Logo Passei Direto
Buscar
Quanto ao agente público que aceita relevar situação de ilicitude fiscalizada por ele após aceitar promessa de recebimento de vantagem, é correto afirmar que ele
(A) comete ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da administração pública, tais como eficiência e impessoalidade.
(B) não comete improbidade administrativa, mas comete crime de corrupção passiva.
(C) comete somente infração disciplinar punível com pena de advertência.
(D) comete improbidade administrativa de perceber vantagem econômica para intermediar a liberação ou aplicação de verba pública de qualquer natureza.
(E) comete improbidade administrativa que importa enriquecimento ilícito ao receber vantagem econômica de qualquer natureza, direta ou indireta, para tolerar a exploração ou a prática de jogos de azar, de lenocínio, de narcotráfico, de contrabando, de usura ou de qualquer outra atividade ilícita, ou aceitar promessa de tal vantagem.
User badge image
PublicoGestor

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Vamos analisar as alternativas uma a uma, considerando a situação descrita, que envolve um agente público que aceita uma vantagem em troca de relevar uma ilicitude. (A) comete ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da administração pública, tais como eficiência e impessoalidade. - Esta alternativa está correta, pois a aceitação de vantagem para relevar uma ilicitude é um ato que fere os princípios da administração pública. (B) não comete improbidade administrativa, mas comete crime de corrupção passiva. - Embora a corrupção passiva possa ser um crime, a situação também caracteriza improbidade administrativa. (C) comete somente infração disciplinar punível com pena de advertência. - A gravidade da situação vai além de uma simples infração disciplinar. (D) comete improbidade administrativa de perceber vantagem econômica para intermediar a liberação ou aplicação de verba pública de qualquer natureza. - Esta alternativa é específica e não abrange totalmente a situação descrita. (E) comete improbidade administrativa que importa enriquecimento ilícito ao receber vantagem econômica de qualquer natureza, direta ou indireta, para tolerar a exploração ou a prática de jogos de azar, de lenocínio, de narcotráfico, de contrabando, de usura ou de qualquer outra atividade ilícita, ou aceitar promessa de tal vantagem. - Embora esta alternativa mencione várias atividades ilícitas, a situação não se limita a essas práticas. A alternativa mais correta e abrangente, que se alinha com a descrição do ato de improbidade administrativa, é a (A). Portanto, a resposta correta é: (A) comete ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da administração pública, tais como eficiência e impessoalidade.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina