Logo Passei Direto
Buscar
Leia o trecho abaixo: “Analisando as falas de alunos que estão neste momento realizando a licenciatura, pudemos referendar muitas suspeitas. Diz Carla, aluna de pedagogia: o curso de didática é muito teórico, é só blá...blá...blá....de algumas concepções de ensino que não servem para nada quando vamos aos estágios....ou mesmo de Lúcia que faz licenciatura em História: estou cansada de ouvir o professor de Didática falar dos problemas da educação e não dar direção de sentido para isso, são aulas chatas, que não me servem para nada.” Com base nas respostas encontradas pelas pesquisadoras e suas primeiras leituras sobres didática, assinale a alternativa que melhor ilustra à questão.
As estudantes estão reproduzindo um discurso comum quando os estudantes seguem para a prática docente, momento esse em que a educação se apresenta de modo mais tranquilo e menos tenso do que relatado na bibliografia.
Dissociar teoria e prática é um equívoco sobre a didática, uma demonstração de que essa unidade não está sendo considerada e os diálogos não estão sendo expressos com qualidade, sendo necessária uma reconexão entre aspectos teórico-práticos.
As estudantes entrevistadas estão corretas, afinal, teoria e prática não se reúnem nunca, o que frustra qualquer processo de formação.
Sabe-se que a teoria deve ser sempre superior à prática, afinal, a universidade é superior a escola.
Sabe-se que a prática deve ser sempre superior à teoria, pois a teoria é válida somente na formação do professor e, em seu ofício, somente os elementos práticos importam.
User badge image
Aprendendo com Desafios

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

A alternativa que melhor ilustra a questão é: Dissociar teoria e prática é um equívoco sobre a didática, uma demonstração de que essa unidade não está sendo considerada e os diálogos não estão sendo expressos com qualidade, sendo necessária uma reconexão entre aspectos teórico-práticos. Essa opção reflete a crítica dos alunos sobre a falta de conexão entre a teoria apresentada nas aulas e a prática que vivenciam nos estágios, indicando a necessidade de uma abordagem mais integrada na formação docente.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O conceito de educação tem se ampliado na contemporaneidade. A diversificação das atividades educativas na sociedade tem ocasionado mudanças na ação pedagógica, nas esferas política, cultural e econômica.
Tendo isso em mente, assinale a afirmativa correta.
A Pedagogia, por meio de conhecimentos filosóficos, científicos e técnico-profissionais, pesquisa a realidade educacional em transformação, portanto cabe a ela investigar os processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos na sociedade do conhecimento e da informação.
A “sociedade do conhecimento” é eminentemente pedagógica. Nela, os vínculos entre educação e economia são estreitos, pois a tarefa central da Pedagogia consiste em propor as melhores formas de preparar os sujeitos para o mercado de trabalho.
A educação é uma prática que só pode ser entendida dentro da desigualdade social. Conceitualmente, ela se desenvolve de forma subordinada aos interesses econômicos das elites.
A educação é uma prática social que só pode ser entendida dentro do funcionamento geral da sociedade da qual faz parte. Conceitualmente, ela se desenvolve de forma independente e insubordinada a interesses econômicos, político-partidários, ideológicos e culturais.
A Pedagogia deve abandonar a formação de sujeitos racionais pela razão crítica, pois cabe a ela retomar o sentido da busca da autonomia e da valorização de uma ciência não absolutizada ou ideológica, conectada ao contexto social, político e cultural.

Leia o trecho que segue: “A abordagem que envolve o processo de ensino-aprendizagem promove questionamentos que só são respondidos, quando refletidos e definidos na própria prática de ensinar e no ato de aprender. Dessa forma, importa que gestores e educadores compreendam as relações que englobam o contexto pedagógico. Diante disso, cabe a cada um procurar a melhor forma de trabalho, sendo que os resultados obtidos dessa procura seja de qualidades e possa alcançar o professor na sua pesquisa e que contemple o aluno no seu processo de aprendizagem”.
Na sequência, identifique a alternativa correta que dialoga com a ideia de construção do processo de ensino-aprendizagem.
A coordenadora pedagógica Marisa, de Paracuru (CE), avalia que no ensino fundamental não é possível perceber o processo de ensino-aprendizagem, sendo ele mais perceptível no Ensino Médio.
A professora Josi, de Teotônio Vilela (AL), faz pesquisas no campo da educação mas não nota a necessidade de conectar essas questões com a sua docência.
A pedagoga Helena, de Barcelos (AM), avalia que o conceito de ensino-aprendizagem deve ser aprimorado somente com a intensificação do processo de ensinar, sendo a aprendizagem menor nesse fenômeno didático.
O pedagogo Mayke, de Guanambi (BA), entende que o contexto pedagógico está exclusivamente dado no livro didático.
O professor José Mauro, de Macapá (AP), preocupado com o processo de ensino-aprendizagem, está realizando levantamentos sobre a situação socioeconômica e cultural de seus estudantes por meio de discussões em sala de aula e com base em uma análise dos registros de matrícula dos estudantes.

A didática tem como objeto de estudo:
Qual é o objeto de estudo da didática?
a teoria dissociada da prática docente.
os instrumentos avaliativos das séries de mudanças de níveis.
a legislação educacional nos anos finais da Educação Infantil.
o processo de ensino na sua globalidade.
as ações docentes restritas ao Ensino Fundamental.

Mais conteúdos dessa disciplina