Logo Passei Direto
Buscar

Biologia

Outros
Desde o surgimento da gripe suína, vacinas tem sido desenvolvidas na tentativa de estabelecer um método de proteção para a população. Assinale a alternativa que apresenta o mecanismo clássico de imunização em que se baseiam as vacinas.
a. Imunização ativa: mecanismo, segundo o qual se introduz uma pequena quantidade de antígeno no organismo para produção de anticorpo.
b. Imunização passiva: mecanismo, segundo o qual se introduz uma grande quantidade de antígeno no organismo para produção de anticorpo.
c. Imunização ativa: mecanismo, segundo o qual se introduz uma grande quantidade de anticorpos no organismo para o combate ao antígeno.
d. Imunização passiva: mecanismo, segundo o qual se introduz uma pequena quantidade de anticorpos para o combate ao antígeno.
e. Imunização ativa: mecanismo, segundo o qual se inocula o complexo antígeno anticorpo para o combate a infecção.
User badge image
Questões Para o Saber

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Vamos analisar as alternativas para identificar o mecanismo clássico de imunização em que se baseiam as vacinas. a) Imunização ativa: mecanismo, segundo o qual se introduz uma pequena quantidade de antígeno no organismo para produção de anticorpo. - Esta descrição está correta, pois a imunização ativa envolve a introdução de antígenos para estimular a produção de anticorpos pelo próprio organismo. b) Imunização passiva: mecanismo, segundo o qual se introduz uma grande quantidade de antígeno no organismo para produção de anticorpo. - Esta descrição está incorreta, pois a imunização passiva envolve a introdução de anticorpos prontos, não antígenos. c) Imunização ativa: mecanismo, segundo o qual se introduz uma grande quantidade de anticorpos no organismo para o combate ao antígeno. - Esta descrição está incorreta, pois a imunização ativa não envolve a introdução de anticorpos, mas sim de antígenos. d) Imunização passiva: mecanismo, segundo o qual se introduz uma pequena quantidade de anticorpos para o combate ao antígeno. - Embora descreva a imunização passiva, não é o foco das vacinas, que visam a imunização ativa. e) Imunização ativa: mecanismo, segundo o qual se inocula o complexo antígeno anticorpo para o combate a infecção. - Esta descrição está incorreta, pois a imunização ativa não envolve a inoculação de complexos prontos, mas sim de antígenos. Portanto, a alternativa correta é: a) Imunização ativa: mecanismo, segundo o qual se introduz uma pequena quantidade de antígeno no organismo para produção de anticorpo.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O QUE É ANTÍGENO E QUAL A DIFERENÇA ENTRE ANTIGENICIDADE E IMUNOGENICIDADE?

QUAIS OS QUATRO FATORES QUE DETERMINAM A IMUNOGENICIDADE DE UM ANTÍGENO?

A RESPOSTA IMUNE HUMORAL CARACTERIZA-SE PELA PRODUÇÃO DE ANTICORPOS POLICLONAIS, MAS CADA UM COM ESPECIFICIDADE MONOCLONAL. EXPLIQUE ESSA AFIRMAÇÃO.

DE QUE MANEIRA OS HAPTENOS PODEM ESTIMULAR RESPOSTAS IMUNES ADAPTATIVAS? EXEMPLIFIQUE COM UMA IMPORTÂNCIA MÉDICA/CLÍNICA ESSA RESPOSTA.

O QUE SÃO ANTÍGENOS RECOMBINANTES? CITE UM EXEMPLO DE USO DOS MESMOS.

EXPLIQUE O QUE SÃO ANTICORPOS SECRETADOS E ANTICORPOS ANCORADOS E SUAS FUNÇÕES.

ESTRUTURALMENTE, COMO É COMPOSTO UM ANTICORPO? QUAL O LOCAL DE LIGAÇÃO COM O EPÍTOPO?

QUAIS AS 5 CLASSES DE IMUNOGLOBULINAS (ANTICORPOS)?

QUAIS AS 3 FUNÇÕES EFETORAS DOS ANTICORPOS?

CITE QUAL A CLASSE DO ANTICORPOS CORRESPONDENTE:
A) Principal imunoglobulina (Ig) relacionada a resposta primária/infecções agudas : IgM
B) Ig que atua apenas como receptor dos linfócitos B: IgD
C) Ig dimérica relacionada a secreções e mucosas: IgA dimérica
D) Principal anticorpo de memória que atravessa a barreira placentária: IgG
E) Anticorpo produzido em infecções parasitárias intestinais e alergias: IgE

Mais conteúdos dessa disciplina