Logo Passei Direto
Buscar
Para a criação de um algoritmo, por muitas vezes será necessário a utilização de algumas técnicas básicas de programação, as quais poderão ser utilizadas várias vezes pelo desenvolvedor. Com base nisso, analise o algoritmo a seguir e assinale a alternativa CORRETA que apresenta as técnicas utilizadas neste caso:
A Looping, Função e Acumulador.
B Inicialização, Contador e Acumulador.
C Função, Contador e Procedimento.
D Acumulador, Procedimento e Inicialização.
User badge image
Ensinando Através de Questões

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Para analisar as alternativas, vamos entender cada uma das técnicas mencionadas: - Looping: Refere-se à repetição de um bloco de código. - Função: Um bloco de código que pode ser chamado para executar uma tarefa específica e pode retornar um valor. - Acumulador: Uma variável que armazena um valor acumulado ao longo de iterações. - Inicialização: O processo de definir um valor inicial para uma variável. - Contador: Uma variável que conta o número de iterações ou eventos. - Procedimento: Semelhante a uma função, mas geralmente não retorna um valor. Agora, vamos analisar as alternativas: A) Looping, Função e Acumulador - Esta opção menciona técnicas que são frequentemente usadas em algoritmos. B) Inicialização, Contador e Acumulador - Esta opção também é válida, pois envolve a preparação de variáveis e contagem. C) Função, Contador e Procedimento - Esta opção é válida, mas não menciona o acumulador, que é uma técnica importante. D) Acumulador, Procedimento e Inicialização - Esta opção é válida, mas não menciona o contador, que é uma técnica comum. Dentre as opções, a que melhor abrange as técnicas básicas de programação que podem ser utilizadas em um algoritmo é a A) Looping, Função e Acumulador, pois essas técnicas são fundamentais para a criação de algoritmos eficientes e reutilizáveis.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A pseudolinguagem portugol permite ao desenvolvedor fazer uso das estruturas de repetição, a fim de evitar que o mesmo reescreva um bloco de instruções diversas vezes.
Acerca das estruturas de repetição, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A utilização das estruturas de repetição permitirá que um bloco de comandos seja executado nenhuma, uma ou mais vezes, de acordo com uma condição que será avaliada a cada interação.
( ) Com o intuito de impedir a situação conhecida como looping infinito, é necessário que, nas estruturas de repetição, a variável utilizada para verificar a condição seja atualizada no interior da própria estrutura.
( ) Toda repetição condicional pode ser representada por uma estrutura do tipo Enquanto-faça, Para-faça ou Repita-até, sendo que a primeira repete somente quando a condição é verdadeira e a última somente quando a condição é falsa.
( ) Na estrutura de repetição Para-faça, o bloco de repetição pode ocorrer de não ser executado, já que a condição é testada antes de entrar na estrutura de repetição.
( ) A estrutura de repetição Repita-até efetua um teste lógico no fim da estrutura, garantindo que pelo menos uma vez as instruções sejam executadas.
a) V - V - F - V - V.
b) V - F - F - F - F.
c) F - F - V - V - F.
d) F - V - V - F - V.

Diante da crescente necessidade de armazenar a informação, é importante que esta seja armazenada de forma ordenada, seja por ordem alfabética, por idade, localidade ou outro item sobre o qual é necessário trabalhar.
No que tange aos modelos de ordenação, analise as sentenças a seguir:
I- No método de ordenação Bubble Sort, a ideia é percorrer um vetor diversas vezes, realizando a comparação entre dois elementos, até que os elementos de maior valor fiquem alocados no final do vetor.
II- O método Quicksort vasculha repetidamente o vetor, selecionando um elemento de cada vez e colocando-o na posição correta da sequência.
III- O método Quicksort utiliza um elemento chamando pivô.
IV- O método Selection Sort utiliza o conceito de selecionar o elemento mais apto para cada posição.
V- O método Bubble Sort é adequado para aplicações comerciais em que há uma grande quantidade de dados.
A) As sentenças I, II e V estão corretas.
B) As sentenças III e V estão corretas.
C) As sentenças I, III e IV estão corretas.
D) As sentenças I, II e IV estão corretas.

A estrutura de seleção tem por objetivo desviar o fluxo de execução a partir da análise de condições, as quais retornarão um valor verdadeiro ou falso.
Acerca das estruturas de seleção, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O comando Senão tem a função de auxiliar o comando Se-então, quando a condição retornar um valor falso.
( ) A seleção encadeada é utilizada quando há mais de duas condições para serem analisadas.
( ) A estrutura de seleção permite ao desenvolvedor utilizar os operadores lógicos E, OU e NÃO na definição das condições a serem atendidas.
( ) A condição da estrutura de seleção não pode ser realizada a partir da comparação somente de variáveis.
( ) O comando Escolha-Caso é mais complexo do que comando Se-então, porém sua atuação é mais ampla.
A F - F - V - V - F.
B V - F - F - F - V.
C F - V - F - V - V.
D V - V - V - F - F.

A decomposição de um problema é fator determinante para a redução da complexidade. Com base nisso, surgem os subalgoritmos, que são trechos de programas que podem ser utilizados dentro de um programa maior, sempre que necessário ou conveniente.
Diante do exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Os subalgoritmos podem ser do tipo função ou procedimento, sendo que o segundo sempre retornará um valor para o algoritmo que o chamou.
II- Um subalgoritmo pode receber parâmetros, que são valores advindos de outro algoritmo.
III- Um algoritmo somente poderá realizar a chamada de um tipo de subalgoritmo.
IV- Os parâmetros utilizados no algoritmo principal, no ato da chamada da função, devem manter uma correspondência (número, ordem e tipo) com os parâmetros definidos na função.
A As sentenças II e IV estão corretas.
B As sentenças I, II e III estão corretas.
C As sentenças I e III estão corretas.
D Somente a sentença III está correta.

Mais conteúdos dessa disciplina