Logo Passei Direto
Buscar
MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA SOBRE OS SINAIS ICÔNICOS E OS ARBITRÁRIOS.
I – OS SINAIS ICÔNICOS SÃO SINAIS VISUALMENTE PARECIDOS COM OS “GESTOS” QUE ESTAMOS ACOSTUMADOS A FAZER EM NOSSO DIA A DIA COM QUALQUER PESSOA, SEM MESMO SABER, OS QUAIS SÃO UTILIZADOS EM LIBRAS.
II – OS SINAIS ICÔNICOS, POR SEREM CONHECIDOS EM BOA PARTE DO MUNDO, SÃO CONSIDERADOS SINAIS UNIVERSAIS.
III – OS SINAIS ICÔNICOS APRESENTADOS SÃO SINAIS QUE QUALQUER PESSOA FAZ NO DIA A DIA, INDEPENDENTEMENTE DE SER SURDO OU DE ESTAR EM SINALIZAÇÃO EM CONTEXTO DA LIBRAS.
IV – OS SINAIS ARBITRÁRIOS, PODEMOS DESTACAR QUE SÃO SEMELHANTES AOS SINAIS ICÔNICOS.
V – OS SINAIS ARBITRÁRIOS NÃO TÊM UMA ANALOGIA COM A REALIDADE, E NECESSITA-SE, PORTANTO, DE UM CONHECIMENTO DE LIBRAS PARA IDENTIFICAR OS SINAIS NO MOMENTO DE UMA SINALIZAÇÃO, BEM COMO UMA NOÇÃO PARA REALIZÁ-LOS.
VI – OS SINAIS ARBITRÁRIOS SÃO SINAIS SEM APARÊNCIA DO QUE ESTAMOS ACOSTUMADOS COMO ‘GESTOS’ E NÃO POSSUEM FORMAS CONVENCIONAIS.
Apenas as afirmacoes II e IV estão incorretas.
User badge image
Questões sobre LIBRAS

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I – OS SINAIS ICÔNICOS SÃO SINAIS VISUALMENTE PARECIDOS COM OS “GESTOS” QUE ESTAMOS ACOSTUMADOS A FAZER EM NOSSO DIA A DIA COM QUALQUER PESSOA, SEM MESMO SABER, OS QUAIS SÃO UTILIZADOS EM LIBRAS. Verdadeiro, os sinais icônicos realmente têm uma relação visual com o que representam. II – OS SINAIS ICÔNICOS, POR SEREM CONHECIDOS EM BOA PARTE DO MUNDO, SÃO CONSIDERADOS SINAIS UNIVERSAIS. Falso, os sinais icônicos podem ser reconhecidos em diferentes culturas, mas não são necessariamente universais, pois podem variar de acordo com a cultura. III – OS SINAIS ICÔNICOS APRESENTADOS SÃO SINAIS QUE QUALQUER PESSOA FAZ NO DIA A DIA, INDEPENDENTEMENTE DE SER SURDO OU DE ESTAR EM SINALIZAÇÃO EM CONTEXTO DA LIBRAS. Verdadeiro, os sinais icônicos podem ser utilizados por qualquer pessoa em situações cotidianas. IV – OS SINAIS ARBITRÁRIOS, PODEMOS DESTACAR QUE SÃO SEMELHANTES AOS SINAIS ICÔNICOS. Falso, os sinais arbitrários não têm relação visual com o que representam, ao contrário dos sinais icônicos. V – OS SINAIS ARBITRÁRIOS NÃO TÊM UMA ANALOGIA COM A REALIDADE, E NECESSITA-SE, PORTANTO, DE UM CONHECIMENTO DE LIBRAS PARA IDENTIFICAR OS SINAIS NO MOMENTO DE UMA SINALIZAÇÃO, BEM COMO UMA NOÇÃO PARA REALIZÁ-LOS. Verdadeiro, os sinais arbitrários realmente não têm uma analogia direta com a realidade e requerem conhecimento prévio. VI – OS SINAIS ARBITRÁRIOS SÃO SINAIS SEM APARÊNCIA DO QUE ESTAMOS ACOSTUMADOS COMO ‘GESTOS’ E NÃO POSSUEM FORMAS CONVENCIONAIS. Verdadeiro, os sinais arbitrários não se assemelham a gestos comuns e não têm formas convencionais. Com base na análise, as afirmativas verdadeiras são I, III, V e VI. As afirmativas II e IV estão incorretas. Portanto, a alternativa correta que contém todos os itens verdadeiros é: I, III, V e VI.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

OS TIPOS DE SURDEZ VARIAM DE ACORDO COM A LOCALIZAÇÃO DA LESÃO NO APARELHO AUDITIVO.
Apenas uma das afirmações não é verdadeira.
CONDUTIVA – PATOLOGIAS LOCALIZADAS NO OUVIDO EXTERNO E/OU MÉDIO. GERALMENTE SÃO OCASIONADAS POR CAUSAS PÓS-NATAIS E EM SUA MAIORIA SÃO REVERSÍVEIS APÓS TRATAMENTO.
NEUROSSENSORIAL – DE ORIGENS PRÉ-NATAIS. LOCALIZA-SE NO NERVO COCLEAR E ESSE TIPO DE LESÃO É IRREVERSÍVEL.
MISTA – AFETA AO MESMO TEMPO O OUVIDO EXTERNO E/ OU MÉDIO E O OUVIDO INTERNO. OCORRE DEVIDO A FATORES AMBIENTAIS. ESSE CASO TAMBÉM É IRREVERSÍVEL.
CENTRAL – ALTERAÇÃO LOCALIZADA NO CÉREBRO. PODE SER LOCALIZADA DESDE O TRONCO CEREBRAL ATÉ AS REGIÕES SUBCORTICAIS E CÓRTEX CEREBRAL.

EXISTEM CINCO CATEGORIAS DE IDENTIDADES SURDAS: POLÍTICA, HÍBRIDA, DE TRANSIÇÃO, INCOMPLETA E FLUTUANTE.
LEIA AS INFORMAÇÕES ABAIXO E MARQUE A ALTERNATIVA QUE APRESENTA OS TERMOS CORRESPONDENTES SEGUNDO A ORDEM EM QUE ESTÃO DISPOSTAS.
– QUANDO O SURDO NÃO ACEITA A PRÓPRIA SURDEZ E FAZ DE TUDO PARA SE ENQUADRAR NO MUNDO OUVINTE.
– ACONTECE COM SURDOS QUE USAM IDENTIDADES DIFERENTES EM MOMENTOS DIFERENTES.
– É CARACTERIZADA POR UM MOMENTO ESPECÍFICO DA VIDA DO SURDO. É EXATAMENTE AQUELE EM QUE ELE PASSA DE UM MUNDO OUVINTE, ONDE SEMPRE FOI OBRIGADO A VIVER, PARA UMA NOVA EXPERIÊNCIA COM O MUNDO SURDO.
– HÁ O PREDOMÍNIO DA EXPERIÊNCIA VISUAL EM DETRIMENTO DA AUDITIVA.
– AQUELA EM QUE A PESSOA SURDA SOFRE PRESSÕES DE TODA A ESPÉCIE PARA NÃO SE IDENTIFICAR COM OUTROS SURDOS.

LEIA AS INFORMAÇÕES ACERCA DA HISTÓRIA DA LIBRAS E MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA.
Em 2005 ocorreu um fato importante para a comunidade surda no Brasil, a regulamentação do Decreto n° 5.626/2005 que regulamenta e oficializa a difusão da língua de sinais e a insere como disciplina obrigatória nas instituições de ensino, para a formação de professores, instrutores de libras.

Mais conteúdos dessa disciplina