Logo Passei Direto
Buscar
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta. I – O mercado monopolista caracteriza-se por apresentar um único empresário dominando inteiramente a oferta de um lado, e todos os consumidores de outro. PORQUE II- Os consumidores se submetem às condições impostas pelo vendedor, ou simplesmente deixarão de consumir o produto.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
User badge image
AdmComigo

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar as asserções: I – O mercado monopolista caracteriza-se por apresentar um único empresário dominando inteiramente a oferta de um lado, e todos os consumidores de outro. Esta afirmação é verdadeira, pois define corretamente o conceito de monopólio, onde um único vendedor controla a oferta de um produto. II – Os consumidores se submetem às condições impostas pelo vendedor, ou simplesmente deixarão de consumir o produto. Esta afirmação também é verdadeira, pois em um mercado monopolista, os consumidores não têm alternativas e, portanto, devem aceitar as condições do vendedor. Agora, vamos verificar se a II justifica a I. A afirmação II explica a dinâmica do monopólio, onde os consumidores não têm escolha a não ser aceitar as condições do único vendedor. Portanto, ambas as asserções são verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I. A alternativa correta é: A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A partir dos anos de 1920, devido particularmente aos elevados níveis de desemprego observados nos países capitalistas, o Estado acrescentou às funções tradicionais de justiça e segurança a de ofertante de bens públicos – eletricidade, saneamento, rodovias, ferrovias, portos, entre outros. Essas novas funções econômicas do Estado ampliaram-se a partir da publicação da Teoria Geral de Keynes de 1936. Em praticamente todos os países capitalistas, observou-se expressivo aumento nos gastos públicos, crescente participação do Estado na produção nacional e ampla gama de leis que buscavam a regulamentação da atividade econômica. A evolução da economia mundial no século XX acarretou o desenvolvimento dos mercados financeiros e do comércio internacional, que tornaram mais complexas as relações econômicas, adicionando elementos de incerteza e de especulação, praticamente inexistentes anteriormente, o que motivou o alargamento das funções econômicas do Estado. Considerando a temática abordada no texto, avalie as afirmações a seguir quanto às funções econômicas do governo: I. A função alocativa do governo está associada ao fornecimento de bens e serviços não oferecidos adequadamente pelo sistema de mercado. Esses bens, denominados bens públicos, têm por principal característica a impossibilidade de excluir determinados indivíduos de seu consumo, uma vez delimitado o volume de produção. II. A função distributiva do Estado se refere ao fato do sistema de preço, via de regra, não levar a uma justa distribuição de renda. O governo funciona como um agente de redistribuidor de renda, na medida em que, pela tributação, retira recursos dos segmentos mais ricos da sociedade e os transfere para os segmentos menos favorecidos. III. A função estabilizadora do governo está relacionada com a intervenção do Estado na economia, para alterar o comportamento dos níveis de preços e emprego, pois o pleno emprego e a estabilidade de preços não ocorrem de maneira automática. É correto afirmar que:

A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e II, apenas.
D) I e III, apenas.
E) I, II e III.

Mais conteúdos dessa disciplina