Logo Passei Direto
Buscar

Direito

Outros
Assinale a alternativa que contém apreciação correta de fatos linguísticos do texto.

(A) Na passagem – e nenhum lhe pareceu maior nem melhor – o pronome lhe também pode ser colocado depois do verbo. (1o parágrafo)
(B) Na passagem – dar a esta cidade um benefício grande –, a substituição da expressão destacada por pronome resulta em – dá-la um benefício grande. (1o parágrafo)
(C) A palavra “inescrutáveis” tem como sinônimo “insondáveis”; a palavra “brandura” tem como antônimo “rigidez”. (1o parágrafo)
(D) A substituição do verbo “haver” por “fazer” em – há bons vinte e cinco anos – resulta em – fazem bons vinte e cinco anos. (2o parágrafo)
(E) Colocando-se no plural o trecho – houve uma tentativa –, a forma correta será – houveram.
User badge image
Progresso com Exercícios

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta: (A) Na passagem – e nenhum lhe pareceu maior nem melhor – o pronome lhe também pode ser colocado depois do verbo. - Correto. O pronome "lhe" pode ser posposto ao verbo em algumas construções. (B) Na passagem – dar a esta cidade um benefício grande –, a substituição da expressão destacada por pronome resulta em – dá-la um benefício grande. - Incorreto. A forma correta seria "dá-la um grande benefício", pois a posição do adjetivo deve ser alterada. (C) A palavra “inescrutáveis” tem como sinônimo “insondáveis”; a palavra “brandura” tem como antônimo “rigidez”. - Correto. "Inescrutáveis" e "insondáveis" são sinônimos, e "brandura" é o oposto de "rigidez". (D) A substituição do verbo “haver” por “fazer” em – há bons vinte e cinco anos – resulta em – fazem bons vinte e cinco anos. - Incorreto. A forma correta seria "faz bons vinte e cinco anos". (E) Colocando-se no plural o trecho – houve uma tentativa –, a forma correta será – houveram. - Incorreto. O correto seria "houve" no singular, pois "haver" no sentido de existir não tem plural. Após a análise, a alternativa correta é a (C), pois apresenta apreciações corretas sobre os fatos linguísticos do texto.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

05. Assinale a alternativa que substitui o trecho destacado em – não importa de onde venha –, atendendo à norma-padrão de regência e conjugação verbal, independentemente do sentido do texto.
(A) aonde more
(B) onde procede
(C) aonde está
(D) aonde vá
(E) onde se dirija

11. Assinale a alternativa em que a função sintática das orações destacadas ( I ) e (II) nas passagens a seguir está corretamente identificada.
… não querem mais (I) mamar. (primeiro parágrafo)
A dificuldade de (II) negar ajuda ou pedido tem raízes na pré-história (segundo parágrafo)
(A) ( I ) objeto direto; (II) complemento nominal.
(B) ( I ) complemento nominal; (II) objeto direto.
(C) ( I ) objeto direto; (II) objeto indireto.
(D) ( I ) sujeito; (II) complemento nominal.
(E) ( I ) objeto indireto; (II) sujeito.

Mais conteúdos dessa disciplina