Logo Passei Direto
Buscar

Lógica

Outros

Assinale a alternativa incorreta: a) ℝ ⊂ ???? b) ℕ ⊂ ℚ c) ℤ ⊂ ℝ d) ℚ ⊂ ℤ e) � ⊂ ℕ

User badge image
Questões Para a Compreensão

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a incorreta: a) ℝ ⊂ ???? - Esta alternativa está incompleta, não podemos avaliar. b) ℕ ⊂ ℚ - Correto, os números naturais (ℕ) estão contidos nos números racionais (ℚ). c) ℤ ⊂ ℝ - Correto, os números inteiros (ℤ) estão contidos nos números reais (ℝ). d) ℚ ⊂ ℤ - Incorreto, os números racionais (ℚ) não estão contidos nos números inteiros (ℤ), pois ℚ inclui frações que não são inteiros. e) ?? ⊂ ℕ - Esta alternativa também está incompleta, não podemos avaliar. Portanto, a alternativa incorreta é: d) ℚ ⊂ ℤ.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A República Federativa do Brasil é composta por três Poderes, independentes e harmônicos entre si, a saber:
Qual é a composição correta dos Poderes da República Federativa do Brasil?
A - Legislativo, Moderador e Judiciário.
B - Legislativo, Executivo e Judiciário.
C - Executivo, Moderador e Militar.
D - Executivo, Constituinte e Militar.
E - Unidirecional, Constituinte e Centrífugo.

Acerca do chamado regime jurídico do congressista previsto na Constituição Federal de 1988, é correto afirmar:
Qual das alternativas abaixo é correta?
A - A imunidade parlamentar formal se aplica aos deputados estaduais, mas a eles não se aplicam as regras constitucionais sobre perda de mandato e inviolabilidade.
B - Senador que tiver suspensos os direitos políticos perderá o mandato por ato declaratório da Mesa do Senado Federal, de ofício ou mediante provocação de membro ou partido político com assento no Congresso Nacional, assegurada a ampla defesa.
C - Prerrogativa que concede aos congressistas inviolabilidade civil e penal por suas palavras, opiniões e votos, assim denominada imunidade formal.
D - Processo penal instaurado em face do suplente permanece no STF mesmo quando este deixar de exercer a função parlamentar pelo retorno do titular, pois a prerrogativa de foro tem caráter intuitu personae.
E - A imunidade parlamentar se estende ao corréu sem esta prerrogativa.

Analise as seguintes afirmativas acerca do entendimento sumulado do Supremo Tribunal Federal e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas:
Qual é a sequência correta?
( ) Integrante de lista de candidatos a determinada vaga da composição de tribunal é parte legítima para impugnar a validade da nomeação de concorrente.
( ) O Tribunal de Contas, ainda que no exercício de suas atribuições, não pode apreciar a constitucionalidade das leis e dos atos do poder público.
( ) A imunidade parlamentar não se estende ao corréu sem essa prerrogativa.
( ) Somente o Procurador-Geral da Justiça tem legitimidade para propor ação direta interventiva por inconstitucionalidade de lei municipal.
A - V F V V
B - V V F V
C - F V F F
D - F F V F

A jurisprudência do Supremo Tribunal Federal já abordou ser a separação dos poderes derivada da “necessidade de conter os excessos dos órgãos que compõem o aparelho do Estado, representa o princípio conservador das liberdades do cidadão e constitui o meio mais adequado para tornar efetivos e reais os direitos e garantias proclamados pela Constituição”. Quanto à organização dos Poderes assentada na Constituição Federal de 1988, assinale a alternativa incorreta.
A) Compete privativamente à Câmara dos Deputados, entre outras funções, autorizar, por dois terços de seus membros, a instauração de processo contra o Presidente e o Vice-Presidente da República e os Ministros de Estado; proceder à tomada de contas do Presidente da República, quando não apresentadas ao Congresso Nacional dentro de sessenta dias após a abertura da sessão legislativa; e elaborar seu regimento interno.
B) O Presidente ficará suspenso de suas funções nas infrações penais comuns e nos crimes de responsabilidade, após o recebimento das petições e a respectiva instauração do processo pelo Senado Federal. Se, decorrido o prazo de noventa dias, o julgamento não estiver concluído, cessará o afastamento do Presidente, sem prejuízo do regular prosseguimento do processo.
C) Compete privativamente ao Senado Federal, entre outras funções, processar e julgar o Presidente e o Vice-Presidente da República nos crimes de responsabilidade, bem como os Ministros de Estado e os Comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica nos crimes da mesma natureza conexos com aqueles; bem como processar e julgar os Ministros do Supremo Tribunal Federal, os membros do Conselho Nacional de Justiça e do Conselho Nacional do Ministério Público, o Procurador-Geral da República e o Advogado-Geral da União nos crimes de responsabilidade.
D) Desde a expedição do diploma, os membros do Congresso Nacional não poderão ser presos, salvo em flagrante de crime inafiançável. Nesse caso, os autos serão remetidos dentro de vinte e quatro horas à Casa respectiva, para que, pelo voto da maioria de seus membros, resolva sobre a prisão.

A possibilidade de exclusão de cometimento ilícito por parlamentares decorre do instituto denominado
Qual é a alternativa correta?
A - inviolabilidade.
B - irrenunciabilidade.
C - prerrogativa de foro.
D - extinção de punibilidade.
E - imunidade material.

Durante uma sessão extraordinária da Câmara de Vereadores, cuja convocação se deu em virtude da discussão de projeto de lei sobre o novo plano de carreira do magistério local, um dos vereadores, ao lhe ser devidamente dada a palavra, defendeu a valorização dos professores e, em visível estado de ânimo exaltado, discursou sobre a necessidade de incremento de incentivos financeiros para a educação.
Supondo que a convocação e a sessão extraordinárias ocorreram segundo os parâmetros constitucionais e legais estabelecidos, assinale a assertiva correta:
A - Não se verifica, no caso, o preenchimento dos requisitos da imunidade parlamentar em sentido material. Conforme expressamente assentado pelo STF, a inviolabilidade dos Vereadores por suas opiniões, palavras e votos condiciona-se à chamada finalidade legislativa do exercício da função. Nesse sentido, o STF reconhece que a interpretação da locução 'no exercício do mandato' não engloba eventuais ofensas que francamente se desviam da matéria justificadora da convocação extraordinária.
B - Em razão de induvidoso 'excesso de eloquência', não prosperaria, em futura demanda judicial, a alegação, pelo vereador do caso, de imunidade parlamentar material. Isso porque o STF assentou que a imunidade parlamentar de Vereador é afastada quando ocorrem ofensas pessoais indesejáveis, uma vez que se configura o abuso de prerrogativa.
C - O mencionado vereador, segundo o STF, estará protegido pela imunidade parlamentar em sentido material. Embora se trate de ofensas pessoais indesejáveis, estaria caracterizada a imunidade material, pois a manifestação foi proferida no desempenho do mandato (in officio) e na circunscrição municipal.
D - Segundo os precedentes do STF, a inviolabilidade do vereador por suas palavras e opiniões, no caso dado, seria a princípio reconhecida, a não ser que o ofendido demonstrasse a ausência de acusações razoáveis e, consequentemente, o abuso da mencionada prerrogativa parlamentar.

No que se refere aos dispositivos constitucionais sobre deputados e senadores, é correto afirmar que
Qual é a alternativa correta?
A - os deputados e senadores são invioláveis, civil e penalmente, por quaisquer de suas opiniões, palavras e votos.
B - os deputados e senadores poderão ser proprietários de empresa que goze de favor decorrente de contrato com pessoa jurídica de direito público.
C - os deputados ou senadores que sofrerem condenação criminal em sentença transitada em julgado terão seus mandatos temporariamente suspensos.
D - os deputados, ao contrário dos senadores, não fazem jus ao foro privilegiado, prerrogativa que determina a investigação e o julgamento das infrações penais exclusivamente pelo Supremo Tribunal Federal.

Maria, logo após tomar posse no cargo eletivo de Senadora, foi procurada pelas autoridades competentes e informada sobre a existência de provas de que teria praticado um crime contra o patrimônio de João.
À luz da sistemática constitucional, o Ministério Público:
A - não pode apresentar a acusação, perante o Poder Judiciário, durante o mandato de Maria;
B - pode apresentar a acusação, perante o Poder Judiciário, desde que haja concordância de Maria;
C - pode apresentar a acusação, perante o Poder Judiciário, desde que haja autorização do Senado Federal;
D - pode apresentar a acusação, perante o Poder Judiciário, não dependendo de autorização;
E - pode apresentar a acusação, perante o Poder Judiciário, desde que haja autorização do Congresso Nacional.

Sobre as hipóteses de impedimento, suspensão e perda de mandato de parlamentares, a Constituição Federal assevera que
Qual é a alternativa correta?
A - perderá o mandato o deputado ou senador que seja investido no cargo de Ministro de Estado, por implicar em nítida violação da separação de poderes.
B - perderá o mandato o deputado ou senador que faltar a 10% (dez por cento) das sessões ordinárias realizadas pela respectiva Casa Legislativa.
C - desde a expedição do diploma os deputados e senadores não poderão ser proprietários, controladores, diretores de empresas que gozem de favor decorrente de contrato com pessoa jurídica de direito público, ou nela exercer função remunerada.
D - no caso de senador ou deputado que pratique procedimento declarado incompatível com o decoro parlamentar, a perda do mandato será declarada pela Mesa da casa respectiva, de ofício ou mediante provocação de qualquer de seus membros, ou de partido político com ou sem representação no Congresso Nacional, assegurada ampla defesa.
E - não perderá o seu mandato o deputado ou senador, licenciado pela respectiva Casa por motivo de doença, ou para tratar, sem remuneração, de interesse particular, desde que, neste caso, o afastamento não ultrapasse cento e vinte dias por sessão legislativa.

Mais conteúdos dessa disciplina