Logo Passei Direto
Buscar
Na hipótese de Prefeito que delibera desapropriar área de seu desafeto para edificar hospital municipal, verifica-se, do ponto de vista material, ofensa ao seguinte princípio da Administração Pública:
A) motivação.
B) moralidade.
C) legalidade.
D) devido processo legal.
E) inalienabilidade dos bens públicos.
User badge image
Desafios para Aprender

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Analisando a situação apresentada, temos um Prefeito que decide desapropriar uma área com a intenção de edificar um hospital, mas essa decisão é motivada por uma animosidade pessoal em relação a um desafeto. Isso levanta questões sobre a ética e a legalidade da ação. Vamos analisar as alternativas: A) Motivação - Este princípio exige que a Administração Pública justifique suas decisões. A desapropriação motivada por animosidade pessoal pode ser considerada inadequada. B) Moralidade - Este princípio se refere à conduta ética dos agentes públicos. A ação do Prefeito, ao desapropriar por razões pessoais, fere a moralidade administrativa. C) Legalidade - Este princípio diz que a Administração deve agir conforme a lei. A desapropriação pode ser legal, mas a motivação é questionável. D) Devido processo legal - Refere-se ao direito de um processo justo. A desapropriação deve seguir um processo legal, mas a questão aqui é mais sobre a motivação. E) Inalienabilidade dos bens públicos - Este princípio se refere à impossibilidade de alienar bens públicos, o que não se aplica diretamente à desapropriação. Diante disso, a alternativa que melhor representa a ofensa ao princípio da Administração Pública, considerando a motivação inadequada do Prefeito, é: B) moralidade.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O princípio básico que objetiva aferir a compatibilidade entre os meios e os fins, de modo a evitar restrições desnecessárias ou abusivas por parte da Adminitração Pública, com lesões aos direitos fundamentais, denomina-se:
A) motivação:
B) razoabilidade:
C) impessoalidade;
D) coercibilidade;
E) imperatividade;

Sobre os princípios que regem a administração pública, é incorreto afirmar que:
A o princípio da moralidade exige que o administrador se paute por conceitos éticos;
B corolário do princípio da igualdade é a vedação de se estabelecer diferenças em razão de sede ou domicílio dos licitantes;
C o princípio da supremacia do interesse público decorre da posição privilegiada dos órgãos e entes públicos encarregados da preservação do interesse público;
D em decorrência do princípio da hierarquia, que é restrito às funções administrativas e não aplicáveis às funções tipicamente legislativas e judiciais, a Administração Pública possui a prerrogativa de avocar atribuições, e também de rever os atos dos subordinados;
E A Constituição Federal prevê, expressamente, os princípios da legalidade, publicidade, impessoalidade, moralidade, eficiência e razoabilidade.

Com relação aos princípios consitucionais da Administração Pública, está em conformidade com a
A) moralidade o ato administrativo praticado por agente público em favorecimento próprio, desde que revestido de legalidade.
B) eficiência a prestação de serviço público que satisfaça em parte às necessidades dos administrados, desde que realizados com rapidez e prontidão;
C) publicidade o sigilo imprescindível à segurança da sociedade e do Estado ou o inidispensável à defesa da intimidade;
D) impressoalidade a violação da ordem cronológica dos precatórios para o pagamento dos créditos de natureza comum;
E) legalidade a inobservância a quaisquer atos normativos que não sejam lei em sentido estrito e provindos de autoridades admnistrativas.

Acerca dos princípios de Direito Administrativo, assinale a alternativa correta.
A o rol dos princípios elencados pela Constituição não é exaustiva, tanto que existem os chamados 'princípios implícitos'.
B o princípio da legalidade é uma das poucas previsões constitucionais que se relaciona à possibilidade de existir tirania e autoritarismo dos membros do Poder Executivo.
C o princípio da moralidade se aplica apenas aos entes da administração pública indireta.
D a moralidade e a razoabilidade são exemplos de princípios administrativos sem previsão expressa.
E A Constituição Federal prevê, expressamente, os princípios da legalidade, publicidade, impessoalidade, moralidade, eficiência e proporcionalidade.

A vedação à Administração Pública de, por meio de mero ato administrativo, concecer direitos, criar obrigações ou impor proibições, vincula-se :
A) legalidade
B) moralidade
C) impessoalidade
D) hierarquia
E) eficiência

Mais conteúdos dessa disciplina