As dermatofitoses são lesões causadas por um grupo de fungos conhecidos como dermatófitos que acometem tecidos queratinizados da pele, unha e pelos de homens e animais. As onicomicoses são infecções fúngicas frequentes que acometem as unhas, responsáveis por 15 a 40% das doenças ungueais. Elas são consideradas as micoses mais difíceis de diagnosticar e tratar, pois o tratamento é lento, causa inúmeros efeitos colaterais, além de um alto custo para o paciente.
Os fungos podem causar micoses, classificadas em superficiais (cutâneas e subcutâneas) e sistêmicas, estes possuem características oportunistas utilizando de fatores como mal hábitos, doenças já existentes como o diabetes, deficiência imunológica ou pelo processo de envelhecimento, os quais facilitam sua infecção.
O tratamento convencional das onicomicoses é feito com a associação de medicamentos tópicos e sistêmicos. O tratamento tópico, embora menos eficaz, geralmente, é preferido pelos pacientes, como o uso de esmaltes antifúngicos e correntes elétricas como as ondas de alta frequência.
Com base no enunciado acima e nas informações apresentadas no artigo científico "Uso de ondas de alta frequência no tratamento de onicomicose - comunicação preliminar de três casos", disponível na pasta "Materiais Extras" da disciplina, responda as questões a seguir:
a) Explique qual o mecanismo que faz com que as ondas de alta frequência auxiliem no tratamento das onicomicoses.
b) No artigo apresentado na disciplina, o autor destaca duas vantagens para a utilização das ondas de alta frequência no tratamento de onicomicoses em comparação com o tratamento convencional (medicamentoso). Cite quais são.
c) As onicomicoses são dermatofitoses que acometem os tecidos queratinizados do sistema tegumentar. Indique qual é a principal fonte de nutrientes da onicomicoses, o local no corpo humano que comumente é mais afetada e porquê.
Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!