Logo Passei Direto
Buscar
A respeito de métodos de interpretação constitucional e do critério da interpretação conforme a constituição, assinale a opção correta: Escolha uma opção: A. A interpretação conforme a constituição e a declaração parcial de inconstitucionalidade sem redução de texto são exemplos de situações constitucionais imperfeitas. B. O método de interpretação científico-espiritual é aquele que orienta o intérprete a identificar tópicos para a discussão dos problemas constitucionais. C. A interpretação conforme a constituição não pode ser aplicada em decisões sobre constitucionalidade de emendas constitucionais. D. A busca das pré-compreensões do intérprete para definir o sentido da norma caracteriza a metódica normativo-estruturante.
User badge image
Ray Dermison

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta: A. A interpretação conforme a constituição e a declaração parcial de inconstitucionalidade sem redução de texto são exemplos de situações constitucionais imperfeitas. - Esta afirmação não está correta, pois a interpretação conforme a constituição busca harmonizar a norma com a constituição, enquanto a declaração parcial de inconstitucionalidade sem redução de texto é uma forma de controle de constitucionalidade. B. O método de interpretação científico-espiritual é aquele que orienta o intérprete a identificar tópicos para a discussão dos problemas constitucionais. - Não existe um método de interpretação constitucional chamado "científico-espiritual". Essa opção é incorreta. C. A interpretação conforme a constituição não pode ser aplicada em decisões sobre constitucionalidade de emendas constitucionais. - Esta afirmação é falsa, pois a interpretação conforme a constituição pode sim ser aplicada em relação a emendas constitucionais, desde que respeitados os limites da constituição. D. A busca das pré-compreensões do intérprete para definir o sentido da norma caracteriza a metódica normativo-estruturante. - Esta opção está correta, pois a metódica normativo-estruturante realmente envolve a busca das pré-compreensões do intérprete. Portanto, a alternativa correta é: D. A busca das pré-compreensões do intérprete para definir o sentido da norma caracteriza a metódica normativo-estruturante.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Tendo o texto anterior como referência inicial, assinale a opção correta, relativamente ao poder constituinte originário, ao poder constituinte derivado e ao poder derivado estadual:
Escolha uma opção:
A. Como titular passivo do poder constituinte originário, o povo delega o seu exercício a representantes e, em seguida, exerce a soberania apenas de forma indireta.
B. Para resguardar os interesses do povo, cabe à jurisdição constitucional fiscalizar a ação do poder constituinte originário com base no direito suprapositivo.
C. O poder constituinte originário é uma categoria pré-constitucional que fundamenta a validade da nova ordem constitucional.
D. Os direitos adquiridos são oponíveis ao poder constituinte originário para evitar dificuldade ao retrocesso social.

Com base no Título III - Da Organização do Estado, da Constituição Federal, analise as seguintes assertivas e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas:
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
( ) A organização político-administrativa da República Federativa do Brasil compreende a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios.
( ) Dentre os bens dos Estados Federados está o mar territorial e os recursos minerais, inclusive os do subsolo.
( ) Os Estados se organizam e se regem pelas Constituições e leis que adotarem, observados os princípios da Constituição Federal.
( ) O Município rege-se por Lei Orgânica, votada e aprovada pelos membros da Câmara Municipal, atendidos os princípios e preceitos estabelecidos na Constituição Federal e na Constituição do respectivo Estado.
A. V - V - F - F.
B. V - F - F - V.
C. F - V - F - V.
D. V - F - V - V.

Considerando o histórico do constitucionalismo, que culmina com o neoconstitucionalismo, e atentando, em especial, para os seus elementos formadores e integrantes, assinale a alternativa que, corretamente, contempla uma afirmação relacionada a uma das particularidades ou características do neoconstitucionalismo:
Escolha uma opção:
A. No neoconstitucionalismo atual, o âmbito de poder de deliberação política das maiorias democráticas é amplo e quase que incontrastável.
B. À jurisdição constitucional, no âmbito de sua atuação como intérprete constitucional, é vedado assumir parcela de poder sobre as deliberações políticas de órgãos de cunho representativo.
C. A Constituição caracteriza-se pela absorção de valores morais e políticos, fenômeno conhecido pela materialização da Constituição.
D. O valor normativo supremo da Constituição surge de pronto no neoconstitucionalismo, como uma verdade autoevidente, latente na norma jurídica, agora reconhecido formalmente.

No que diz respeito ao constitucionalismo contemporâneo, também denominado de neoconstitucionalismo, assinale a alternativa correta:
Escolha uma opção:
A. Em julgamento recente, com repercussão geral, o Supremo Tribunal Federal entendeu inaplicável no Brasil a teoria neoconstitucional.
B. Um dos temas recorrentes para o entendimento do neoconstitucionalismo é a tensão entre o constitucionalismo e a democracia.
C. O neoconstitucionalismo é uma teoria francesa, importada pelo STF com o objetivo de flexibilizar o princípio da legalidade.
D. Um dos pontos-chave para a compreensão do neoconstitucionalismo é a superação do dogma da supremacia da Constituição.

Com relação à possibilidade de intervenção da União sobre os Estados, previstas em nossa Constituição Federal, assinale a alternativa que NÃO corresponde a um dos motivos que possibilitam essa intromissão:
Escolha uma opção:
A. Manter a integridade nacional.
B. Repelir invasão estrangeira ou de uma unidade da Federação em outra.
C. Por termo a grave comprometimento da ordem pública.
D. Garantir o acesso a informações aos Tribunais de Contas para o auxílio na fiscalização das contas públicas dos entes federados.

Analise o texto abaixo: A primeira Constituição Brasileira foi _________ por D. Pedro I em 1824 e, entre outras normas, estabelecia que o regime seria monárquico e constitucional e a existência de quatro podres: Executivo, Legislativo, Judiciário e ____________ .
Assinale a alternativa que preenche correta e sequencialmente as lacunas:
A. outorgada / Mediador
B. outorgada / Moderador
C. promulgada / Mediador
D. escrita / Moderador

Um novo paradigma para o constitucionalismo surgiu entre o final do século XX e o início do século XX.
Esse paradigma constitucional possui algumas notas típicas, dentre as quais NÃO se encontram:
A. Separação conceitual entre o direito constitucional e a moralidade política.
B. Tendência a integração das diversas esferas da razão prática para solução dos casos constitucionais: o direito, a moral e a política.
C. Compreensão da constitucionalidade enquanto último critério de validade das normas, em termos substantivos e não apenas formais.
D. Os direitos constitucionais incorporam uma ordem objetiva de valores. Esses direitos e valores tornam-se onipresentes com “efeito irradiante” sobre os demais ramos do direito.

De acordo com a doutrina existente sobre eficácia e aplicabilidade das normas constitucionais, são normas constitucionais de eficácia contida aquelas que:
Escolha uma opção:
A. geralmente determinam a criação de órgãos ou atribuem competências aos entes federativos.
B. por si só não são capazes de produzir todos os seus efeitos, necessitam de uma lei infraconstitucional.
C. no momento da sua entrada em vigor já estão aptas a produzir todos os seus efeitos.
D. possuem aplicabilidade direta, imediata e possivelmente não integral, com limitação da sua eficácia e aplicabilidade.

Mais conteúdos dessa disciplina