e gás carbônico, e pela desnitrificação, com a redução dos íons nitratos a gás nitrogênio. Por ser a sedimentação um processo físico, evita-se, nos decantadores, as condições para ocorrência da atividade microbiana.
c) O efluente contém sólidos dissolvidos e finos sólidos suspensos que não decantam. Para removê-los, podem-se utilizar microrganismos que se alimentam dessa matéria orgânica suspensa ou solúvel, transformando-a em sais minerais e novos microrganismos. Essa etapa faz parte do tratamento secundário ou biológico.
d) Lodo ativado é um processo de tratamento biológico de efluente destinado à remoção de poluentes orgânicos biodegradáveis. O processo baseia-se na oxidação da matéria orgânica por bactérias aeróbias e facultativas em reatores biológicos, seguida de decantação.

O sistema de tratamento de esgoto por lodo ativado com aeração prolongada caracteriza-se:

a) por reator e decantadores primário e secundário. Este sistema possui decantador primário para que a matéria orgânica em suspensão sedimentável seja retirada antes do tanque de aeração. O tempo de detenção hidráulico é bem baixo, da ordem de 6 a 8 horas e a idade do lodo em torno de 4 a 10 dias. Como o lodo retirado ainda é jovem e possui grande quantidade de matéria orgânica em suas células há necessidade de uma etapa de estabilização do lodo.
b) por apresentar apenas uma unidade e todas as etapas de tratamento do esgoto ocorrem dentro do reator. Estas passam a ser sequências no tempo e não mais unidades distintas. A biomassa permanece no tanque e não há necessidade de sistema de recirculação de lodo. Possui ciclos bem definidos de operação: enchimento, reação, sedimentação, esvaziamento e repouso.
c) pela biomassa que permanece mais tempo no reator (18 a 30 dias), porém continua recebendo a mesma carga de DBO. Com isso, o reator terá que possuir maiores dimensões e consequentemente existirá menor concentração de matéria orgânica por unidade de volume e menor disponibilidade de alimento, o qual exige que as bactérias passem a consumir a matéria orgânica existente em suas células. Não há biodigestor e decantador primário.
d) por uma lagoa que tem de 1,5 a 3 metros de profundidade, com mistura de condições aeróbias e anaeróbias (com e sem oxigenação) sendo que as condições aeróbias são mantidas nas camadas superiores das águas, enquanto as condições anaeróbias predominam em camadas próximas ao fundo da lagoa.
e) por lagoas profundas, entre 3 e 5 metros, para reduzir a penetração de luz nas camadas inferiores. Além disso, é lançada uma grande carga de matéria orgânica, para que o oxigênio consumido seja várias vezes maior que o produzido. O tratamento ocorre em duas etapas. Na primeira, as moléculas da matéria orgânica são quebradas e transformadas em estruturas mais simples. Já na segunda, a matéria orgânica é convertida em metano, gás carbônico e água.

Mais conteúdos dessa disciplina