Logo Passei Direto
Buscar
Assinale a alternativa INCORRETA.
a) A critério do agente de operação de trânsito e transporte não se dará a retenção imediata de um veículo que esteja transportando produtos perigosos, desde que o mesmo ofereça condições de segurança para a circulação em via pública.
b) Em algumas situações, poderá o agente de trânsito lavrar o auto de infração com informações que seu chefe lhe apresentou, desde que este seja também agente de trânsito e mesmo que não constate a conduta pessoalmente.
c) A Semana Nacional de Trânsito será comemorada anualmente no período compreendido entre 18 e 25 de setembro.
d) A JARI é um dos órgãos responsáveis pelos recursos apresentados oriundos de possíveis infrações de trânsito.
e) A infração prevista no art. 165 do CTB (embriaguez) poderá ser caracterizada mediante a constatação, pelo agente de trânsito, de notórios sinais de embriaguez, excitação ou torpor, apresentados pelo condutor.
User badge image
Aprendendo com Desafios

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a INCORRETA: a) A critério do agente de operação de trânsito e transporte não se dará a retenção imediata de um veículo que esteja transportando produtos perigosos, desde que o mesmo ofereça condições de segurança para a circulação em via pública. - Esta afirmação está correta, pois a retenção depende das condições de segurança. b) Em algumas situações, poderá o agente de trânsito lavrar o auto de infração com informações que seu chefe lhe apresentou, desde que este seja também agente de trânsito e mesmo que não constate a conduta pessoalmente. - Esta afirmação é INCORRETA, pois o agente deve constatar a infração pessoalmente para lavrar o auto de infração. c) A Semana Nacional de Trânsito será comemorada anualmente no período compreendido entre 18 e 25 de setembro. - Esta afirmação está correta. d) A JARI é um dos órgãos responsáveis pelos recursos apresentados oriundos de possíveis infrações de trânsito. - Esta afirmação está correta. e) A infração prevista no art. 165 do CTB (embriaguez) poderá ser caracterizada mediante a constatação, pelo agente de trânsito, de notórios sinais de embriaguez, excitação ou torpor, apresentados pelo condutor. - Esta afirmação está correta. Portanto, a alternativa INCORRETA é: b) Em algumas situações, poderá o agente de trânsito lavrar o auto de infração com informações que seu chefe lhe apresentou, desde que este seja também agente de trânsito e mesmo que não constate a conduta pessoalmente.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
details

Libere essa resposta sem enrolação!

Craque NetoCraque Neto

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O trânsito brasileiro é regulamentado pela Lei 9.503/97 – Código de Trânsito Brasileiro – CTB, suas atualizações, resoluções do Conselho Nacional de Trânsito, além de Portarias e Decretos.
Segundo o disposto no CTB assinale a alternativa correta.
a) O trânsito de qualquer natureza nas vias terrestres do território nacional, abertas ou fechadas à circulação, rege-se por este código.
b) Os órgãos e entidades componentes do Sistema Nacional de Trânsito devem priorizar em suas ações a defesa da vida. Saúde e meio ambiente são itens secundários na prioridade daqueles, pois é dever prioritário das Secretarias de Saúde e Meio Ambiente (dos órgãos federais, estaduais ou municipais), e a legislação não deve promover o conflito de competências entre os órgãos públicos e sim buscar uma parceria.
c) A legislação aplica-se a qualquer veículo, bem como aos seus proprietários, condutores de veículos nacionais ou estrangeiros ou às pessoas expressamente mencionadas. Excluem-se de tais normas os proprietários e condutores de veículos de fabricação caseira, pois conforme a Constituição Federal – CF/88 – o direito à liberdade de ir e vir é garantido à todos.
d) Uma pessoa que conduz, à pé, um grupo de animais por vias rurais deve seguir regras de trânsito.
e) Todos os conceitos e definições de termos utilizados para estabelecer os efeitos do CTB devem ser buscados no dicionário da língua portuguesa, conforme regrado no anexo I do código.

Em relação ao disposto nas normas gerais de circulação e conduta, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).
I. A circulação de veículos far-se-á sempre pelo lado direito da via, não se admitindo exceções pois neste caso os veículos passariam a transitar na contramão de direção.
II. Os veículos destinados à fiscalização e operação de trânsito, quando em serviço, gozam de livre parada e estacionamento e livre circulação, portanto, um agente de operação de trânsito e transporte que conduza uma viatura de trabalho, poderá, desde que esteja pelo menos com o dispositivo de iluminação intermitente acionado, avançar um sinal vermelho de semáforo para que possa atender quaisquer solicitações que lhe forem encaminhadas pela Central de Operações.
III. A manobra de ultrapassagem poderá ser realizada pelo lado direito.
IV. Ao perceber que outro veículo tem o propósito de ultrapassá-lo, o condutor sempre deverá manter-se na faixa em que está circulando sem acelerar o veículo, enquanto aguarda a ultrapassagem.
V. O condutor poderá usar a buzina do veículo - toque breve - para advertir outro condutor de que se tem o propósito de ultrapassá-lo somente fora das áreas urbanas.
VI. O condutor poderá manter acesas as luzes de posição do veículo quando estiver transitando sob chuva forte.
a) Apenas I, II, IV e VI estão incorretas.
b) Apenas II e IV estão corretas.
c) Apenas II e VI estão corretas.
d) Apenas III e V estão incorretas.
e) I, II, III, IV, V e VI estão corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina