Logo Passei Direto
Buscar

Trabalho Social

Biológicas / Saúde
A Assistência Social sempre se apresentou aos segmentos progressistas da sociedade como: a. Participação popular. b. Ação social. c. Nenhuma das alternativas. d. Prática. e. Movimento.
User badge image
thais nasario leite

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

Para responder a essa pergunta, precisamos considerar como a Assistência Social é percebida pelos segmentos progressistas da sociedade. A Assistência Social, ao longo da sua história, tem buscado promover a participação da população e a inclusão social, além de ser uma forma de ação social que visa atender às necessidades da população vulnerável. Analisando as alternativas: a) Participação popular - Refere-se à inclusão da população nas decisões e ações sociais, o que é um aspecto importante da Assistência Social. b) Ação social - Também é uma descrição válida, pois a Assistência Social é, de fato, uma ação voltada para o bem-estar social. c) Nenhuma das alternativas - Esta opção não parece correta, pois as duas primeiras opções são válidas. d) Prática - Embora a Assistência Social seja uma prática, essa alternativa é muito vaga. e) Movimento - A Assistência Social pode ser vista como um movimento, mas isso não abrange completamente sua essência. Diante disso, a alternativa que melhor representa como a Assistência Social se apresenta aos segmentos progressistas da sociedade é: a) Participação popular.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A mundialização do capital, também chamada de globalização, instituiu a financeirização do capitalismo, facilitando a entrada dos sistemas monetários e financeiros de cada capitalismo nacional, que veem acentuadas suas dívidas externas, contraídas ainda no período chamado de grande liquidez a partir de que ano:
a. 1970
b. 1950
c. 1930
d. 1980
e. 1988

A pobreza também pode ser caracterizada por ausência de renda ou pela evidência de que as pessoas se encontram em patamares inferiores aos parâmetros que asseguram a vida e também pela ausência do acesso justo, resultante do trabalho e da efetiva participação social. Essas capacidades são também afetadas pelo processo de acumulação capitalista, pelas más condições da vida urbana, que incluem a _____________ e ____________.
a. violência e a falta de trabalho.
b. insegurança e a dificuldade de acesso aos direitos sociais.
c. dificuldade de acesso aos direitos sociais e a falta de trabalho.
d. insegurança e violência.
e. nenhuma das alternativas anteriores.

A politicidade que envolve o controle social passa pela participação da população, fazendo desenvolver as garantias dos direitos constitucionais. Espera-se que as pessoas participem e se representem nesses espaços de debates e decisões locais e que os coletivos informais e formais contemplem de alguma forma os mais diversos interesses da comunidade. Nesta perspectiva a população pode participar em que espaço de debate:
a. conselhos e congressos.
b. conferências.
c. fóruns.
d. conferências, seminários.
e. todas as alternativas estão corretas.

A prática da pesquisa no Serviço Social se põe como construção histórica que se processa à medida que a profissão enfrenta as demandas sociais decorrentes do agravamento da questão:
a. cultural.
b. econômica.
c. social.
d. profissional.
e. nenhuma das alternativas anteriores.

A questão de dinamismo do espaço local, tem-se observado que as decisões são tomadas longe do cidadão e correspondem muito pouco às suas necessidades. Essa dramática centralização do poder político e econômico que caracteriza a forma de organização da sociedade brasileira leva, em última instância, a uma apartação profunda entre as necessidades ____________ e o conteúdo das decisões sobre o desenvolvimento ______________________.
a. culturais e sociais.
b. sociais, culturais e econômicas.
c. culturais, profissional e social.
d. econômicas e culturais.
e. humanas, econômico e social.

A renda é um dos meios de potencializar as capacidades humanas e, quanto maiores forem essas capacidades, maior será o potencial produtivo de uma pessoa, consequentemente maior a chance de obter uma renda mais elevada, evidenciando que essa relação é de grande importância. Contudo, não é somente a renda que proporciona o aumento das capacidades, outros elementos são igualmente significativos como:
a. um ambiente saudável.
b. a educação, a saúde, o ambiente saudável.
c. a educação.
d. a saúde.
e. todas as alternativas estão corretas.

Não é possível ao Serviço Social contrapor-se ao movimento contraditório de sua vinculação à divisão social e técnica do trabalho. Sua inserção na sociedade do capital atribui o sentido social à profissão e exige que se forme um corpo de conhecimento para a intervenção na realidade social historicamente construída e que também implica na análise do processo histórico que ______________________, com as afetações mútuas que ocorrem nos embates contra as desigualdades sociais.
a. transforma a profissão.
b. constrói a profissão.
c. caracteriza a profissão.
d. inviabiliza a profissão.
e. institucionaliza a profissão.

No Brasil, o neoliberalismo estimulou consideravelmente os domínios dos capitalistas, também sob a égide da financeirização da economia, que predetermina a acumulação possível e que lugar o Estado irá ocupar no sistema econômico e promoveu intensas privatizações que retiraram do Estado a capacidade de fazer política de produção. A classe operária, típica do setor industrial, no capitalismo tardio está:
a. crescendo.
b. mantendo-se estável.
c. diminuindo.
d. ruralizando-se.
e. tornando-se burguesa.

Mais conteúdos dessa disciplina