Logo Passei Direto
Buscar
Como futuro técnico em segurança do trabalho, você deve considerar o processo de trabalho e identificar os agentes ou fatores de risco físicos, químicos e biológicos existentes nos ambientes de trabalho que são capazes de causar danos à saúde do trabalhador. Para definir os efeitos à saúde do trabalhador na exposição aos agentes, precisamos levar em consideração:
a. Intensidade dos fatores de risco.
b. Rotinas do processo de trabalho.
c. Concentração dos agentes no processo de trabalho.
d. Natureza, concentração ou intensidade e tempo de exposição.
User badge image
Tópicos de Terapia Ocupacional

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Para determinar os efeitos à saúde do trabalhador em relação à exposição a agentes de risco, é fundamental considerar não apenas a presença dos agentes, mas também como eles interagem com o trabalhador ao longo do tempo. Analisando as alternativas: a) Intensidade dos fatores de risco - Embora importante, não é suficiente por si só para avaliar os efeitos à saúde. b) Rotinas do processo de trabalho - As rotinas são relevantes, mas não abrangem todos os aspectos necessários para a avaliação. c) Concentração dos agentes no processo de trabalho - A concentração é um fator importante, mas não é o único a ser considerado. d) Natureza, concentração ou intensidade e tempo de exposição - Esta opção abrange todos os aspectos essenciais para uma avaliação completa dos riscos à saúde, considerando a natureza do agente, sua concentração, a intensidade e o tempo de exposição. Portanto, a alternativa correta é: d) Natureza, concentração ou intensidade e tempo de exposição.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Sobre os fatores de risco (ou agentes) físicos, químicos e biológicos é correto afirmar:
a. Os fatores de risco químicos de interesse para área ocupacional são aqueles nas formas de gás, vapor e aerodispersóides, pois podem ingressar pela via respiratória do trabalhador, reconhecidamente a única via de exposição a agentes químicos.
b. Os agentes físicos são as diferentes formas de energia a que o trabalhador está exposto em seu ambiente de trabalho. Entre os agentes físicos classificados como radiações ionizantes, estão a radiação ultravioleta produzida nos processos de solda elétrica, os raios-x utilizado na medicina e a radiação gama utilizada em atividades de gamagrafia industrial.
c. A exposição aos agentes químicos, físicos e biológicos pode resultar em doenças ocupacionais, se não forem tomadas medidas de controle para evitar a exposição a níveis substanciais. Na exposição a poeiras de chumbo ou aos raios-x (um agente químico e um agente físico, respectivamente), o trabalhador corre o risco de desenvolver um câncer ocupacional. Já no trabalho em galerias de esgoto, o contato com hepatites virais, um fator de risco biológico, pode levar ao desenvolvimento de algum tipo de hepatite.
d. A exposição a agentes biológicos se dá principalmente nas atividades relacionadas à saúde humana, como naquelas desenvolvidas em hospitais e postos de saúde. Entretanto, a exposição aos agentes biológicos pode ocorrer também na exploração florestal durante o corte de árvores com motosserras. O corte de árvore expõe o trabalhador à poeira vegetal (poeira da madeira), um reconhecido agente biológico.

Mais conteúdos dessa disciplina