Logo Passei Direto
Buscar
Referindo-se a pronomes, assinale a alternativa verdadeira, quanto aos itens: I. Eu e tu exercem a função de sujeito, são pronomes pessoais do caso reto. II. Mim e ti são pronomes do caso oblíquo, funcionam como complemento. III. A forma Vossa (Excelência, Senhoria) é empregada quando se fala com a própria pessoa; a forma Sua (Excelência, Senhoria), quando se fala a respeito da pessoa. IV. As formas seu (s), sua (s) podem, em certos contextos, gerar duplo sentido. Ex: Depois da festa, Pedro levou Daniela para sua casa. (Casa de Pedro ou de Daniela?). V. Pronomes possessivos têm por função situar a posição de um ser no espaço, relativamente à 1ª pessoa do discurso (o falante); localizar no próprio texto, elementos já referidos, ou que serão referidos mais à frente; situar no tempo, um fato, ou uma informação.

a) Apenas I, II, III e IV estão corretos.
b) Apenas II, III, IV e V estão corretos.
c) Apenas II, III e IV estão corretos.
d) Apenas I, II, III e V estão corretos.
e) Todos estão corretos.
User badge image
Portuguesando

há 12 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 12 meses

Vamos analisar cada item: I. Eu e tu exercem a função de sujeito, são pronomes pessoais do caso reto. Verdadeiro, "eu" e "tu" são pronomes pessoais do caso reto e exercem a função de sujeito. II. Mim e ti são pronomes do caso oblíquo, funcionam como complemento. Verdadeiro, "mim" e "ti" são pronomes do caso oblíquo e realmente funcionam como complemento. III. A forma Vossa (Excelência, Senhoria) é empregada quando se fala com a própria pessoa; a forma Sua (Excelência, Senhoria), quando se fala a respeito da pessoa. Falso, "Vossa" é uma forma de tratamento que se usa para se referir diretamente à pessoa, enquanto "Sua" se refere a algo que pertence à pessoa, mas não é usado para se dirigir a ela diretamente. IV. As formas seu(s), sua(s) podem, em certos contextos, gerar duplo sentido. Ex: Depois da festa, Pedro levou Daniela para sua casa. (Casa de Pedro ou de Daniela?). Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois pode gerar ambiguidade. V. Pronomes possessivos têm por função situar a posição de um ser no espaço, relativamente à 1ª pessoa do discurso (o falante); localizar no próprio texto, elementos já referidos, ou que serão referidos mais à frente; situar no tempo, um fato, ou uma informação. Falso, pronomes possessivos não têm a função de situar no espaço ou no tempo, mas sim de indicar posse. Agora, vamos resumir os itens corretos: - I: Correto - II: Correto - III: Incorreto - IV: Correto - V: Incorreto Portanto, os itens corretos são I, II e IV. A alternativa que contém todos os itens verdadeiros é: a) Apenas I, II, III e IV estão corretos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Assinale a alternativa que contém desvio no emprego da crase:

A) Etimologicamente, uma primeira explicação à palavra sertão é que advém do latim De-sertum, "o que sai da fileira".
B) Na linguagem militar, De-sertum se refere àquele que desert a. Dessa maneira, desertanum significa o lugar desconhecido, onde o desertor se refugiava.
C) Outra explicação é que sertão seria corruptela de desertão (deserto grande), que era como os portugueses chamavam às paragens despovoadas da África
D) A terceira explicação corresponde ao latim sertanus, que se refere à bosque, mata, podendo fazer alusão também a regiões desabitadas.
E) Existe uma diversidade de usos da palavra sertão, sendo que aquele relativo à seca tornou-se a representação que mais se consolidou no imaginário popular.

Mais conteúdos dessa disciplina