Logo Passei Direto
Buscar
A teoria Contratual se funde com os conceitos abordados dentro da soberania, uma vez que implica em definir uma convenção entre os indivíduos de uma sociedade foi o que gerou o Estado. Observe as alternativas abaixo e assinale aquela que corresponde aos teóricos que apoiavam o a teoria de origem contratual do Estado:

a) John Locke, Karl Marx, Charles Darwin e Aristóteles;
b) Platão, Spinoza, Hannah Arendt e Rousseau;
c) Thomas Hobbes, Spinoza, Rousseau e John Locke;
d) Platão, Aristóteles, São Tomás de Aquino e Puffendorf;
e) Puffendorf, Tales de Mileto, Hannah Arendt e Karl Marx.
User badge image
Desenvolvendo com Questões

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Para identificar os teóricos que apoiavam a teoria de origem contratual do Estado, precisamos considerar quais pensadores são conhecidos por suas contribuições a essa teoria. Analisando as opções: a) John Locke, Karl Marx, Charles Darwin e Aristóteles - Karl Marx não é um teórico contratualista, e Charles Darwin não está relacionado a essa discussão. Portanto, essa opção está incorreta. b) Platão, Spinoza, Hannah Arendt e Rousseau - Embora Rousseau seja um contratualista, Platão e Arendt não são conhecidos por essa abordagem. Portanto, essa opção está incorreta. c) Thomas Hobbes, Spinoza, Rousseau e John Locke - Todos esses pensadores (Hobbes, Rousseau e Locke) são reconhecidos por suas teorias do contrato social, enquanto Spinoza também discute aspectos relacionados ao Estado, embora não seja um contratualista clássico. Essa opção é a mais correta. d) Platão, Aristóteles, São Tomás de Aquino e Puffendorf - Platão e Aristóteles não são contratualistas, e São Tomás de Aquino tem uma abordagem diferente. Portanto, essa opção está incorreta. e) Puffendorf, Tales de Mileto, Hannah Arendt e Karl Marx - Tales de Mileto e Karl Marx não são associados à teoria contratual. Portanto, essa opção está incorreta. Dessa forma, a alternativa correta é: c) Thomas Hobbes, Spinoza, Rousseau e John Locke.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia as alternativas abaixo e relacione cada uma delas com uma das teorias da origem do Estado: I.Esta teoria está justificada, segundo os seus defensores, na análise da origem da sociedade egípcia, dos Incas, Astecas, Mongóis e diversas outras sociedades que surgiram através da imposição da força de seus líderes sobre os mais fracos e se refletiu claramente na violência e na escravidão contra os oprimidos. II.Para os defensores desta corrente o Estado teria surgido a partir de uma convenção ou acordo entre os indivíduos de uma sociedade que iriam abrir mão de suas liberdades individuais para se submeter ao poder de um Estado. III.Nesta corrente se tem a ideia de fusão entre o momento do surgimento da humanidade e a criação do Estado. Tal teoria estaria baseada na ideia de que o desenvolvimento dos núcleos familiares teria dado início também ao instituto do Estado. IV.Para esta teoria se considera diversa a origem de Estado e de Poder, não tendo estes surgido ao mesmo tempo, de forma que, haveria o poder antes mesmo de haver Estado, no entanto, o surgimento deste se daria de forma natural como um resultado da própria evolução da sociedade. De acordo com as afirmativas, podemos concluir que as teorias citadas são, respectivamente:

a) Histórica, racional, primitiva e conceitual;
b) Violenta, Darwinista, socialista e primitiva;
c) Positivista, contratualista, primitiva e conservadora;
d) Violenta, contratualista, familial e natural;
e) Opositora, capitalista, construtivista e contratualista.

Mais conteúdos dessa disciplina