Logo Passei Direto
Buscar
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o sobrenatural familiar, é possível afirmar que: na literatura infantil, o sobrenatural também atua como reinterpretação dos valores morais.

User badge image
Desafios para Aprender

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Na literatura infantil, o sobrenatural frequentemente atua como uma ferramenta para reinterpretação de valores morais. Histórias que envolvem elementos sobrenaturais podem ajudar as crianças a entender conceitos complexos, como o bem e o mal, coragem, amizade e justiça, de uma maneira mais acessível e envolvente. Além disso, esses elementos podem estimular a imaginação e a criatividade, permitindo que as crianças explorem questões éticas e emocionais em um contexto seguro e fantástico.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o estatuto da literatura infantil, analise as afirmativas a seguir.
Em sua origem, a literatura infantil possuía um direcionamento para a formação intelectual e cultural do indivíduo.
I. ( ) Em sua origem, a literatura infantil possuía um direcionamento para a formação intelectual e cultural do indivíduo.
II. ( ) Em essência, o texto infantil era um reflexo das ideologias vigentes a serem transmitidas para a criança.
III. ( ) Era por meio do texto infantil que muitas das crenças religiosas eram transmitidas, como uma espécie de catequese literária.
IV. ( ) Com o texto literário direcionado para o público infantil, passou-se a transmitir as lendas locais.
V. ( ) Desde a sua origem, o texto infantil tinha como premissa o favorecimento do conceito de infância.

Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a origem da literatura Infantil, é possível afirmar que: a literatura infantil brasileira atualmente valoriza temáticas mais sociais, tão presentes no cotidiano da criança do século XXI, possibilitando, assim, o desenvolvimento do seu senso crítico, cognitivo e afetivo. Leia o trecho a seguir: “Consta-me que a prioridade inicial deveria ser capacitar leitores inconsistentes, determinados, cheios de dúvidas, atentos para o potencial que uma história pode abordar, competentes para entender o motivo de não terem aproveitado ao máximo determinada história. Texto literário é arte, é prazer, e cabe à escola abraçar essa marca educativa, o que envolve, também, ensinar a gostar e a criticar”. Considerando essas informações e os conteúdos estudados, analise as formas como a literatura infantil foi utilizada no decorrer das épocas, tendo como base as premissas da função da literatura infantil, e associe-as com suas respectivas características.

( ) Muito do potencial dos contos de fadas foi utilizado como forma de representar as relações familiares nas respectivas sociedades, a exemplo do conto O gato de botas.
( ) Vários escritores, como Monteiro Lobato na obra A menina do narizinho arrebitado, trabalharam o texto literário tendo como premissa leituras que envolviam as transformações sociais.
( ) No decorrer da formação do arcabouço literário infantil brasileiro, houve casos de textos utilizados em prol da visão utilitarista e doutrinária, a exemplo da obra Contos Pátrios, de Olavo Bilac.
( ) Diferentes escritores também utilizaram o texto infantil para apontar eventos históricos, como a modernização do Brasil e as transformações do campo, presentes em textos como Taja e sua gente, de José J. Veiga.
( ) Há obras nas quais a linguagem lírica é utilizada em prol do estudo sobre a organização do mundo, como as ideias são formadas e como as mentalidades se desenvolvem, a exemplo da obra O mundo de Sofia, de Jostein Gaarder.

Mais conteúdos dessa disciplina