Logo Passei Direto
Buscar
Indicadores são medidas-síntese que contêm informações relevantes sobre determinados atributos e dimensões do estado de saúde, bem como do desempenho do sistema de saúde. Quanto aos indicadores de saúde, assinale a afirmativa correta:
A. O coeficiente de prevalência mede o número de novos casos, traduzindo o risco de ter a doença, num determinado período de tempo.
B. O coeficiente de incidência mede o número de pessoas em uma população, que tem uma determinada doença, em um dado ponto do tempo.
C. Coeficiente de Letalidade estima o risco de morrer por determinada doença, dado que a pessoa ainda não apresentou a doença.
D. Mortalidade Proporcional estima a fração de contribuição de determinada causa ou categoria, com relação ao total de óbitos.
E. Coeficiente de Mortalidade Infantil estima o risco de um nascido vivo morrer, antes de completar dois anos de vida.
User badge image
Perguntas sobre Epidemiologia

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a afirmativa correta sobre os indicadores de saúde: A. O coeficiente de prevalência mede o número de novos casos, traduzindo o risco de ter a doença, num determinado período de tempo. Incorreta. O coeficiente de prevalência mede o total de casos (novos e antigos) em uma população em um determinado momento, não apenas novos casos. B. O coeficiente de incidência mede o número de pessoas em uma população, que tem uma determinada doença, em um dado ponto do tempo. Incorreta. O coeficiente de incidência mede o número de novos casos de uma doença em uma população durante um período de tempo, não em um dado ponto. C. Coeficiente de Letalidade estima o risco de morrer por determinada doença, dado que a pessoa ainda não apresentou a doença. Incorreta. O coeficiente de letalidade mede a proporção de mortes em relação ao número de casos diagnosticados da doença, não se aplica a pessoas que ainda não apresentaram a doença. D. Mortalidade Proporcional estima a fração de contribuição de determinada causa ou categoria, com relação ao total de óbitos. Correta. A mortalidade proporcional realmente mede a proporção de mortes por uma causa específica em relação ao total de mortes. E. Coeficiente de Mortalidade Infantil estima o risco de um nascido vivo morrer, antes de completar dois anos de vida. Incorreta. O coeficiente de mortalidade infantil mede a proporção de óbitos de crianças menores de um ano em relação ao número de nascidos vivos, não até dois anos. Portanto, a alternativa correta é: D. Mortalidade Proporcional estima a fração de contribuição de determinada causa ou categoria, com relação ao total de óbitos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Estudo com usuários de academia foi realizado para verificar se usuários de aparelhos eram mais propensos a lesões do que usuários de peso livre. Suponha que, para cada usuário, a lesão só aconteça uma vez. Sabe-se que 1500 usuários em todo o município foram entrevistados a partir de 01/01/03. Em 05/06/03, descobriu-se que 75 desses usuários tinham lesões relacionadas à academia. Após 05/06/03, os pacientes que ainda não haviam sofrido lesões foram incluídos em um estudo de coorte, classificados como usuários de aparelhos (n=1000) e usuários livres (n=425), e seguidos por 3 anos. 85 usuários de aparelhos e 15 usuários de peso livre tiveram lesões em 3 anos. O seguimento terminou em 5/6/06. Assumindo acompanhamento completo e nenhuma perda de seguimento:
Qual a incidência acumulada de lesões para todos os usuários de pesos livres entre 5 de Junho de 2003 e 5 de Junho de 2006?
A) 50 por 1000
B) 70,2 por 1000
C) 85 por 1000
D) 100 por 1000
E) 75 por 1000

O acidente vascular cerebral (AVC) é um marcador do Sistema de Informação da Atenção Básica, e os médicos das Equipes de Saúde da Família devem notificar os casos confirmados ocorridos na sua Área de Saúde da Família. Como esse registro pode contribuir para a clínica médica e quais suas limitações?
Assinale a alternativa que responde CORRETAMENTE à pergunta abaixo.
A) A frequência relativa de casos de AVC ocorridos na população é uma prevalência e representa a carga da doença na população da Área de Saúde da Família. Embora seja de utilidade para o planejamento e a organização da atenção, é de pouca utilidade para a clínica, uma vez que não representa o risco de uma pessoa sofrer AVC.
B) A frequência relativa de casos de AVC ocorridos na população é a incidência acumulada, e representa o risco médio de um paciente sofrer AVC, se todos os moradores usarem a Unidade de Saúde da Família. Sua principal limitação é a alta flutuação aleatória em populações pequenas quando o evento é raro.
C) A frequência relativa de casos de AVC ocorridos na população é a densidade de incidência, e representa o risco instantâneo de um paciente sofrer AVC, se todos os moradores usarem a Unidade de Saúde da Família. Sua principal limitação é a subnotificação de casos.
D) O número absoluto de casos de AVC permite predizer a ocorrência de um novo caso na população, independente da atuação médica, pelo que tem pouca aplicação clínica. Sua principal limitação é a subnotificação de casos.
E) A frequência relativa de casos de AVC ocorridos na população é a prevalência, e representa o risco médio de um paciente sofrer AVC, se todos os moradores usarem a Unidade de Saúde da Família. Sua principal limitação é a alta flutuação aleatória em populações pequenas quando o evento é raro.

Em uma comunidade de 800 residências e 4.799 habitantes, agentes de saúde identificaram 120 indivíduos com a doença em 80 residências. Um total de 240 indivíduos residiam nestas 80 residências afetadas. Assumindo que em cada residência havia apenas um caso primário da doença, qual é a taxa de ataque secundária?
Qual é a taxa de ataque secundária?
A) 8,5%
B) 10%
C) 16,7%
D) 25,0%

Um médico foi contratado pela Secretaria Estadual de Saúde para trabalhar numa Unidade de Saúde dentro do presídio da capital. Para estabelecer uma estratégia de controle da tuberculose, solicitou os dados registrados no Ambulatório da unidade. Os dados encontrados revelam que, em julho de 2012, existiam 240 casos ocorridos entre 01/01/2012 e 30/06/2012 de tuberculose em tratamento e, ao longo do mês de julho, foram notificados 60 novos casos, 12 óbitos e 40 pacientes obtiveram alta por cura. A população prisional no ano de 2012 era de cerca de 2.400 presos.
Qual a taxa de letalidade de tuberculose, em entre 01/01/2012 e 31/07/2012, nesse presídio?
A) Entre 1% e 20%.
B) Entre 4,0% e 20%
C) Entre 5,0% e 30%
D) Entre 6,0% e 30%.
E) Entre 10,0% e 30%

A vigilância epidemiológica disponibiliza informações atualizadas sobre a ocorrência de doenças e agravos, bem como dos seus fatores condicionantes em uma área geográfica ou população determinada para a execução de ações de controle e prevenção.
A vigilância epidemiológica
A) deve ser baseada em unidades sentinela, para eventos erradicados ou em eliminação.
B) deve utilizar definições de caso que contenham critérios para pessoa, tempo e lugar.
C) é passiva quando realizada por meio de visitas de profissionais da vigilância às unidades de saúde.
D) representa um conjunto de atividades pontuais de prevenção, realizadas nos municípios de grande porte.

Indivíduo com 45 anos de idade, branco, índice de massa corporal de 24, tratando há quatro meses de hipertensão arterial sistêmica (HAS), sofre acidente de carro, tipo colisão. Tem perda de consciência por traumatismo cranioencefálico e fraturas múltiplas de membros inferiores. É socorrido, levado ao hospital e morre na mesa cirúrgica, sendo constatada hemorragia subaracnoídica.
A causa básica da morte, para fins de Sistema de Informação de Mortalidade, é:
A) acidente por veículo a motor, colisão.
B) traumatismo cranioencefálico.
C) hemorragia subaracnoídica.
D) politraumatismo.
E) hipertensão arterial sistêmica.

Foi feito um estudo longitudinal com 10 pessoas (ID1 até ID10) para avaliar o óbito. Os períodos de entrada no estudo estão determinados pela letra E, o de saída por outros motivos pela letra S (fim do estudo) e o óbito pela letra Ó. O estudo terminou em 31/12 /2010.
Qual a densidade de incidência de óbito?

São essas as informações para o país X em 2010: 10% de letalidade por malária em 31/12/2010; 1400 óbitos de pessoas com 50 anos ou mais; 1600 óbitos de pessoas de até 49 anos; 500.000 residentes com 50 anos ou mais em 01/07/2010; 5.500.000 residentes com 49 anos ou menos; 14 óbitos por malária de pessoas com 50 anos ou mais; 16 óbitos por malária de pessoas de até 49 anos.
Taxa Bruta de Mortalidade Padronizada Diretamente pela População Y, cujo percentual de pessoas até 49 anos é 10% em 01/07/2010 (por mil pessoas): =____2,54 óbito por mil__________________.

Se ocorre melhoria no tratamento médico utilizado para determinada neoplasia, levando a uma diminuição da mortalidade e consequentemente maior duração da doença nos indivíduos acometidos, o que acontecerá com as medidas de frequência da doença na população?
O que acontecerá com as medidas de frequência da doença na população?
A) Diminuem incidência e prevalência.
B) Diminui incidência e aumenta prevalência.
C) Aumenta prevalência e incidência não se altera.
D) Aumenta incidência e prevalência não se altera.

Mais conteúdos dessa disciplina