Logo Passei Direto
Buscar

Matemática

Humanas / Sociais
Vimos em nossa aula que, ao lado de queixas específicas sobre a dificuldade de alfabetização, muitas vezes a repercussão comportamental é evidenciada. Qual das alternativas a seguir constam uma repercussão que vai atingir com mais evidência, o autoconceito e a autoestima da criança disléxica? a) Hiperatividade, pois este comportamento acarretará problemas sociais e relacionais. b) Ansiedade, pois quanto mais ansiosa a criança se sentir, mais dificuldade ela terá em aprender. c) Depressão, pois a criança passa a se sentir incapaz de aprender e passa a ser cada vez mais tímida. d) Agressividade, pois com essa ação, a criança quer chamar atenção, causando rejeição de colegas e até mesmo de professores.
User badge image
Érika Sundfeld

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Para responder a essa pergunta, precisamos analisar como cada uma das alternativas pode impactar o autoconceito e a autoestima de uma criança disléxica. a) Hiperatividade - Embora possa causar problemas sociais, não é necessariamente a repercussão mais direta sobre o autoconceito e a autoestima. b) Ansiedade - A ansiedade pode, de fato, dificultar o aprendizado, mas não é a única repercussão que afeta diretamente a autoestima. c) Depressão - A depressão é uma repercussão significativa, pois a criança pode se sentir incapaz e tímida, o que afeta diretamente seu autoconceito e autoestima. d) Agressividade - Embora a agressividade possa causar rejeição, não é tão diretamente ligada ao autoconceito e autoestima quanto a depressão. Analisando as opções, a alternativa que mais claramente atinge o autoconceito e a autoestima da criança disléxica é: c) Depressão, pois a criança passa a se sentir incapaz de aprender e passa a ser cada vez mais tímida.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Estudamos em nossa aula que o processo de aprendizagem cumpre-se no Sistema nervoso central (SNC) e produz modificações mais ou menos permanentes no mesmo, a cada submissão à estímulos. A essas modificações, chamamos de ‘plasticidade’.
Qual é a relação da plasticidade com a teoria de Jean Piaget?
A A plasticidade está relacionada com o constructo de assimilação, uma vez que, o sujeito ao assimilar novas informações, está em processo de aprendizagem.
B O conceito de acomodação está ligado ao fenômeno da plasticidade, uma vez que, quando cada informação por fim é acomodada pelo sujeito, ocorre uma modificação cerebral.
C A plasticidade e a interação estão ligadas, à medida que aquela ocorre somente diante das trocas interacionais.
D A assimilação e a acomodação são constructos de Jean Piaget e as mesmas não têm nenhuma relação com plasticidade, pois são fenômenos que não acontecem no plano orgânico.

Estudamos em nossa aula que, segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais - DSM-5, a dislexia está inserida dentro de uma categoria designada como "Transtornos do Neurodesenvolvimento", sendo anunciada como um "Transtorno Específico de Aprendizagem". Segundo o manual, o seu diagnóstico requer a identificação de pelo menos um dos critérios listados e que tenha persistido por pelo menos, seis meses.
Das afirmativas a seguir, quais estão obrigatoriamente relacionadas à dislexia?
l- Dificuldade para compreender o sentido do que é lido.
ll- Dificuldade com a expressão escrita.
III- Associação de comorbidades.
IV- Adversidades psicossociais.
V- Leitura de palavras é feita de forma imprecisa ou lenta.
A I e II
B Apenas a I é falsa
C I, II e V
D Apenas I e III são falsas

Estudamos algumas definições do espectro autista. Das afirmativas a seguir, relacionadas ao Transtorno do espectro autista:
São corretas apenas:
l- Crianças que apresentam o TEA (Transtorno do Espectro Autista), apresentam obsessão por rotinas extremas, mas são crianças com alto grau de socialização.
ll- Crianças que apresentam o TEA, tendem a se isolar e não interagir com outras crianças.
III- Síndrome de Aspenger não é um tipo de autismo.
IV- Crianças com TEA podem apresentar problemas na coordenação motora fina.
V- Distúrbios do humor, como depressão e transtorno bipolar podem ser características de crianças diagnosticadas com TEA.
A I e II
B Apenas a I é falsa
C II, IV e V
D Apenas I e V são falsas

Estudamos que o Transtorno de déficit de atenção com ou sem hiperatividade (dá-se aí o acréscimo da letra “h” na sigla) é reconhecido como um problema médico e social de relevância, sendo objeto de estudo da comunidade científica e preocupação de inúmeras famílias, escolas, professores e profissionais da área da saúde e educação.
Qual a diferença básica de TDA e TDAH?
A O TDA é um transtorno específico da atenção e o TDAH é específico da hiperatividade.
B TDA significa transtorno de défict da aprendizagem e TDAH é Transtorno do déficit da aprendizagem com hiperatividade.
C O TDA é o transtorno de défict de atenção e o TDAH é o transtorno de déficit de atenção com hiperatividade.
D TDA é um transtorno do déficit de aprendizagem e o TDAH é o transtorno de déficit de atenção com hiperatividade.

Mais conteúdos dessa disciplina