Logo Passei Direto
Buscar
Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT - NBR 12809), o resíduo que não for classificado como perigoso pode ser tratado como lixo comum e, portanto, pode ser descartado no lixo ou no esgoto urbano. De acordo com as normas assinale a alternativa correta.

A- Compostos solúveis em água e, com baixa toxicidade, podem ser descartados na rede de esgoto somente após diluição
B- Toxinas podem ser muito perigosas em concentrações baixas e, entretanto não é necessário a sua destruição química antes do descarte
C- O pH de soluções aquosas deve estar na faixa 6,0 – 8,0. Substâncias aquosas fora deste pH não necessitam ser neutralizadas para serem descartadas
D- Compostos orgânicos não precisam ser facilmente biodegradáveis para descarte em lixo ou esgoto urbano
E- Nenhuma das alternativas.
User badge image
Praticando Para o Saber

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada uma das alternativas em relação à NBR 12809 da ABNT, que trata do descarte de resíduos. A- Compostos solúveis em água e, com baixa toxicidade, podem ser descartados na rede de esgoto somente após diluição. - Esta alternativa está correta, pois resíduos com baixa toxicidade e solubilidade em água podem ser diluídos antes do descarte. B- Toxinas podem ser muito perigosas em concentrações baixas e, entretanto não é necessário a sua destruição química antes do descarte. - Esta alternativa é incorreta, pois toxinas, mesmo em baixas concentrações, devem ser tratadas adequadamente antes do descarte. C- O pH de soluções aquosas deve estar na faixa 6,0 – 8,0. Substâncias aquosas fora deste pH não necessitam ser neutralizadas para serem descartadas. - Esta alternativa é incorreta, pois soluções fora dessa faixa de pH geralmente precisam ser neutralizadas antes do descarte. D- Compostos orgânicos não precisam ser facilmente biodegradáveis para descarte em lixo ou esgoto urbano. - Esta alternativa é incorreta, pois compostos orgânicos devem ser biodegradáveis para serem descartados de forma segura. E- Nenhuma das alternativas. - Esta alternativa não é correta, pois a alternativa A é válida. Portanto, a alternativa correta é: A- Compostos solúveis em água e, com baixa toxicidade, podem ser descartados na rede de esgoto somente após diluição.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Segundo a Resolução CONAMA n.º 358/2005, assinale a alternativa correta.

A- Os rejeitos radioativos devem ser segregados de acordo com a natureza física do material e do radionuclídeo presente e com o tempo necessário para atingir o limite de eliminação, em conformidade com esta norma. Os rejeitos radioativos não podem ser considerados resíduos até que tenha decorrido o tempo de decaimento necessário para atingir o limite de eliminação.
B- Nos rejeitos radioativos devem ser enquadrados quaisquer materiais resultantes de laboratórios de pesquisa e ensino na área da saúde, laboratórios de análises clínicas e serviços de medicina nuclear e radioterapia.
C- Os rejeitos radioativos devem ser descartados de acordo com a natureza física do material e do radionuclídeo presente, e com o tempo necessário para atingir o limite de eliminação, em conformidade com essa norma. Os rejeitos radioativos podem ser considerados resíduos sempre.
D- Nos rejeitos radioativos devem ser enquadrados quaisquer materiais resultantes de laboratórios de pesquisa e ensino na área da saúde, laboratórios de análises clínicas e serviços de medicina nuclear e radioterapia, que não mais apresentam radiação alguma.
E- Os rejeitos radioativos devem ser descartados de acordo com a natureza física do material e do radionuclídeo presente. Os rejeitos radioativos podem ser considerados resíduos mesmo que não tenha decorrido o tempo de decaimento necessário para atingir o limite de eliminação.

A Resolução n.º 358 CONAMA de 2005 e a RDC 306 ANVISA de 2004 harmonizaram as regulamentações relativas

(A) à Terminologia Unificada da Área da Saúde.
(B) à Padronização das Informações em Saúde Suplementar.
(C) à Troca de Informação em Saúde Suplementar.
(D) ao Comitê de Padronização das Informações em Saúde Suplementar.
(E) ao Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde.

Mais conteúdos dessa disciplina