Logo Passei Direto
Buscar

Avaliação parcial - AP3

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Tendo o texto anterior como referência inicial, assinale a opção correta, relativamente ao poder constituinte originário, ao poder constituinte derivado e ao poder derivado estadual:
Escolha uma opção:
A. Como titular passivo do poder constituinte originário, o povo delega o seu exercício a representantes e, em seguida, exerce a soberania apenas de forma indireta.
B. Para resguardar os interesses do povo, cabe à jurisdição constitucional fiscalizar a ação do poder constituinte originário com base no direito suprapositivo.
C. O poder constituinte originário é uma categoria pré-constitucional que fundamenta a validade da nova ordem constitucional.
D. Os direitos adquiridos são oponíveis ao poder constituinte originário para evitar dificuldade ao retrocesso social.

Com base no Título III - Da Organização do Estado, da Constituição Federal, analise as seguintes assertivas e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas:
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
( ) A organização político-administrativa da República Federativa do Brasil compreende a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios.
( ) Dentre os bens dos Estados Federados está o mar territorial e os recursos minerais, inclusive os do subsolo.
( ) Os Estados se organizam e se regem pelas Constituições e leis que adotarem, observados os princípios da Constituição Federal.
( ) O Município rege-se por Lei Orgânica, votada e aprovada pelos membros da Câmara Municipal, atendidos os princípios e preceitos estabelecidos na Constituição Federal e na Constituição do respectivo Estado.
A. V - V - F - F.
B. V - F - F - V.
C. F - V - F - V.
D. V - F - V - V.

Considerando o histórico do constitucionalismo, que culmina com o neoconstitucionalismo, e atentando, em especial, para os seus elementos formadores e integrantes, assinale a alternativa que, corretamente, contempla uma afirmação relacionada a uma das particularidades ou características do neoconstitucionalismo:
Escolha uma opção:
A. No neoconstitucionalismo atual, o âmbito de poder de deliberação política das maiorias democráticas é amplo e quase que incontrastável.
B. À jurisdição constitucional, no âmbito de sua atuação como intérprete constitucional, é vedado assumir parcela de poder sobre as deliberações políticas de órgãos de cunho representativo.
C. A Constituição caracteriza-se pela absorção de valores morais e políticos, fenômeno conhecido pela materialização da Constituição.
D. O valor normativo supremo da Constituição surge de pronto no neoconstitucionalismo, como uma verdade autoevidente, latente na norma jurídica, agora reconhecido formalmente.

No que diz respeito ao constitucionalismo contemporâneo, também denominado de neoconstitucionalismo, assinale a alternativa correta:
Escolha uma opção:
A. Em julgamento recente, com repercussão geral, o Supremo Tribunal Federal entendeu inaplicável no Brasil a teoria neoconstitucional.
B. Um dos temas recorrentes para o entendimento do neoconstitucionalismo é a tensão entre o constitucionalismo e a democracia.
C. O neoconstitucionalismo é uma teoria francesa, importada pelo STF com o objetivo de flexibilizar o princípio da legalidade.
D. Um dos pontos-chave para a compreensão do neoconstitucionalismo é a superação do dogma da supremacia da Constituição.

Com relação à possibilidade de intervenção da União sobre os Estados, previstas em nossa Constituição Federal, assinale a alternativa que NÃO corresponde a um dos motivos que possibilitam essa intromissão:
Escolha uma opção:
A. Manter a integridade nacional.
B. Repelir invasão estrangeira ou de uma unidade da Federação em outra.
C. Por termo a grave comprometimento da ordem pública.
D. Garantir o acesso a informações aos Tribunais de Contas para o auxílio na fiscalização das contas públicas dos entes federados.

Analise o texto abaixo: A primeira Constituição Brasileira foi _________ por D. Pedro I em 1824 e, entre outras normas, estabelecia que o regime seria monárquico e constitucional e a existência de quatro podres: Executivo, Legislativo, Judiciário e ____________ .
Assinale a alternativa que preenche correta e sequencialmente as lacunas:
A. outorgada / Mediador
B. outorgada / Moderador
C. promulgada / Mediador
D. escrita / Moderador

Um novo paradigma para o constitucionalismo surgiu entre o final do século XX e o início do século XX.
Esse paradigma constitucional possui algumas notas típicas, dentre as quais NÃO se encontram:
A. Separação conceitual entre o direito constitucional e a moralidade política.
B. Tendência a integração das diversas esferas da razão prática para solução dos casos constitucionais: o direito, a moral e a política.
C. Compreensão da constitucionalidade enquanto último critério de validade das normas, em termos substantivos e não apenas formais.
D. Os direitos constitucionais incorporam uma ordem objetiva de valores. Esses direitos e valores tornam-se onipresentes com “efeito irradiante” sobre os demais ramos do direito.

De acordo com a doutrina existente sobre eficácia e aplicabilidade das normas constitucionais, são normas constitucionais de eficácia contida aquelas que:
Escolha uma opção:
A. geralmente determinam a criação de órgãos ou atribuem competências aos entes federativos.
B. por si só não são capazes de produzir todos os seus efeitos, necessitam de uma lei infraconstitucional.
C. no momento da sua entrada em vigor já estão aptas a produzir todos os seus efeitos.
D. possuem aplicabilidade direta, imediata e possivelmente não integral, com limitação da sua eficácia e aplicabilidade.

Analise as afirmacoes sobre a estrutura e a repartição de competências entre União, Estados, Municípios e Distrito Federal. Considerando o texto atual da Constituição Federal, marque (V) para verdadeiro ou (F) para falso:
A sequência correta é:
( ) A organização político-administrativa da República Federativa do Brasil compreende a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, todos soberanos, nos termos da Constituição federal.
( ) Compete à União os serviços e as instalações de energia elétrica e o aproveitamento energético dos cursos de água.
( ) É competência comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios preservar as florestas, a fauna e a flora.
( ) É vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios recusar fé aos documentos públicos.
( ) São reservados aos Estados e aos Municípios as competências que não lhes sejam vedadas pela Constituição federal.
A. F, V, V, V, F.
B. F, F, V, V, F.
C. V, F, F, V, F.
D. V, V, F, F, V.

Acerca da Teoria da Constituição, em especial o Constitucionalismo e seus principais doutrinadores, analise as assertivas abaixo e indique a alternativa correta:
I - O que assegura aos cidadãos o exercício dos seus direitos, a divisão dos poderes e, segundo um dos seus grandes teóricos, a limitação do governo pelo direito é o Constitucionalismo.
II - O neoconstitucionalismo é caracterizado por um conjunto de transformações no Estado e no direito constitucional, entre as quais se destaca a prevalência do positivismo jurídico, com a clara separação entre direito e valores substantivos, como ética, moral e justiça.
III - Busca-se, dentro dessa nova realidade, não mais apenas atrelar o constitucionalismo à ideia de limitação do poder político, mas, acima de tudo, buscar a eficácia da Constituição, deixando o texto de ter um caráter meramente retórico e passando a ser mais efetivo, especialmente diante da expectativa de concretização dos direitos fundamentais.
IV - O art. 1º da CF/88 concretiza expressamente: "todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição". Assim, no neoconstitucionalismo, como regra, o exercício desse poder, cujo titular, repita-se, é o povo, dá-se diretamente.
V - O exercício do poder não pelo seu titular, mas por órgãos de soberania que atuam no interesse do povo, constitui o sentido essencial do princípio da dignidade da pessoa humana.
A. apenas as assertivas I e II são verdadeiras.
B. apenas as assertivas III e IV são verdadeiras.
C. apenas as assertivas II e IV são verdadeiras.
D. apenas as assertivas I e III são verdadeiras.

A partir da Constituição da República de 1988, o federalismo passou a ser a forma de Estado adotada no Brasil. No federalismo:
Escolha uma opção:
A. qualquer ente federado está impedido de intervir em outro ente federado.
B. o poder central concentra o poder político.
C. os entes federados são autônomos e soberanos.
D. os entes federados detêm autonomia financeira, administrativa e política.

Nos estudos sobre a formação do direito constitucional, verifica-se que o constitucionalismo representou um importante movimento político e filosófico, com manifestações distintas, nos diferentes períodos da história. Os teóricos desse ramo do direito apresentam classificação do constitucionalismo, identificando características próprias a cada período. Assim, o constitucionalismo:
Escolha uma opção:
A. contemporâneo, cujo marco inicial é as Constituições Mexicanas de 1917 e de Weimar de 1919, caracteriza-se por inaugurar o modelo de organização do Estado e por limitar o poder estatal, por meio de uma declaração de direitos e garantias fundamentais.
B. na Idade Média, marcado pela Magna Carta Inglesa de 1215, caracteriza-se pelo avanço do absolutismo, tendo em vista que esse documento confere poder ilimitado e absoluto ao Rei, sobretudo nas questões referentes à propriedade.
C. moderno, identificado nas Constituições dos Estados Unidos da América de 1787 e da França de 1791, caracteriza-se pela vinculação à ideia de constituição escrita e rígida, com força para limitar e vincular os órgãos do poder político.
D. antigo, desenvolvido nas cidades-estado da Grécia, entre os séculos V a III a.C., caracteriza-se por um regime político constitucional ditatorial, cujo poder político é concentrado no chefe político, e o exercício do governo é afastado dos governados.

Sobre a classificação da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, analise:
Estão corretas apenas as afirmativas:
I - Quanto ao modo de elaboração, pode ser classificada como analítica.
II - Quanto à estabilidade, pode ser classificada em rígida.
III - Quanto ao conteúdo, pode ser classificada em formal.
IV - Quanto à forma, pode ser classificada em promulgada.
A. I, II e III.
B. II e III.
C. II, III e IV.
D. I, III e IV.

A Constituição Federal admite a intervenção da União nos Estados e no Distrito Federal. Considere os enunciados seguintes:
Escolha uma opção:
I - A intervenção é ato privativo do Chefe do Poder Executivo, tem caráter excepcional, porém depende de autorização do Congresso Nacional no prazo de 48 horas.
II - A intervenção será decretada para: repelir invasão estrangeira ou de uma unidade da federação em outra; por termo a grave comprometimento da ordem pública; garantir o exercício do direito de secessão e o livre exercício de qualquer dos Poderes da unidade da Federação; reorganizar as finanças da unidade da Federação que suspender o pagamento da dívida fundada por mais de dois anos consecutivos ou deixar de entregar aos Municípios receitas tributárias fixadas na Constituição; assegurar a observância dos princípios fundamentais proclamados na Constituição Federal.
III - A intervenção é ato político excepcional destinado a: manter o vínculo federativo; fazer respeitar a integridade territorial das unidades federadas; promover a unidade do Estado Federal; preservar a incolumidade dos princípios constantes da Constituição Federal, entre eles os direitos da pessoa humana, a autonomia Municipal, o direito de secessão e o regime democrático.
IV - A intervenção é ato político, de decretação exclusiva do Presidente da República, a quem incumbe a execução das medidas interventivas, e será determinada em caso de secessão.
V - A intervenção federal será decretada para: manter a integridade nacional; repelir invasão estrangeira ou de uma unidade da Federação por outra; por termo a grave comprometimento da ordem pública; garantir o livre exercício de qualquer dos Poderes nas unidades da Federação; prover a execução de lei federal, ordem ou decisão judicial; reorganizar as finanças da unidade da Federação que suspender o pagamento da dívida fundada por mais de dois anos consecutivos, salvo motivo de força maior ou deixar de entregar aos Municípios receitas tributárias fixadas na Constituição, dentro dos prazos estabelecidos em lei; assegurar a observância dos princípios fundamentais constitucionais discriminados na Constituição Federal.
A. São verdadeiros os enunciados IV e V.
B. São verdadeiros os enunciados I e II.
C. São falsos os enunciados I, IV e V.
D. É verdadeiro apenas o enunciado I.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Tendo o texto anterior como referência inicial, assinale a opção correta, relativamente ao poder constituinte originário, ao poder constituinte derivado e ao poder derivado estadual:
Escolha uma opção:
A. Como titular passivo do poder constituinte originário, o povo delega o seu exercício a representantes e, em seguida, exerce a soberania apenas de forma indireta.
B. Para resguardar os interesses do povo, cabe à jurisdição constitucional fiscalizar a ação do poder constituinte originário com base no direito suprapositivo.
C. O poder constituinte originário é uma categoria pré-constitucional que fundamenta a validade da nova ordem constitucional.
D. Os direitos adquiridos são oponíveis ao poder constituinte originário para evitar dificuldade ao retrocesso social.

Com base no Título III - Da Organização do Estado, da Constituição Federal, analise as seguintes assertivas e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas:
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
( ) A organização político-administrativa da República Federativa do Brasil compreende a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios.
( ) Dentre os bens dos Estados Federados está o mar territorial e os recursos minerais, inclusive os do subsolo.
( ) Os Estados se organizam e se regem pelas Constituições e leis que adotarem, observados os princípios da Constituição Federal.
( ) O Município rege-se por Lei Orgânica, votada e aprovada pelos membros da Câmara Municipal, atendidos os princípios e preceitos estabelecidos na Constituição Federal e na Constituição do respectivo Estado.
A. V - V - F - F.
B. V - F - F - V.
C. F - V - F - V.
D. V - F - V - V.

Considerando o histórico do constitucionalismo, que culmina com o neoconstitucionalismo, e atentando, em especial, para os seus elementos formadores e integrantes, assinale a alternativa que, corretamente, contempla uma afirmação relacionada a uma das particularidades ou características do neoconstitucionalismo:
Escolha uma opção:
A. No neoconstitucionalismo atual, o âmbito de poder de deliberação política das maiorias democráticas é amplo e quase que incontrastável.
B. À jurisdição constitucional, no âmbito de sua atuação como intérprete constitucional, é vedado assumir parcela de poder sobre as deliberações políticas de órgãos de cunho representativo.
C. A Constituição caracteriza-se pela absorção de valores morais e políticos, fenômeno conhecido pela materialização da Constituição.
D. O valor normativo supremo da Constituição surge de pronto no neoconstitucionalismo, como uma verdade autoevidente, latente na norma jurídica, agora reconhecido formalmente.

No que diz respeito ao constitucionalismo contemporâneo, também denominado de neoconstitucionalismo, assinale a alternativa correta:
Escolha uma opção:
A. Em julgamento recente, com repercussão geral, o Supremo Tribunal Federal entendeu inaplicável no Brasil a teoria neoconstitucional.
B. Um dos temas recorrentes para o entendimento do neoconstitucionalismo é a tensão entre o constitucionalismo e a democracia.
C. O neoconstitucionalismo é uma teoria francesa, importada pelo STF com o objetivo de flexibilizar o princípio da legalidade.
D. Um dos pontos-chave para a compreensão do neoconstitucionalismo é a superação do dogma da supremacia da Constituição.

Com relação à possibilidade de intervenção da União sobre os Estados, previstas em nossa Constituição Federal, assinale a alternativa que NÃO corresponde a um dos motivos que possibilitam essa intromissão:
Escolha uma opção:
A. Manter a integridade nacional.
B. Repelir invasão estrangeira ou de uma unidade da Federação em outra.
C. Por termo a grave comprometimento da ordem pública.
D. Garantir o acesso a informações aos Tribunais de Contas para o auxílio na fiscalização das contas públicas dos entes federados.

Analise o texto abaixo: A primeira Constituição Brasileira foi _________ por D. Pedro I em 1824 e, entre outras normas, estabelecia que o regime seria monárquico e constitucional e a existência de quatro podres: Executivo, Legislativo, Judiciário e ____________ .
Assinale a alternativa que preenche correta e sequencialmente as lacunas:
A. outorgada / Mediador
B. outorgada / Moderador
C. promulgada / Mediador
D. escrita / Moderador

Um novo paradigma para o constitucionalismo surgiu entre o final do século XX e o início do século XX.
Esse paradigma constitucional possui algumas notas típicas, dentre as quais NÃO se encontram:
A. Separação conceitual entre o direito constitucional e a moralidade política.
B. Tendência a integração das diversas esferas da razão prática para solução dos casos constitucionais: o direito, a moral e a política.
C. Compreensão da constitucionalidade enquanto último critério de validade das normas, em termos substantivos e não apenas formais.
D. Os direitos constitucionais incorporam uma ordem objetiva de valores. Esses direitos e valores tornam-se onipresentes com “efeito irradiante” sobre os demais ramos do direito.

De acordo com a doutrina existente sobre eficácia e aplicabilidade das normas constitucionais, são normas constitucionais de eficácia contida aquelas que:
Escolha uma opção:
A. geralmente determinam a criação de órgãos ou atribuem competências aos entes federativos.
B. por si só não são capazes de produzir todos os seus efeitos, necessitam de uma lei infraconstitucional.
C. no momento da sua entrada em vigor já estão aptas a produzir todos os seus efeitos.
D. possuem aplicabilidade direta, imediata e possivelmente não integral, com limitação da sua eficácia e aplicabilidade.

Analise as afirmacoes sobre a estrutura e a repartição de competências entre União, Estados, Municípios e Distrito Federal. Considerando o texto atual da Constituição Federal, marque (V) para verdadeiro ou (F) para falso:
A sequência correta é:
( ) A organização político-administrativa da República Federativa do Brasil compreende a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, todos soberanos, nos termos da Constituição federal.
( ) Compete à União os serviços e as instalações de energia elétrica e o aproveitamento energético dos cursos de água.
( ) É competência comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios preservar as florestas, a fauna e a flora.
( ) É vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios recusar fé aos documentos públicos.
( ) São reservados aos Estados e aos Municípios as competências que não lhes sejam vedadas pela Constituição federal.
A. F, V, V, V, F.
B. F, F, V, V, F.
C. V, F, F, V, F.
D. V, V, F, F, V.

Acerca da Teoria da Constituição, em especial o Constitucionalismo e seus principais doutrinadores, analise as assertivas abaixo e indique a alternativa correta:
I - O que assegura aos cidadãos o exercício dos seus direitos, a divisão dos poderes e, segundo um dos seus grandes teóricos, a limitação do governo pelo direito é o Constitucionalismo.
II - O neoconstitucionalismo é caracterizado por um conjunto de transformações no Estado e no direito constitucional, entre as quais se destaca a prevalência do positivismo jurídico, com a clara separação entre direito e valores substantivos, como ética, moral e justiça.
III - Busca-se, dentro dessa nova realidade, não mais apenas atrelar o constitucionalismo à ideia de limitação do poder político, mas, acima de tudo, buscar a eficácia da Constituição, deixando o texto de ter um caráter meramente retórico e passando a ser mais efetivo, especialmente diante da expectativa de concretização dos direitos fundamentais.
IV - O art. 1º da CF/88 concretiza expressamente: "todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição". Assim, no neoconstitucionalismo, como regra, o exercício desse poder, cujo titular, repita-se, é o povo, dá-se diretamente.
V - O exercício do poder não pelo seu titular, mas por órgãos de soberania que atuam no interesse do povo, constitui o sentido essencial do princípio da dignidade da pessoa humana.
A. apenas as assertivas I e II são verdadeiras.
B. apenas as assertivas III e IV são verdadeiras.
C. apenas as assertivas II e IV são verdadeiras.
D. apenas as assertivas I e III são verdadeiras.

A partir da Constituição da República de 1988, o federalismo passou a ser a forma de Estado adotada no Brasil. No federalismo:
Escolha uma opção:
A. qualquer ente federado está impedido de intervir em outro ente federado.
B. o poder central concentra o poder político.
C. os entes federados são autônomos e soberanos.
D. os entes federados detêm autonomia financeira, administrativa e política.

Nos estudos sobre a formação do direito constitucional, verifica-se que o constitucionalismo representou um importante movimento político e filosófico, com manifestações distintas, nos diferentes períodos da história. Os teóricos desse ramo do direito apresentam classificação do constitucionalismo, identificando características próprias a cada período. Assim, o constitucionalismo:
Escolha uma opção:
A. contemporâneo, cujo marco inicial é as Constituições Mexicanas de 1917 e de Weimar de 1919, caracteriza-se por inaugurar o modelo de organização do Estado e por limitar o poder estatal, por meio de uma declaração de direitos e garantias fundamentais.
B. na Idade Média, marcado pela Magna Carta Inglesa de 1215, caracteriza-se pelo avanço do absolutismo, tendo em vista que esse documento confere poder ilimitado e absoluto ao Rei, sobretudo nas questões referentes à propriedade.
C. moderno, identificado nas Constituições dos Estados Unidos da América de 1787 e da França de 1791, caracteriza-se pela vinculação à ideia de constituição escrita e rígida, com força para limitar e vincular os órgãos do poder político.
D. antigo, desenvolvido nas cidades-estado da Grécia, entre os séculos V a III a.C., caracteriza-se por um regime político constitucional ditatorial, cujo poder político é concentrado no chefe político, e o exercício do governo é afastado dos governados.

Sobre a classificação da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, analise:
Estão corretas apenas as afirmativas:
I - Quanto ao modo de elaboração, pode ser classificada como analítica.
II - Quanto à estabilidade, pode ser classificada em rígida.
III - Quanto ao conteúdo, pode ser classificada em formal.
IV - Quanto à forma, pode ser classificada em promulgada.
A. I, II e III.
B. II e III.
C. II, III e IV.
D. I, III e IV.

A Constituição Federal admite a intervenção da União nos Estados e no Distrito Federal. Considere os enunciados seguintes:
Escolha uma opção:
I - A intervenção é ato privativo do Chefe do Poder Executivo, tem caráter excepcional, porém depende de autorização do Congresso Nacional no prazo de 48 horas.
II - A intervenção será decretada para: repelir invasão estrangeira ou de uma unidade da federação em outra; por termo a grave comprometimento da ordem pública; garantir o exercício do direito de secessão e o livre exercício de qualquer dos Poderes da unidade da Federação; reorganizar as finanças da unidade da Federação que suspender o pagamento da dívida fundada por mais de dois anos consecutivos ou deixar de entregar aos Municípios receitas tributárias fixadas na Constituição; assegurar a observância dos princípios fundamentais proclamados na Constituição Federal.
III - A intervenção é ato político excepcional destinado a: manter o vínculo federativo; fazer respeitar a integridade territorial das unidades federadas; promover a unidade do Estado Federal; preservar a incolumidade dos princípios constantes da Constituição Federal, entre eles os direitos da pessoa humana, a autonomia Municipal, o direito de secessão e o regime democrático.
IV - A intervenção é ato político, de decretação exclusiva do Presidente da República, a quem incumbe a execução das medidas interventivas, e será determinada em caso de secessão.
V - A intervenção federal será decretada para: manter a integridade nacional; repelir invasão estrangeira ou de uma unidade da Federação por outra; por termo a grave comprometimento da ordem pública; garantir o livre exercício de qualquer dos Poderes nas unidades da Federação; prover a execução de lei federal, ordem ou decisão judicial; reorganizar as finanças da unidade da Federação que suspender o pagamento da dívida fundada por mais de dois anos consecutivos, salvo motivo de força maior ou deixar de entregar aos Municípios receitas tributárias fixadas na Constituição, dentro dos prazos estabelecidos em lei; assegurar a observância dos princípios fundamentais constitucionais discriminados na Constituição Federal.
A. São verdadeiros os enunciados IV e V.
B. São verdadeiros os enunciados I e II.
C. São falsos os enunciados I, IV e V.
D. É verdadeiro apenas o enunciado I.

Prévia do material em texto

17/11/2023, 11:04 Avaliação parcial - AP3.1 (vale 40% da nota final): Revisão da tentativa
https://virtual.uninta.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=4795849&cmid=687375 1/13
Questão 1
Correto
Atingiu 1,00 de
1,00
Remover
marcação
Iniciado em sexta-feira, 17 nov. 2023, 10:57
Estado Finalizada
Concluída em sexta-feira, 17 nov. 2023, 11:18
Tempo
empregado
21 minutos 16 segundos
Notas 19,00/20,00
Avaliar 9,50 de um máximo de 10,00(95%)
Comentários Parabéns, você atingiu a média da parcial. Continue com foco nos estudos, e
interesse pelo conhecimento. O mundo espera suas realizações!
Caro estudante, é necessário ressaltar que não deixe de realizar as seguintes
avaliações, pois elas também fazem parte da composição da sua nota final:
AP3.2 - Autoavaliação da atividade discursiva
AP3.3 - Autoavaliação de participação no fórum de discussão
Avaliação parcial - AP3.1 (vale 40% da nota final)
"Quando o termo 'povo' aparece em textos de normas, sobretudo em documentos
constitucionais, deve ser compreendido como parte integrante plenamente vigente
da formulação da prescrição jurídica (do tipo legal); deve ser levado a sério como
conceito jurídico a ser interpretado lege artis.
Friedrich Müller. Quem é o povo A questão fundamental da democracia." (São
Paulo: Revista dos Tribunais, 2009, p. 67 (com adaptações)."
Tendo o texto anterior como referência inicial, assinale a opção correta,
relativamente ao poder constituinte originário, ao poder constituinte derivado e ao
poder derivado estadual:
Escolha uma opção:
A. Como titular passivo do poder constituinte originário, o povo delega o seu
exercício a representantes e, em seguida, exerce a soberania apenas de
forma indireta.
B. Para resguardar os interesses do povo, cabe à jurisdição constitucional
fiscalizar a ação do poder constituinte originário com base no direito
suprapositivo.
C. O poder constituinte originário é uma categoria pré-constitucional que
fundamenta a validade da nova ordem constitucional.
D. Os direitos adquiridos são oponíveis ao poder constituinte originário para
evitar dificuldade ao retrocesso social.
Sua resposta está correta.
Questão 15 - Direito Constitucional
https://virtual.uninta.edu.br/mod/assign/view.php?id=687376
17/11/2023, 11:04 Avaliação parcial - AP3.1 (vale 40% da nota final): Revisão da tentativa
https://virtual.uninta.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=4795849&cmid=687375 2/13
Questão 2
Correto
Atingiu 1,00 de
1,00
Remover
marcação
Questão 3
Correto
Atingiu 1,00 de
1,00
Remover
marcação
A resposta correta é: O poder constituinte originário é uma categoria pré-
constitucional que fundamenta a validade da nova ordem constitucional.
Leia os enunciados a seguir acerca de concepções sobre o termo "constituição":
I - Para Ferdinand Lassalle, que a entende no sentido sociológico, a constituição de
um país é, em essência, a soma dos fatores reais do poder que regem esse país,
sendo esta a constituição real e efetiva, não passando a constituição escrita de "uma
folha de papel".
II - Carl Schimitt empresta também um sentido sociológico à constituição,
considerando-a como decisão política fundamental, decisão concreta de conjunto
sobre o modo e a forma de existência da unidade política, não fazendo distinção
entre constituição e leis constitucionais.
III - Uma corrente, liderada por Hans Kelsen, vê a constituição apenas no sentido
jurídico, sendo a constituição considerada norma pura, puro dever-ser, sem
qualquer pretensão à fundamentação sociológica.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma opção:
A. Somente a assertiva II está correta.
B. As assertivas I e III estão corretas.
C. Somente a assertiva I está correta.
D. Somente a assertiva III está correta.
Sua resposta está correta.
Questão 8 - Direito Constitucional
A resposta correta é: As assertivas I e III estão corretas.
Com base no Título
III - Da Organização do Estado, da Constituição Federal, analise as seguintes
assertivas e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas:
( ) A organização político-administrativa da República Federativa do Brasil
compreende a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios.
( ) Dentre os bens dos Estados Federados está o mar territorial e os recursos
minerais, inclusive os do subsolo.
17/11/2023, 11:04 Avaliação parcial - AP3.1 (vale 40% da nota final): Revisão da tentativa
https://virtual.uninta.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=4795849&cmid=687375 3/13
Questão 4
Correto
Atingiu 1,00 de
1,00
Remover
marcação
( ) Os Estados se organizam e se regem pelas Constituições e leis que adotarem,
observados os princípios da Constituição Federal.
( ) O Município rege-se por Lei Orgânica, votada e aprovada pelos membros da
Câmara Municipal, atendidos os princípios e preceitos estabelecidos na Constituição
Federal e na Constituição do respectivo Estado.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Escolha uma opção:
A. V - V - F - F.
B. V - F - F - V.
C. F - V - F - V.
D. V - F - V - V.
Sua resposta está correta.
Questão 10 - Direito Constitucional
A resposta correta é: V - F - V - V.
Considerando o histórico do constitucionalismo, que culmina com o
neoconstitucionalismo, e atentando, em especial, para os seus elementos
formadores e integrantes, assinale a alternativa que, corretamente, contempla uma
afirmação relacionada a uma das particularidades ou características do
neoconstitucionalismo:
Escolha uma opção:
A. O valor normativo supremo da Constituição surge de pronto no
neoconstitucionalismo, como uma verdade autoevidente, latente na norma
jurídica, agora reconhecido formalmente.
B. A Constituição caracteriza-se pela absorção de valores morais e
políticos, fenômeno conhecido pela materialização da Constituição.
C. No neoconstitucionalismo atual, o âmbito de poder de deliberação política
das maiorias democráticas é amplo e quase que incontrastável.
D. À jurisdição constitucional, no âmbito de sua atuação como intérprete
constitucional, é vedado assumir parcela de poder sobre as deliberações
políticas de órgãos de cunho representativo.
Sua resposta está correta.
Questão 2 - Direito Constitucional
17/11/2023, 11:04 Avaliação parcial - AP3.1 (vale 40% da nota final): Revisão da tentativa
https://virtual.uninta.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=4795849&cmid=687375 4/13
Questão 5
Correto
Atingiu 1,00 de
1,00
Remover
marcação
Questão 6
Correto
Atingiu 1,00 de
1,00
Remover
marcação
A resposta correta é: A Constituição caracteriza-se pela absorção de valores morais e
políticos, fenômeno conhecido pela materialização da Constituição.
No que diz respeito ao constitucionalismo contemporâneo, também denominado
de neoconstitucionalismo, assinale a alternativa correta:
Escolha uma opção:
A. Um dos temas recorrentes para o entendimento do
neoconstitucionalismo é a tensão entre o constitucionalismo e a
democracia.
B. Em julgamento recente, com repercussão geral, o Supremo Tribunal Federal
entendeu inaplicável no Brasil a teoria neoconstitucional.
C. Um dos pontos-chave para a compreensão do neoconstitucionalismo é a
superação do dogma da supremacia da Constituição.
D. O neoconstitucionalismo é uma teoria francesa, importada pelo STF com o
objetivo de flexibilizar o princípio da legalidade.
Sua resposta está correta.
Questão 3 - Direito Constitucional
A resposta correta é: Um dos temas recorrentes para o entendimento do
neoconstitucionalismo é a tensão entre o constitucionalismo e a democracia.
A respeito da classificação das normas constitucionais, é correto afirmar que:
Escolha uma opção:
A. as normas de eficácia limitada podem ser divididas em dois grupos
distintos: normas de princípio institutivo e normas de princípio organizativo.
B. havendo expressões como “salvo disposição em lei”, a norma será de
eficácia limitada.
C. as normas de eficácia limitada têm aplicabilidade indireta, mediata e
diferida.
D. as normas de eficácia contida têm aplicabilidade indireta, imediata e
restringível.
Sua resposta está correta.
Questão 4 - Direito ConstitucionalA resposta correta é: as normas de eficácia limitada têm aplicabilidade indireta,
mediata e diferida.
17/11/2023, 11:04 Avaliação parcial - AP3.1 (vale 40% da nota final): Revisão da tentativa
https://virtual.uninta.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=4795849&cmid=687375 5/13
Questão 7
Correto
Atingiu 1,00 de
1,00
Remover
marcação
Questão 8
Correto
Atingiu 1,00 de
1,00
Remover
marcação
Questão 9
Correto
Com relação à possibilidade de intervenção da União sobre os Estados, previstas em
nossa Constituição Federal, assinale a alternativa que NÃO corresponde a um dos
motivos que possibilitam essa intromissão:
Escolha uma opção:
A. Manter a integridade nacional.
B. Repelir invasão estrangeira ou de uma unidade da Federação em outra.
C. Por termo a grave comprometimento da ordem pública.
D. Garantir o acesso a informações aos Tribunais de Contas para o auxílio
na fiscalização das contas públicas dos entes federados.
Sua resposta está correta.
Questão 19 - Direito Constitucional
A resposta correta é: Garantir o acesso a informações aos Tribunais de Contas para o
auxílio na fiscalização das contas públicas dos entes federados.
A respeito de métodos de interpretação constitucional e do critério da interpretação
conforme a constituição, assinale a opção correta:
Escolha uma opção:
A. A interpretação conforme a constituição não pode ser aplicada em decisões
sobre constitucionalidade de emendas constitucionais.
B. A busca das pré-compreensões do intérprete para definir o sentido da
norma caracteriza a metódica normativo-estruturante.
C. A interpretação conforme a constituição e a declaração parcial de
inconstitucionalidade sem redução de texto são exemplos de situações
constitucionais imperfeitas.
D. O método de interpretação científico-espiritual é aquele que orienta o
intérprete a identificar tópicos para a discussão dos problemas
constitucionais.
Sua resposta está correta.
Questão 6 - Direito Constitucional
A resposta correta é: A interpretação conforme a constituição e a declaração parcial
de inconstitucionalidade sem redução de texto são exemplos de situações
constitucionais imperfeitas.
Analise o texto abaixo:
A primeira Constituição Brasileira foi _________ por D. Pedro I em 1824 e, entre outras
17/11/2023, 11:04 Avaliação parcial - AP3.1 (vale 40% da nota final): Revisão da tentativa
https://virtual.uninta.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=4795849&cmid=687375 6/13
Atingiu 1,00 de
1,00
Remover
marcação
Questão 10
Correto
Atingiu 1,00 de
1,00
Remover
marcação
normas, estabelecia que o regime seria monárquico e constitucional e a existência
de quatro podres: Executivo, Legislativo, Judiciário e ____________ .
Assinale a alternativa que preenche correta e sequencialmente as lacunas:
Escolha uma opção:
A. outorgada / Mediador
B. outorgada / Moderador
C. promulgada / Mediador
D. escrita / Moderador
Sua resposta está correta.
Questão 20 - Direito Constitucional
A resposta correta é: outorgada / Moderador
Um novo paradigma para o constitucionalismo surgiu entre o final do século XX e o
início do século XX
I___ Procura ser uma resposta teórico-prática para a necessidade de se obterem
eficácia e efetividade para as normas constitucionais, sobretudo as portadoras de
direitos sociais. Implanta, no Brasil, modelo normativo-axiológico, com adoção
expressa de valores e opções pela efetivação de políticas públicas com sede
constitucional. Muitas destas bastante específicas, como os serviços de saúde,
educação e assistência social a hipossuficientes. Esse paradigma constitucional
possui algumas notas típicas, dentre as quais NÃO se encontram:
Escolha uma opção:
A. Separação conceitual entre o direito constitucional e a moralidade
política.
B. Tendência a integração das diversas esferas da razão prática para solução
dos casos constitucionais: o direito, a moral e a política.
C. Compreensão da constitucionalidade enquanto último critério de validade
das normas, em termos substantivos e não apenas formais.
D. Os direitos constitucionais incorporam uma ordem objetiva de valores.
Esses direitos e valores tornam-se onipresentes com “efeito irradiante”
sobre os demais ramos do direito.
Sua resposta está correta.
Questão 17 - Direito Constitucional
A resposta correta é: Separação conceitual entre o direito constitucional e a
moralidade política.
17/11/2023, 11:04 Avaliação parcial - AP3.1 (vale 40% da nota final): Revisão da tentativa
https://virtual.uninta.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=4795849&cmid=687375 7/13
Questão 11
Correto
Atingiu 1,00 de
1,00
Remover
marcação
Questão 12
Correto
Atingiu 1,00 de
1,00
Remover
marcação
De acordo com a doutrina existente sobre eficácia e aplicabilidade das normas
constitucionais, são normas constitucionais de eficácia contida aquelas que:
Escolha uma opção:
A. geralmente determinam a criação de órgãos ou atribuem competências aos
entes federativos.
B. por si só não são capazes de produzir todos os seus efeitos, necessitam de
uma lei infraconstitucional.
C. no momento da sua entrada em vigor já estão aptas a produzir todos os
seus efeitos.
D. possuem aplicabilidade direta, imediata e possivelmente não integral,
com limitação da sua eficácia e aplicabilidade.
Sua resposta está correta.
Questão 7 - Direito Constitucional
A resposta correta é: possuem aplicabilidade direta, imediata e possivelmente não
integral, com limitação da sua eficácia e aplicabilidade.
Analise as afirmações sobre a estrutura e a repartição de competências entre União,
Estados, Municípios e Distrito Federal. Considerando o texto atual da Constituição
Federal, marque (V) para verdadeiro ou (F) para falso:
( ) A organização político-administrativa da República Federativa do Brasil
compreende a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, todos
soberanos, nos termos da Constituição federal.
( ) Compete à União os serviços e as instalações de energia elétrica e o
aproveitamento energético dos cursos de água.
( ) É competência comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos
Municípios preservar as florestas, a fauna e a flora.
( ) É vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios recusar fé aos
documentos públicos.
( ) São reservados aos Estados e aos Municípios as competências que não lhes sejam
vedadas pela Constituição federal.
A sequência correta é:
Escolha uma opção:
A. F, V, V, V, F.
17/11/2023, 11:04 Avaliação parcial - AP3.1 (vale 40% da nota final): Revisão da tentativa
https://virtual.uninta.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=4795849&cmid=687375 8/13
Questão 13
Correto
Atingiu 1,00 de
1,00
Remover
marcação
B. F, F, V, V, F.
C. V, F, F, V, F.
D. V, V, F, F, V.
Sua resposta está correta.
Questão 5 - Direito Constitucional
A resposta correta é: F, V, V, V, F.
Acerca da Teoria da Constituição, em especial o Constitucionalismo e seus principais
doutrinadores, analise as assertivas abaixo e indique a alternativa correta:
I - O que assegura aos cidadãos o exercício dos seus direitos, a divisão dos poderes
e, segundo um dos seus grandes teóricos, a limitação do governo pelo direito é o
Constitucionalismo.
II - O neoconstitucionalismo é caracterizado por um conjunto de transformações no
Estado e no direito constitucional, entre as quais se destaca a prevalência do
positivismo jurídico, com a clara separação entre direito e valores substantivos,
como ética, moral e justiça.
III - Busca-se, dentro dessa nova realidade, não mais apenas atrelar o
constitucionalismo à ideia de limitação do poder político, mas, acima de tudo,
buscar a eficácia da Constituição, deixando o texto de ter um caráter meramente
retórico e passando a ser mais efetivo, especialmente diante da expectativa de
concretização dos direitos fundamentais.
IV - O art. 1º da CF/88 concretiza expressamente: "todo o poder emana do povo,
que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta
Constituição". Assim, no neoconstitucionalismo, como regra, o exercício desse
poder, cujo titular, repita-se, é opovo, dá-se diretamente.
V - O exercício do poder não pelo seu titular, mas por órgãos de soberania que
atuam no interesse do povo, constitui o sentido essencial do princípio da dignidade
da pessoa humana.
Escolha uma opção:
A. apenas as assertivas I e II são verdadeiras.
B. apenas as assertivas III e IV são verdadeiras.
C. apenas as assertivas II e IV são verdadeiras.
D. apenas as assertivas I e III são verdadeiras.
17/11/2023, 11:04 Avaliação parcial - AP3.1 (vale 40% da nota final): Revisão da tentativa
https://virtual.uninta.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=4795849&cmid=687375 9/13
Questão 14
Incorreto
Atingiu 0,00 de
1,00
Remover
marcação
Questão 15
Correto
Atingiu 1,00 de
1,00
Remover
marcação
Sua resposta está correta.
Questão 4 - Direito Constitucional
A resposta correta é: apenas as assertivas I e III são verdadeiras.
A partir da Constituição da República de 1988, o federalismo passou a ser a forma
de Estado adotada no Brasil. No federalismo:
Escolha uma opção:
A. qualquer ente federado está impedido de intervir em outro ente federado.
B. o poder central concentra o poder político.
C. os entes federados são autônomos e soberanos.
D. os entes federados detêm autonomia financeira, administrativa e política.
Sua resposta está incorreta.
Questão 2 - Direito Constitucional
A resposta correta é: os entes federados detêm autonomia financeira, administrativa
e política.
Nos estudos sobre a formação do direito constitucional, verifica-se que o
constitucionalismo representou um importante movimento político e filosófico, com
manifestações distintas, nos diferentes períodos da história. Os teóricos desse ramo
do direito apresentam classificação do constitucionalismo, identificando
características próprias a cada período. Assim, o constitucionalismo:
Escolha uma opção:
A. contemporâneo, cujo marco inicial é as Constituições Mexicanas de 1917 e
de Weimar de 1919, caracteriza-se por inaugurar o modelo de organização
do Estado e por limitar o poder estatal, por meio de uma declaração de
direitos e garantias fundamentais.
B. na Idade Média, marcado pela Magna Carta Inglesa de 1215, caracteriza-se
pelo avanço do absolutismo, tendo em vista que esse documento confere
poder ilimitado e absoluto ao Rei, sobretudo nas questões referentes à
propriedade.
C. moderno, identificado nas Constituições dos Estados Unidos da
América de 1787 e da França de 1791, caracteriza-se pela vinculação à
ideia de constituição escrita e rígida, com força para limitar e vincular
os órgãos do poder político.
17/11/2023, 11:04 Avaliação parcial - AP3.1 (vale 40% da nota final): Revisão da tentativa
https://virtual.uninta.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=4795849&cmid=687375 10/13
Questão 16
Correto
Atingiu 1,00 de
1,00
Remover
marcação
D. antigo, desenvolvido nas cidades-estado da Grécia, entre os séculos V a III
a.C., caracteriza-se por um regime político constitucional ditatorial, cujo
poder político é concentrado no chefe político, e o exercício do governo é
afastado dos governados.
Sua resposta está correta.
Questão 6 - Direito Constitucional
A resposta correta é: moderno, identificado nas Constituições dos Estados Unidos
da América de 1787 e da França de 1791, caracteriza-se pela vinculação à ideia de
constituição escrita e rígida, com força para limitar e vincular os órgãos do poder
político.
União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios são entidades autônomas.
I - Cabe a União exercer a soberania do Estado Brasileiro perante o contexto
internacional; exercer os poderes que garanta: a soberania e defesa nacional; a
cidadania; os direitos individuais; a boa relação internacional; o bem estar
socioeconômico do povo; administrar e legislar, entre outras atividades.
II - Cabe a União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios competências
como: conservar o patrimônio público; proteger os bens históricos, as paisagens
naturais e sítios arqueológicos, o meio ambiente e da poluição; a saúde e assistência
pública; e sociedade em geral.
III - Cabe exclusivamente ao município legislar e normatizar sobre matérias
específicas como: direito tributário, financeiro, econômico, orçamentário, trabalhista
etc.
Escolha uma opção:
A. Apenas os itens I e II estão corretos.
B. Apenas os itens II e III estão corretos.
C. Apenas os itens I e III estão corretos.
D. Todos estão corretos.
Sua resposta está correta.
Questão 11 - Direito Constitucional
A resposta correta é: Apenas os itens I e II estão corretos.
17/11/2023, 11:04 Avaliação parcial - AP3.1 (vale 40% da nota final): Revisão da tentativa
https://virtual.uninta.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=4795849&cmid=687375 11/13
Questão 17
Correto
Atingiu 1,00 de
1,00
Remover
marcação
Questão 18
Correto
Atingiu 1,00 de
1,00
Remover
marcação
Sobre a classificação da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988,
analise:
I - Quanto ao modo de elaboração, pode ser classificada como analítica.
II - Quanto à estabilidade, pode ser classificada em rígida.
III - Quanto ao conteúdo, pode ser classificada em formal.
IV - Quanto à forma, pode ser classificada em promulgada.
Estão corretas apenas as afirmativas:
Escolha uma opção:
A. I, II e III.
B. II e III.
C. II, III e IV.
D. I, III e IV.
Sua resposta está correta.
Questão 19 - Direito Constitucional
A resposta correta é: II e III.
No processo histórico evolutivo das constituições brasileiras, o voto feminino foi
previsto expressamente pela primeira vez na constituição de:
Escolha uma opção:
A. 1934.
B. 1891.
C. 1824.
D. 1937.
Sua resposta está correta.
Questão 16 - Direito Constitucional
A resposta correta é: 1934.
17/11/2023, 11:04 Avaliação parcial - AP3.1 (vale 40% da nota final): Revisão da tentativa
https://virtual.uninta.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=4795849&cmid=687375 12/13
Questão 19
Correto
Atingiu 1,00 de
1,00
Remover
marcação
Questão 20
Correto
Atingiu 1,00 de
1,00
Remover
marcação
A Constituição Federal de 1988 está em contínuo processo de mudanças contando
com inúmeras emendas constitucionais. No que se refere à origem, é possível
classificar a Constituição Federal como sendo:
Escolha uma opção:
A. outorgada.
B. especial.
C. promulgada.
D. compulsória.
Sua resposta está correta.
Questão 9 - Direito Constitucional
A resposta correta é: promulgada.
A Constituição Federal admite a intervenção da União nos Estados e no Distrito
Federal. Considere os enunciados seguintes:
I - A intervenção é ato privativo do Chefe do Poder Executivo, tem caráter
excepcional, porém depende de autorização do Congresso Nacional no prazo de 48
horas.
II - A intervenção será decretada para: repelir invasão estrangeira ou de uma
unidade da federação em outra; por termo a grave comprometimento da ordem
pública; garantir o exercício do direito de secessão e o livre exercício de qualquer
dos Poderes da unidade da Federação; reorganizar as finanças da unidade da
Federação que suspender o pagamento da dívida fundada por mais de dois anos
consecutivos ou deixar de entregar aos Municípios receitas tributárias fixadas na
Constituição; assegurar a observância dos princípios fundamentais proclamados na
Constituição Federal.
III - A intervenção é ato político excepcional destinado a: manter o vínculo
federativo; fazer respeitar a integridade territorial das unidades federadas; promover
a unidade do Estado Federal; preservar a incolumidade dos princípios constantes da
Constituição Federal, entre eles os direitos da pessoa humana, a autonomia
Municipal, o direito de secessão e o regime democrático.
IV - A intervenção é ato político, de decretação exclusiva do Presidente da
República, a quem incumbe a execução das medidas interventivas, e será
determinada em caso de secessão.
V - A intervenção federal será decretada para: manter a integridade nacional; repelir
invasão estrangeira ou de uma unidade da Federação por outra; por termo a grave
17/11/2023, 11:04 Avaliação parcial - AP3.1 (vale 40% da nota final): Revisão da tentativa
https://virtual.uninta.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=4795849&cmid=68737513/13
comprometimento da ordem pública; garantir o livre exercício de qualquer dos
Poderes nas unidades da Federação; prover a execução de lei federal, ordem ou
decisão judicial; reorganizar as finanças da unidade da Federação que suspender o
pagamento da dívida fundada por mais de dois anos consecutivos, salvo motivo de
força maior ou deixar de entregar aos Municípios receitas tributárias fixadas na
Constituição, dentro dos prazos estabelecidos em lei; assegurar a observância dos
princípios fundamentais constitucionais discriminados na Constituição Federal.
Escolha uma opção:
A. São verdadeiros os enunciados IV e V.
B. É verdadeiro apenas o enunciado I.
C. São falsos os enunciados I, IV e V.
D. São verdadeiros os enunciados I e II.
Sua resposta está correta.
Questão 1 - Direito Constitucional
A resposta correta é: São verdadeiros os enunciados IV e V.

Mais conteúdos dessa disciplina