Logo Passei Direto
Buscar
Com relação à Teoria Geral do Direito Cambiário, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) Em observância ao princípio da cartularidade, nenhum título de crédito pode ser emitido em meio eletrônico ou ser escritural.
( ) Por ser a nota promissória documento com conteúdo literal, não se presume a cláusula sem garantia quando for endossada pelo beneficiário.
( ) Nos títulos de crédito causais e à ordem, como a duplicata, não se aplica o princípio da abstração no momento da circulação.
( ) Em se tratando de título de crédito representativo de mercadorias, diante da incorporação do direito real à cártula, o portador não tem o direito de transferi-lo, mas apenas recebê-las independentemente de quaisquer formalidades.
A) F, V, F e V.
B) F, F, V e V.
C) F, V, F e F.
D) V, V, F e F.
E) V, F, V e V.
User badge image
Praticando Para o Saber

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Vamos analisar cada uma das afirmativas sobre a Teoria Geral do Direito Cambiário: ( ) Em observância ao princípio da cartularidade, nenhum título de crédito pode ser emitido em meio eletrônico ou ser escritural. É falsa (F). O princípio da cartularidade se refere à necessidade de um título de crédito ser representado em um documento físico, mas atualmente existem títulos eletrônicos que são válidos e reconhecidos. ( ) Por ser a nota promissória documento com conteúdo literal, não se presume a cláusula sem garantia quando for endossada pelo beneficiário. É verdadeira (V). A nota promissória, por ser um título de crédito, possui um conteúdo literal e, ao ser endossada, não se presume a cláusula sem garantia, a menos que isso esteja expressamente indicado. ( ) Nos títulos de crédito causais e à ordem, como a duplicata, não se aplica o princípio da abstração no momento da circulação. É falsa (F). O princípio da abstração se aplica aos títulos de crédito, permitindo que a circulação do título ocorra independentemente da causa que originou a obrigação. ( ) Em se tratando de título de crédito representativo de mercadorias, diante da incorporação do direito real à cártula, o portador não tem o direito de transferi-lo, mas apenas recebê-las independentemente de quaisquer formalidades. É falsa (F). O portador de um título de crédito representativo de mercadorias pode transferi-lo, e a transferência deve seguir as formalidades legais. Portanto, a sequência correta é: F, V, F e F. A alternativa que apresenta essa sequência é a C) F, V, F e F.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Em relação aos títulos de crédito, é correto afirmar:
(A) O título de crédito, enquanto documento necessário ao exercício do direito literal e autônomo nele contido, produz efeitos se preenchidos ou não os requisitos legais.
(B) Consideram-se não escritas no título a cláusula de juros, a proibitiva de endosso, a excludente de responsabilidade pelo pagamento ou por despesas, a que dispense a observância de termos e formalidades prescritas, e a que, além dos limites fixados em lei, exclua ou restrinja direitos e obrigações.
(C) A omissão de qualquer requisito legal, que tire ao escrito a sua validade como título de crédito, implica a invalidade do negócio jurídico que lhe deu origem.
(D) Enquanto o título de crédito estiver em circulação, tanto ele poderá ser dado em garantia e ser objeto de medidas judiciais, como também, em conjunto, os direitos ou mercadorias que representa.
(E) O pagamento de título de crédito, que contenha obrigação de pagar soma determinada, não admite garantia por aval, embora possa ser concedido aval parcial.

Sobre Títulos de Crédito no Código Civil, assinale a alternativa correta.
a) A transferência do título de crédito implica a transferência de todos os direitos que lhe são inerentes.
b) O pagamento de título de crédito, que contenha obrigação de pagar soma determinada, pode ser garantido por aval parcial.
c) Pagando o título, tem o avalista ação de regresso contra o seu avalizado e demais coobrigados posteriores.
d) Não subsiste a responsabilidade do avalista quando nula a obrigação daquele a quem se equipara, a menos que a nulidade decorra de vício de forma.
e) A omissão de qualquer requisito legal, que tire ao escrito a sua validade como título de crédito, implica a invalidade do negócio jurídico que lhe deu origem.

Segundo institui o Código Civil Brasileiro, o título de crédito, documento necessário ao exercício do direito literal e autônomo nele contido, somente produz efeito quando preencha os requisitos da lei. Acerca do tema podemos afirmar, EXCETO:
a) Deve o título de crédito conter a data da emissão, a indicação precisa dos direitos que confere, e a assinatura do emitente.
b) A omissão de qualquer requisito legal, que tire ao escrito a sua validade como título de crédito, implica a invalidade do negócio jurídico que lhe deu origem.
c) É à vista o título de crédito que não contenha indicação de vencimento.
d) Considera-se lugar de emissão e de pagamento, quando não indicado no título, o domicílio do emitente.

Quanto à temática dos títulos de crédito no Código Civil Brasileiro, assinale a proposição verdadeira.
a) Considera-se lugar de emissão e de pagamento, quando não indicado no título, o domicílio do emitente.
b) A omissão de qualquer requisito legal, que tire ao escrito a sua validade como título de crédito, implica a invalidade do negócio jurídico que lhe deu origem.
c) O título de crédito, documento necessário ao exercício do direito literal e dependente nele contido, somente produz efeito quando preencha os requisitos da lei.
d) É inválido o título de crédito que não contenha indicação de vencimento.

No que concerne ao direito empresarial em sentido amplo, julgue o item a seguir.
A doutrina relativa ao direito cambiário trata do princípio da abstração, um subprincípio derivado do princípio da autonomia, que destaca a ligação entre o título de crédito e o fato jurídico que deu origem à obrigação que ele representa.
Certo
Errado

Assinale a alternativa correta a respeito dos títulos de crédito.
a) O devedor não pode alegar contra a empresa de factoring as exceções pessoais originalmente oponíveis contra o emitente do título.
b) A cambial emitida com omissões, ou em branco, pode ser completada pelo credor de boa-fé antes da cobrança ou do protesto.
c) A autonomia do aval decorre da abstração do título de crédito e, portanto, depende da sua circulação.
d) Incumbe ao credor providenciar o cancelamento do protesto após a quitação da dívida, salvo pactuação expressa em contrário.
e) A prescrição da pretensão executória de título cambial enseja o cancelamento automático de anterior protesto regularmente lavrado e registrado.

Sobre os títulos de crédito e com base no Código Civil Brasileiro, é correto afirmar:
a) O pagamento de título de crédito, que contenha obrigação de pagar soma determinada, pode ser garantido por aval.
b) O avalista, na falta de indicação, não pode ser equiparado ao emitente ou devedor final.
c) O aval somente pode ser dado no verso do próprio título, sob pena de invalidade da garantia.
d) O aval posterior ao vencimento não produz os mesmos efeitos do anteriormente dado.

Assinale a assertiva INCORRETA quanto aos requisitos essenciais de validade que o cheque deve conter:
a) Indicação do lugar do pagamento e da época do vencimento.
b) Ordem incondicional para pagamento de quantia determinada.
c) Expressão “cheque”.
d) Nome do sacado, data e lugar da emissão.
e) Assinatura do emitente ou de seu mandatário com poderes especiais.

Mais conteúdos dessa disciplina