Logo Passei Direto
Buscar
Sobre essa situação, de acordo com o Código de Ética e Disciplina da OAB, assinale a afirmativa correta.
A) Marcelo não pode participar de matéria veiculada pela Internet, pois esse fato, por si só, configura captação de clientela.
B) Marcelo pode participar de matéria veiculada pela Internet, mas são vedadas a referência ao e-mail e ao número de telefone do seu escritório ao final da matéria.
C) Marcelo pode participar de matéria veiculada pela Internet e são permitidas a referência ao e-mail e ao número de telefone do seu escritório ao final da matéria.
D) Marcelo pode participar de matéria veiculada pela Internet, mas é vedada a referência ao número de telefone do seu escritório ao final da matéria, sendo permitida a referência ao seu e-mail.
User badge image
Aprendendo com Desafios

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Para responder a essa questão, precisamos considerar as diretrizes do Código de Ética e Disciplina da OAB em relação à publicidade e à captação de clientela. Vamos analisar as alternativas: A) Marcelo não pode participar de matéria veiculada pela Internet, pois esse fato, por si só, configura captação de clientela. - Essa afirmação é incorreta, pois a participação em matérias não configura captação de clientela apenas por ser veiculada na Internet. B) Marcelo pode participar de matéria veiculada pela Internet, mas são vedadas a referência ao e-mail e ao número de telefone do seu escritório ao final da matéria. - Essa opção é parcialmente correta, mas não é a mais precisa, pois a OAB permite algumas formas de contato. C) Marcelo pode participar de matéria veiculada pela Internet e são permitidas a referência ao e-mail e ao número de telefone do seu escritório ao final da matéria. - Essa opção é a mais correta, pois a OAB permite a divulgação de informações de contato, desde que não configure captação indevida. D) Marcelo pode participar de matéria veiculada pela Internet, mas é vedada a referência ao número de telefone do seu escritório ao final da matéria, sendo permitida a referência ao seu e-mail. - Essa opção é incorreta, pois a OAB permite a referência a ambos, e não apenas ao e-mail. Portanto, a alternativa correta é: C) Marcelo pode participar de matéria veiculada pela Internet e são permitidas a referência ao e-mail e ao número de telefone do seu escritório ao final da matéria.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Tendo presentes os institutos do impedimento e da incompatibilidade em relação ao exercício profissional da advocacia, é correto afirmar que
é correto afirmar que
(A) as atividades de consultoria, assessoria e direção jurídicas e a impetração de habeas corpus são incompatíveis com o exercício da advocacia.
(B) O Chefe do Poder Executivo, regularmente inscrito no Quadro de Advogados da OAB, pode exercer a advocacia tão-somente em causa própria.
(C) A advocacia é incompatível com o exercício da docência dos cursos jurídicos de instituições públicas.
(D) Os ocupantes de função gerencial em instituições financeiras privadas são proibidos de exercer a advocacia.

A jornada de trabalho do advogado empregado não poderá exceder
(A) a quatro horas contínuas diárias e a vinte horas semanais, salvo acordo ou convenção coletiva ou em caso de dedicação exclusiva.
(B) A seis horas contínuas diárias e a vinte horas semanais, salvo convenção coletiva.
(C) A seis horas contínuas diárias e a trinta horas semanais, salvo dedicação exclusiva.
(D) A oito horas diárias com intervalo e a quarenta horas semanais, salvo acordo ou convenção coletiva em caso de dedicação exclusiva.

Quanto à inscrição na OAB, assinale a assertiva correta.
(A) A inscrição principal do advogado na OAB deve ser feita, obrigatoriamente, no Conselho Seccional em cuja jurisdição tem sede o curso de Direito em que o interessado colou grau.
(B) O requerente à inscrição principal no Quadro de Advogados da OAB pode prestar compromisso perante o Conselho Seccional, a Diretoria ou o Conselho da Subseção, através de procurador com poderes exclusivos para o ato solene.
(C) A inscrição do advogado junto à OAB será cancelada se ele sofrer penalidade de suspensão.
(D) O bacharel em Direito que queira se inscrever na OAB poderá realizar estágio profissional.

São órgãos da OAB dotados de personalidade jurídica própria
(A) as Subseções.
(B) As Caixas de Assistência dos Advogados.
(C) Os Tribunais de Ética.
(D) Os Colégios de Presidentes.

Assinale a assertiva correta quanto aos processos disciplinares junto à OAB.
(A) O processo disciplinar instaura-se de ofício ou mediante representação dos interessados, admitindo-se a denúncia anônima.
(B) Todo o processo disciplinar paralisado por mais de cinco anos, pendente de despacho ou julgamento, não está sujeito ao arquivamento ex-officio.
(C) Nos processos de consulta formulada ao Tribunal de Ética, o relator e o revisor têm prazo de dez dias, cada um, para a elaboração de seus pareceres.
(D) Após a decisão transitada em julgado não cabe revisão do processo disciplinar, ainda que por erro de julgamento ou condenação baseada em falsa prova, restando o recurso da ação rescisória.

Assinale a alternativa CORRETA: Advogado, portando procuração para o foro em geral, após ser particularmente autorizado por seu constituinte, desiste de recurso que interpôs contra decisão judicial desfavorável ao mesmo cliente. O juiz da causa não aceita a desistência, corretamente fundamentando sua recusa:
(a) pelo fato de que o advogado necessitaria fazer prova da consulta prévia ao seu cliente.
(b) pela inutilidade do ato, pois bastaria ao advogado deixar transcorrer o prazo para interposição do recurso e obter o mesmo efeito pela preclusão.
(c) por descaber desistência, sendo hipótese típica de renúncia.
(d) pela ausência de procuração com poderes especiais para desistir.

Assinale a alternativa CORRETA: Advogado que mantém vínculo de atendimento anterior com um cliente sabe de sua prisão com determinação de incomunicabilidade em um estabelecimento militar, par crime de tráfico de entorpecentes, tal como determinada pela Comissão Parlamentar de Inquérito do Congresso Nacional. Ainda assim, insiste em entrevistar-se reservadamente com o detido. A autoridade responsável pela prisão nega requerimento neste sentido. Contra esta decisão é interposto habeas corpus, que é deferido sobre o seguinte e correto fundamento:
(a) a Autoridade Coatora seria incompetente para decretar a prisão.
(b) o Direito brasileiro não prevê incomunicabilidade nas prisões.
(c) a procuração outorgada ao advogado pelo detido excepciona a regra jurídica da incomunicabilidade.
(d) o advogado tem direito de comunicar-se com seus clientes, pessoal e reservadamente, mesmo sem procuração, quando este se achar preso em estabelecimento civil ou militar, mesmo que o detido seja considerado incomunicável.

Assinale a alternativa CORRETA: Conta-se a prescrição da ação de cobrança de honorários advocatícios:
(a) não há prazo inicial pois é imprescritível tal ação.
(b) do último contato pessoal entre advogado e cliente.
(c) da sentença de primeiro grau.
(d) do trânsito em julgado da decisão que os fixou.

Assinale a alternativa INCORRETA: Sobre incompatibilidade e impedimento, é legalmente incorreto dizer:
(a) que ambas eliminam o advogado dos quadros de inscritos na Ordem.
(b) Que a primeira determina a proibição total, e a segunda a proibição parcial do exercício da advocacia.
(c) Que ambas são taxativamente previstas na Lei nº 8.906.
(d) Que ambas representam limitações constitucionalmente permitidas ao livre exercício profissional.

Constitucionalmente, goza o advogado de imunidade judiciária. A imunidade judiciária, na sua aplicação concreta, significa:
(a) irresponsabilidade penal nos casos de injúria, difamação e calúnia;
(b) a inviolabilidade absoluta do advogado por seus atos e manifestações;
(c) a liberdade do advogado para exercer sua profissão, contanto que integralmente respeitado o Código Penal;
(d) a responsabilidade penal do advogado, nos casos de calúnia, e a responsabilidade ética, nas hipóteses de injúria, difamação e calúnia.

Mais conteúdos dessa disciplina