Logo Passei Direto
Buscar
De acordo com Michel Foucault (1923-1984), a relação 'poder-saber', expressa em discursos científicos e no senso comum sobre a punição, também tem um papel fundamental para a construção da verdade sobre o crime e para a legitimação de sua punição pelas práticas disciplinares, que incluem a vigilância contínua. Nesse sentido, é correto afirmar que o saber construído
A) é uma prática punitiva.
B) é uma forma de combater a opressão e a violência.
C) é uma prática que atinge as camadas mais ricas da sociedade.
D) é uma forma de controle político e social.
E) é uma forma de emancipação do sujeito.
User badge image
Testando o Conhecimento

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Para responder à pergunta sobre a relação "poder-saber" de Michel Foucault, é importante entender que ele argumenta que o conhecimento não é neutro, mas sim uma ferramenta que pode ser utilizada para exercer controle e disciplina sobre os indivíduos na sociedade. Analisando as alternativas: A) é uma prática punitiva. - Embora o saber possa estar relacionado à punição, essa opção não captura completamente a essência da relação "poder-saber". B) é uma forma de combater a opressão e a violência. - Foucault não vê o saber dessa forma; ele argumenta que o saber pode ser usado para o controle. C) é uma prática que atinge as camadas mais ricas da sociedade. - Foucault fala sobre controle social de maneira mais ampla, não se limitando a uma classe específica. D) é uma forma de controle político e social. - Esta opção reflete bem a ideia de Foucault, que vê o saber como um mecanismo de controle e disciplina na sociedade. E) é uma forma de emancipação do sujeito. - Foucault não considera o saber como emancipador, mas sim como uma forma de controle. Portanto, a alternativa correta é: D) é uma forma de controle político e social.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

As expulsões dos imigrantes e refugiados de suas sociedades de origem, contribuem para o aumento da imigração no território brasileiro e, apesar do Brasil ter apoiado secularmente o reconhecimento da cidadania à novos imigrantes e refugiados, muitas são as barreiras encontradas. Pensando sobre a relação entre imigração e cidadania, analise as afirmacoes. I- O reconhecimento da cidadania aos imigrantes e refugiados no Brasil, são de ordem formal, relativas à concessão de visto porque o processo para conseguir a documentação é excessivamente burocratizado e caro para os imigrantes. II- Os imigrantes ao chegarem ao Brasil encontram muitas barreiras, tais como acesso a um trabalho digno, à moradia, à educação de qualidade, que são barreiras encontradas também pelos pobres originários do Brasil. III- Os imigrantes e refugiados encontram problemas formais com a lei brasileira, mas, são muito bem recepcionado pelo povo brasileiro. Nunca se ouviu dizer que no Brasil os imigrantes tenham sofrido de parte da população qualquer tipo de violência e exclusão. IV- A exclusão dos estrangeiros à cidadania no Brasil, tende a ser mais agressiva nos momentos de crise e de ascensão das políticas autoritárias. Assinale a alternativa correta
A) Somente estão corretas as afirmações II e IV.
B) Estão corretas as afirmações I; II; III; IV.
C) Somente estão corretas as afirmações I e III.
D) Estão corretas as afirmações I; II; IV.
E) Estão corretas as afirmações II; III; IV.

Sobre o incentivo capitalista à competição individualista, analise as afirmações de Paul Singer (1932 - 1918).
Assinale a alternativa correta.
I - A apologia da competição chama a atenção apenas para os vencedores, a sina dos perdedores fica na penumbra. O que acontece com os empresários e empregados das empresas que quebram? E com os pretendentes que não conseguem emprego? Ou com os vestibulandos que não entram na universidade? Em tese, devem continuar tentando competir, para ver se se saem melhor da próxima vez. Mas, na economia capitalista, os ganhadores acumulam vantagens e os perdedores acumulam desvantagens nas competições futuras.
II – O capitalismo produz desigualdade crescente, as vantagens e desvantagens são legadas de pais para filhos e para netos. Os descendentes dos que acumulam capital ou prestígio entram na competição econômica com nítida vantagem em relação aos descendentes socialmente excluídos.
A) A afirmação I é falsa e a II verdadeira.
B) As afirmações I e II são verdadeiras, mas não se relacionam entre si.
C) As afirmações I e II são falsas.
D) As afirmações I e II são verdadeiras e a II é uma justificativa da I.
E) A afirmação I é verdadeira e a II é falsa.

No século XVIII na Europa, o poder do monarca absolutista passa a ser questionado pela burguesia, sendo uma afronta à liberdade individual. Essa nova mentalidade representará o anseio de contenção do poder soberano e a emergência de estruturas republicanas.
Com base na afirmação em tela, analise a relação entre as asserções.
I-O liberalismo político reduz as funções do Estado, de modo a classificá-lo como 'Estado mínimo' ou 'Estado de polícia', concentrando a atuação pública na proteção das garantias individuais, como o direito à propriedade privada, na manutenção da ordem social e na defesa frente a ameaças externas.
II-Segundo John Locke (1632-1704) as monarquias constitucionais, partem da lógica de separação dos poderes, contendo dessa maneira o poder do soberano.
A) As asserções I e II são falsas.
B) As asserções I e II são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
C) A asserção I é uma afirmação falsa; e a II verdadeira.
D) A asserção I é uma afirmação verdadeira; e a II é falsa.
E) As asserções I e II são verdadeiras, mas não estabelecem relação entre si.

O desenvolvimento do capitalismo desde a sua primeira fase, mercantilista, passando posteriormente pelo liberalismo até o presente modelo vigente, financeiro globalizado, passou por inúmeras reformulações e adaptação para conseguir superar suas constantes crises ao longo da história.
Diante desse quadro, assinale a alternativa que apresenta as principais características do sistema capitalista.
A) O capitalismo é uma teoria social e movimento político, presente na história ocidental do séc. XIX e da primeira metade do séc XX, que sustenta a ideia de que a sociedade existe de forma independente e antagônica ao poder exercido pelo Estado.
B) O capitalismo é um sistema político e econômico que prega a coletivização dos meios de produção e de distribuição, mediante a supressão da propriedade privada e das classes sociais.
C) O capitalismo é um sistema econômico competitivo e individualista que visa o lucro e à acumulação das riquezas e está baseado na propriedade privada dos meios de produção.

Assinale a alternativa correta.
I-A pobreza e as desigualdades são consideradas naturais das sociedades e, em alguma medida, benéficas ao próprio funcionamento do mercado por fomentar a concorrência, segundo a abordagem econômica liberal individualista.
II-Para a visão individualista a pobreza e a miséria não são responsabilidade do Estado. O Estado tem o papel de buscar políticas que fomentem o mercado, oportunizando os indivíduos com suas iniciativas a vencer suas vulnerabilidades.
III- A abordagem do Estado social entende que é preciso agir pontualmente e de forma paliativa nas desigualdades, sendo o Estado a entidade que pode regulamentar os desequilíbrios, intervindo no mercado.
IV- Na visão do Estado de bem-estar-social, a pobreza e a fome não são consideradas um problema individual, mas como produto das relações sociais, portanto, coletivo.
A) Somente as afirmações II e IV estão corretas.
B) As afirmações I;II;III; IV estão corretas.
C) Somente as afirmações I e II estão corretas.
D) Somente as afirmações I e III estão corretas.
E) Somente as afirmações III e IV estão corretas.

O Brasil é um país que segue a tendência punitivista presente no cenário internacional, em detrimento do direito à vida. O encarceramento em massa e a cultura do medo é prova disso. Sobre o clamor punitivista, a violação das garantias dos direitos humanos e do poder, analise a relação entre as proposições.
Assinale a alternativa correta.
I- Para o sociólogo e professor, Loïc Wacquant (1960 -) os países que mais possuem encarcerados no mundo, como os EUA, não são aqueles que têm menores índices de criminalidade.
II- O aprisionamento em massa reflete o funcionamento da 'tolerância zero' contra os grupos mais vulneráveis da sociedade: os de baixa renda, os negros, os imigrantes, daí a sua famosa expressão 'prisões da miséria' e 'criminalização da pobreza'.
A) As afirmações I e II são verdadeiras, mas não se relacionam entre si.
B) A afirmação I é falsa e a II verdadeira.
C) As afirmações I e II são falsas.
D) A afirmação I é verdadeira e a II é falsa.
E) As afirmações I e II são verdadeiras e a II é uma justificativa da I.

Para Raimundo Faoro (1925-2003), a concentração e reprodução de poder econômico e político em determinadas famílias e grupos empresariais, representam o Estado Patrimonial-estamental do Brasil. Pela perspectiva do autor, analise a relação entre as afirmações.
Assinale a alternativa correta.
I- Para Faoro o período Vargas foi um momento importante da mudança na relação entre Estado e população, o caráter autoritário desse governo, sobretudo no Estado Novo (1937-45) deixou à época pouco espaço para se discutir cientificamente e abertamente o grau de transparência das instituições públicas desse período.
II- O Período da Ditadura Militar (1964-1984) e a negação dos direitos civis, interditou o tema corrupção, por isso, muitas vezes as pessoas consideram esse período de exceção, como isento de corrupção.
A) A afirmação I é verdadeira e a II é falsa.
B) As afirmações I e II são falsas.
C) A afirmação I é falsa e a II é verdadeira.
D) As afirmações I e II são verdadeiras, mas não se relacionam entre si.
E) As afirmações I e II são verdadeiras e a II é uma justificativa da I.

Precisa ter um esforço nosso aqui, enquanto estamos nesse momento de tranquilidade no aspecto de cobertura de imprensa, porque só se fala de covid, e ir passando a boiada, e mudando todo o regramento (ambiental), e simplificando normas. A frase é famosa: foi dita pelo ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, na reunião ministerial do dia 22 de abril, e tornada pública por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). A articulação e a pressão do lobby do agronegócio e da Bancada do boi, coloca em detrimento a defesa do meio ambiente. Nesse sentido analise a relação entre as afirmações.
Assinale a alternativa correta.
I-Grupos organizados ao redor da questão ambiental, pequenos agricultores, a população indígena tradicional, de ribeirinhos e quilombolas têm exercido um papel importante de defesa do meio ambiente e de sua função social no Brasil.
II-O desrespeito às leis de proteção aos territórios e as culturas indígenas, dos ribeirinhos e quilombolas, tem sido noticiada e denunciada recorrentemente no Brasil atual.
A) A afirmação I é verdadeira e a II é falsa.
B) A afirmação I é falsa e a II verdadeira.
C) As afirmações I e II são falsas.
D) As afirmações I e II são verdadeiras e a II é uma justificativa da I.
E) As afirmações I e II são verdadeiras, mas não se relacionam entre si.

Mais conteúdos dessa disciplina