Logo Passei Direto
Buscar
Após ler e analisar a afirmação, assinale se ela é verdadeira ou falsa: A primeira iniciativa de se obter um banco de dados estruturado em nível nacional foi a construção do S2ID, que resultou da elaboração do Atlas Brasileiro de Desastres Naturais, publicado em 2011, e que trazia as informações dos desastres ocorridos no Brasil nas últimas duas décadas, de 1991 até 2010.
Verdadeiro
Falso
User badge image
Exercícios Para o Aprendizado

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

A afirmação é verdadeira. O S2ID (Sistema de Informações sobre Desastres) realmente foi uma iniciativa para estruturar um banco de dados nacional sobre desastres naturais, e o Atlas Brasileiro de Desastres Naturais, publicado em 2011, foi um marco importante nesse processo.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Em relação ao conteúdo sobre base de dados nacionais, marque verdadeiro ou falso nas seguintes afirmacoes:
No Atlas Digital de Desastres no Brasil, é possível pesquisar os dados de ocorrências conforme a tipologia do desastre, data e localização, detalhando os dados até o nível municipal.
O Decreto nº 10.593/2020 coloca a Sedec como responsável pela instituição e coordenação do Sistema Nacional de Informações e Monitoramento de Desastres.
O Relatório de Danos Materiais e Prejuízos Decorrentes de Desastres Naturais no Brasil é elaborado pelo Banco Mundial, em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com base nos dados da Sedec e dos órgãos estaduais de P&DC.
Entre as referências com dados disponíveis sobre os impactos dos desastres no país, além do Atlas Digital, encontra-se o Relatório de Danos Materiais e Prejuízos Decorrentes de Desastres Naturais no Brasil, 1995 a 2019.
Verdadeiro
Verdadeiro
Verdadeiro
Verdadeiro

Sobre a distribuição dos danos materiais e prejuízos ao longo do território brasileiro, pode concluir-se que:
a. Os desastres climatológicos impactam, principalmente, a Região Nordeste, Centro-Oeste e parte oeste da Região Sul.
b. Os hidrológicos são mais abrangentes e ocasionam mais perdas no Sudeste, Norte e Sul do país, mas também afetam significativamente a Região Centro-Oeste e faixa litorânea dos estados nordestinos.
c. Os desastres climatológicos têm maior impacto nos quatro estados do Centro-Oeste, com baixa incidências nas demais regiões.

Com os dados fornecidos pelo Atlas Digital e o relatório de danos e prejuízos, foi possível analisar um perfil de risco do país, concentrando-se nos desastres com origem em eventos naturais, divididos em cinco grandes grupos, que reúnem os eventos mais representativos.
Relacione os grupos com os seus eventos.
Epidemias, infecções. Biológicos
Inundações, enxurradas, alagamentos. Hidrológicos
Vendavais e ciclones, chuvas intensas, tornados. Meteorológicos
Movimentos de massa, processo erosivos, terremotos. Geológicos
Secas, estiagens, incêndios florestais. Climatológicos

Analisando o histórico dos danos e prejuízos, com base nos dados da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) e dos órgãos estaduais de Defesa Civil, 1995 – 2019, é possível concluir que os danos materiais estão fundamentalmente relacionados aos desastres climatológicos (secas e estiagens), afetando a agricultura e a pecuária, e que os prejuízos estão majoritariamente relacionados aos desastres hidrológicos, principalmente enxurradas e inundações, impactando em infraestruturas públicas e habitações.
Escolha uma opção: Verdadeiro ou Falso.
Verdadeiro
Falso

Mais conteúdos dessa disciplina