Logo Passei Direto
Buscar
Sobre a Constituição vigente no Brasil e os Direitos Humanos, é correto afirmar que:
Nossa Constituição é mais antiga do que a Declaração Universal dos Direitos Humanos e, por isso, não conseguimos garantir muitos direitos;
Escrevemos a atual Constituição ao final do regime militar, e por garantir uma série de direitos inéditos ao povo, ela é conhecida como Constituição Cidadã;
A Constituição atual foi escrita durante a Guerra Fria e, por isso, houve uma grande preocupação em garantir direitos liberais, esquecendo-se de garantir os Direitos Humanos;
A atual Constituição foi escrita durante o regime militar e não fala sobre Direitos Humanos, esses foram garantidos somente em 1990 com emendas parlamentares.
A Constituição de 1889 cria no Brasil o princípio de uma República respeitadora dos Direitos Humanos, desde o início da República.
User badge image
Questões Para o Saber

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

A afirmação correta é: "Escrevemos a atual Constituição ao final do regime militar, e por garantir uma série de direitos inéditos ao povo, ela é conhecida como Constituição Cidadã." A Constituição de 1988, que é a atual, realmente foi elaborada após o período militar e trouxe avanços significativos na garantia dos direitos humanos no Brasil.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

São características dos direitos fundamentais, exceto:
Ilimitabilidade
Imprescritibilidade
Inalienabilidade
Universalidade
Irrenunciabilidade

Leia as afirmativas a seguir e marque a opção CORRETA:
A expressão da atividade artística é permitida no Brasil mediante prévia autorização de órgão de censura ou licença, nos termos da Constituição Federal de 1988.
De acordo com a Constituição Federal de 1988, a realização de atividades científicas e de pesquisa é autorizada exclusivamente quando realizada por uma entidade da Administração Direta.
A Constituição Federal de 1988 determina que, no Brasil, é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato.
A Constituição Federal de 1988 busca criar uma sociedade comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução bélica das controvérsias.
No Brasil, é proibido o exercício dos cultos religiosos e vedada, na forma da lei, a manutenção de locais de culto.

Considere as afirmativas a seguir:
I - É possível afirmar que, histórica e conceitualmente, há, pelo menos, duas perspectivas recorrentes de dignidade nos estudos sobre o assunto. Uma perspectiva está relacionada com uma dignidade que depende da posição hierárquica ou do mérito da pessoa; a outra perspectiva está vinculada ao conceito de igualdade.
II - O termo dignitas romana está associado à perspectiva de dignidade dependente de cargo, grau, posição hierárquica ou mérito da pessoa.
III - A ideia de igualdade não encontra respaldo constitucional nem deve estar vinculada ao conceito de dignidade, já que nem todos são iguais.
Apenas a afirmativa II é correta.
Apenas as afirmativas I e III são corretas.
Apenas a afirmativa I é correta.
Apenas a afirmativa III é correta.
Apenas as afirmativas I e II são corretas.

(UFCG-Pedagogo, 2019 - adaptada). Com referência ao trabalho com os direitos humanos na escola, algumas orientações metodológicas fundamentais, e associadas à perspectiva de um trabalho interdisciplinar, seguem indicadas nas alternativas, EXCETO a seguinte alternativa:
Deverá haver não somente o intercâmbio entre as disciplinas, mas especialmente, entre os temas, metodologias e procedimentos a partir da atitude docente, planejados e executados à luz dos direitos humanos e rumo à sua vigência, formando os indivíduos para o pleno gozo das plenitudes de suas.
Um educador ou professor em direitos humanos deve adotar a teoria da ação dialógica que envolve a colaboração, a união, a organização, a síntese cultural, a reconstrução do conhecimento, fortalecendo vínculos com a comunidade e com qualquer pessoa, tendo como referencial a realidade.
A metodologia indicada prescinde a vivência dos direitos humanos, uma conquista em longo prazo, cuja participação como método pressupõe e almeja os novos, construtivos e conservadores desafios ultraliberais.
Não se trata de uma disciplina, de momentos ou aulas reservadas aos direitos humanos, mas de princípios e de debates dos temas afins, permeando toda a prática educativa e garantindo a reflexão crítica, ativa e permanente, o que envolve todo um processo de ensinar a pensar.
A metodologia deve estimular a participação de todos os envolvidos no processo educativo, possibilitando a contradição e abrindo-se para uma visão universal que, respeitando as diferenças, transcenda estas mesmas diferenças para que todos se reconheçam iguais, enquanto seres humanos.

(IF-PR, Professor-Pedagogia, 2019 - adaptado). A Educação em Direitos Humanos parte de três pontos essenciais. O primeiro é uma educação de natureza permanente, continuada e global. O segundo é uma educação necessariamente voltada para a mudança. O terceiro é uma inculcação de valores, para atingir corações e mentes, e não apenas instrução, meramente transmissora de conhecimentos.
Considerando o texto apresentado, assinale a alternativa correta:
A Educação em Direitos Humanos é essencialmente uma disciplina.
A Educação em Direitos Humanos é essencialmente a formação de uma cultura de respeito à dignidade humana.
A Educação em Direitos Humanos é essencialmente a formação assistencial.
A Educação em Direitos Humanos é essencialmente a formação de uma cultura de respeito a quem me respeita.
A Educação em Direitos Humanos é essencialmente a formação de uma cultura interdisciplinar.

(IFT/2016) O Estado, como organização política ou instituição social foi objeto de análise dos três autores clássicos da sociologia: Durkheim, Weber e Marx. Para o sociólogo alemão Max Weber, o Estado se constitui como:
O monopólio legítimo do uso da força e da violência, o que permite a dominação de grupos sobre grupos.
Um arranjo político sem precedentes na História da Humanidade, dado o seu caráter racionalizado.
Um grupo de pessoas eleitas para defender os interesses da classe dominante em qualquer momento histórico.
Um instrumento da Burguesia para exercer a dominação sobre a classe trabalhadora.
Um grupo de funcionários legitimados para exercer interesses coletivos.

Mais conteúdos dessa disciplina