Logo Passei Direto
Buscar

Inglês

Outros
Das competências abaixo, apenas uma não é referente ao Sistema de Controle Interno. Qual?
a. Elaborar a Prestação de Contas Anual do Presidente da República
b. Realizar auditorias nos sistemas contábil, financeiro, orçamentário, de pessoal e demais sistemas administrativos e operacionais
c. Realizar auditoria sobre a gestão dos recursos públicos federais
d. Apurar os atos ou fatos inquinados (qualificados) de ilegais ou irregulares, praticados por agentes públicos ou privados, na utilização de recursos públicos federais
e. realizar tomadas de contas dos ordenadores de despesa e demais responsáveis por bens e valores públicos e de todo aquele que der causa a perda, extravio ou outra irregularidade que resulte dano ao erário.
User badge image
Desafios Para o Conhecimento

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Para identificar qual das competências listadas não é referente ao Sistema de Controle Interno, vamos analisar cada uma das opções: a) Elaborar a Prestação de Contas Anual do Presidente da República - Esta competência está relacionada à responsabilidade do Presidente e não diretamente ao Sistema de Controle Interno. b) Realizar auditorias nos sistemas contábil, financeiro, orçamentário, de pessoal e demais sistemas administrativos e operacionais - Esta é uma função típica do Sistema de Controle Interno. c) Realizar auditoria sobre a gestão dos recursos públicos federais - Também é uma função do Sistema de Controle Interno. d) Apurar os atos ou fatos inquinados (qualificados) de ilegais ou irregulares, praticados por agentes públicos ou privados, na utilização de recursos públicos federais - Esta atividade é parte das funções do Sistema de Controle Interno. e) Realizar tomadas de contas dos ordenadores de despesa e demais responsáveis por bens e valores públicos e de todo aquele que der causa a perda, extravio ou outra irregularidade que resulte dano ao erário - Esta também é uma função do Sistema de Controle Interno. Dessa forma, a única opção que não se refere diretamente ao Sistema de Controle Interno é a) Elaborar a Prestação de Contas Anual do Presidente da República. Portanto, a resposta correta é a)

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

São competências do Sistema de Contabilidade, exceto:
a. Estabelecer normas e procedimentos adequados aos registros contábeis.
b. Realizar tomadas de contas dos ordenadores de despesa.
c. Apurar os atos ou fatos inquinados (qualificados) de ilegais ou irregulares, praticados por agentes públicos ou privados, na utilização de recursos públicos federais.
d. Elaborar os balanços gerais da União.
e. Manter e aprimorar o Plano de Contas Único da União.

Abaixo estão alguns deveres, garantias e prerrogativas que a Lei 10.180/2001 estabeleceu para o bom funcionamento dos sistemas do ciclo de gestão. Qual não é verdadeira?
a. Nenhum processo, documento ou informação poderá ser sonegado aos servidores dos Sistemas de Contabilidade Federal e de Controle Interno do Poder Executivo Federal, no exercício das atribuições inerentes às atividades de registros contábeis, de auditoria, fiscalização e avaliação de gestão.
b. O agente público que, por ação ou omissão, causar embaraço, constrangimento ou obstáculo à atuação dos Sistemas de Contabilidade Federal e de Controle Interno, no desempenho de suas funções institucionais, ficará sujeito à pena de responsabilidade administrativa, civil e pena.
c. Aos dirigentes dos órgãos e das unidades do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal e dos órgãos do Sistema de Contabilidade Federal, no exercício de suas atribuições, é facultado impugnar, mediante representação ao responsável, quaisquer atos de gestão realizados sem a devida fundamentação legal.
d. O servidor deverá guardar sigilo sobre dados e informações a que tiver acesso em decorrência do exercício de suas funções, quando sobre eles recair alguma hipótese legal de restrição de acesso, utilizando-os, exclusivamente, para a elaboração de pareceres e relatórios destinados à autoridade competente, sob pena de responsabilidade administrativa, civil e penal.
e. Os integrantes da carreira de Finanças e Controle observarão código de ética profissional específico aprovado pelo Presidente da República.

Mais conteúdos dessa disciplina