Logo Passei Direto
Buscar
Para que essa diferenciação ocorra, as células-tronco têm de alterar necessariamente o seguinte padrão do seu metabolismo:
a. expressão gênica
b. número de cromossomos
c. quantidade de mitocôndrias
d. atividade dos fosfolipídios da membrana
User badge image
Progresso com Exercícios

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Para que a diferenciação celular ocorra, as células-tronco precisam alterar o padrão de expressão gênica. Isso significa que diferentes genes são ativados ou desativados, levando à especialização das células em diferentes tipos celulares. Analisando as alternativas: a) expressão gênica - Correta, pois a diferenciação celular envolve mudanças na expressão dos genes. b) número de cromossomos - Não é uma alteração necessária para a diferenciação. c) quantidade de mitocôndrias - Embora possa haver mudanças, não é um padrão essencial para a diferenciação. d) atividade dos fosfolipídios da membrana - Também não é um padrão central na diferenciação celular. Portanto, a alternativa correta é: a) expressão gênica.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Relatório alerta para risco de desastre ambiental por conta do despejo de produtos químicos usados no refino da cocaína (...). Cerca de 2500 espécies de peixes estão ameaçadas, segundo a Polícia Federal, por este tipo de poluição, além de milhões de variedades de vegetais, insetos e microorganismos.
A criação de uma camada isolante, pelo despejo de produtos químicos, forma uma barreira entre o sol e os vegetais. Essa barreira impede a fase clara da fotossíntese, em que ocorre a produção de:
a) gás carbônico
b) ácido lático
c) oxigênio
d) glicose

Os diversos organismos citados no texto anterior se distribuem em diferentes níveis tróficos e representam um exemplo de teia alimentar.
No exemplo citado, os vegetais ocupam o seguinte nicho ecológico:
a) decompositor
b) consumidor
c) herbívoro
d) produtor

Na fotografia a seguir, podemos identificar organismos produtores e consumidores, participantes da cadeia alimentar. Observe, agora, o esquema a seguir, que apresenta uma síntese das etapas, numeradas de 1 a 8, associadas ao consumo e à produção de carboidratos nesses organismos, incluindo as que se passam no tubo digestivo.
As etapas encontradas nos organismos consumidores primários mostrados na fotografia são as identificadas, no esquema, pelos seguintes números:
a) 1, 2, 5, 7 e 8
b) 1, 3, 4, 5 e 6
c) 2, 3, 6, 7 e 8
d) 4, 5, 6, 7 e 8

Vários grupos de pesquisadores vêm desenvolvendo técnicas de manipulação que retiram do vírus apenas a parte de seu material genético associado à patogenicidade, e inserem o material correspondente ao de genes humanos normais. No tratamento de algumas doenças genéticas, esse vírus modificado, ao ser introduzido no organismo, poderá transferir a informação nele adicionada para o DNA das células do paciente, substituindo o gene lesado.
O vírus usado nas pesquisas citadas no texto é do tipo:
a) rotavírus
b) retrovírus
c) arbovírus
d) coronavírus

Um pesquisador verificou que a substância por ele estudada apresentava como efeito, em meio de cultura de linfócitos, a diminuição da concentração intracelular do íon potássio. A explicação admitida pelo pesquisador para essa diminuição foi a ocorrência de alterações na função de, pelo menos, um dos seguintes sistemas: a bomba de sódio-potássio, os canais de transporte passivo de potássio ou a síntese de ATP na célula.
O gráfico no qual cada um dos três sistemas apresenta uma alteração compatível com o efeito da substância é o de número:
a) I
b) II
c) III
d) IV

Durante o processo evolutivo, algumas organelas de células eucariotas se formaram por endossimbiose com procariotos. Tais organelas mantiveram o mesmo mecanismo de síntese proteica encontrado nesses procariotos. Considere as seguintes organelas celulares, existentes em eucariotos: 1 - mitocôndrias 2 - aparelho golgiense 3 - lisossomas 4 - cloroplastos 5 - vesículas secretoras 6 – peroxissomas. Nas células das plantas, as organelas que apresentam o mecanismo de síntese proteica igual ao dos procariotos correspondem às de números:
a) 1 e 4.
b) 2 e 3.
c) 3 e 6.
d) 4 e 5.

No fígado, o transporte de glicose é realizado por difusão passiva mediada por proteínas transportadoras da membrana plasmática. Em um experimento, cuja base consistiu em cultivar células hepáticas em um meio adequado, foram seguidos os seguintes passos: - adicionar ao meio de cultivo uma concentração de glicose suficiente para manter, já no primeiro minuto, seu transportador saturado; - medir, a partir do primeiro minuto de incubação, a velocidade V do transporte de glicose para o interior dos hepatócitos; - bloquear, após três minutos de incubação, o metabolismo da glicose já absorvida, por meio da adição de um inibidor da enzima glicoquinase.
O resultado do experimento descrito está representado na curva do gráfico indicado por:
a) W
b) X
c) Y
d) Z

As plantas podem obter do solo e da água, sob a forma de nitratos, o nitrogênio utilizado pelos organismos, para a síntese de aminoácidos e proteínas. Os nitratos são produzidos por intermédio da ação de:
a) rochas erodidas
b) bactérias nitrificantes
c) plantas em putrefação
d) animais em decomposição

Mais conteúdos dessa disciplina