Logo Passei Direto
Buscar
Leia o trecho a seguir: "As citações no texto estão diretamente vinculadas ao sistema de organização das referências, colocadas no final dos trabalhos. Quando as referências forem apresentadas em ordem alfabética, adotar o sistema de citação autor e ano; quando as referências forem organizadas em ordem alfabética numerada a indicação no texto do respectivo número é sempre obrigatória, acompanhada ou não do nome do autor e ano" Fonte: USP. Como citar referências no texto. São Paulo, 2009. Disponível em: . Acesso em: 11 dez. 2019.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):
I. ( ) As citações devem seguir as prescrições da NBR 10520, de 2002.
II. ( ) A numeração pode ser feita com colchetes e deve ser alinhada ao texto.
III. ( ) No sistema autor-data utiliza-se o nome do autor, a data e o ano.
IV. ( ) O sistema numérico utiliza a numeração consecutiva.
V. ( ) No sistema autor-data a fonte deve estar no fim do trabalho, em ordem alfabética.
F, V, V, F, V.
V, F, V, F, V.
V, F, F, V, V.
V, V, V, F, F.
User badge image
Questões Para a Compreensão

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Vamos analisar cada uma das afirmativas: I. ( ) As citações devem seguir as prescrições da NBR 10520, de 2002. É verdadeira (V). A NBR 10520 estabelece normas para a apresentação de citações em documentos. II. ( ) A numeração pode ser feita com colchetes e deve ser alinhada ao texto. É verdadeira (V). A numeração das citações pode ser feita com colchetes e deve estar alinhada ao texto, conforme as normas. III. ( ) No sistema autor-data utiliza-se o nome do autor, a data e o ano. É falsa (F). No sistema autor-data, utiliza-se o nome do autor e a data da publicação, mas não se menciona "ano" novamente, pois a data já inclui o ano. IV. ( ) O sistema numérico utiliza a numeração consecutiva. É verdadeira (V). O sistema numérico realmente utiliza a numeração consecutiva para as citações. V. ( ) No sistema autor-data a fonte deve estar no fim do trabalho, em ordem alfabética. É falsa (F). No sistema autor-data, as referências devem estar no final do trabalho, mas a afirmação é confusa, pois a ordem correta é alfabética, mas a frase não está clara. Portanto, a sequência correta é: V, V, F, V, F. A alternativa que apresenta essa sequência é: V, V, F, V, F.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia o trecho a seguir: “Abreviação, pequeno detalhe: Há pequenos detalhes da escrita científica que devem ser rigorosamente observados, como, por exemplo, o nome, a profissão e a titulação. (...) No caso do nome do autor, há mutas maneiras de se abreviar, porém 4 (quatro) são mais apropriadas para um artigo científico.” Fonte: AQUINO, Italo. Como escrever artigos científicos. São Paulo: Saraiva: 2010, p.40.
Considerando essas informações e os conteúdos estudados sobre abreviações, no que se refere às regras de abreviação de títulos, é correto afirmar que:
títulos formados por uma palavra são escritos por extenso.
títulos com um artigo e uma palavra podem ser abreviados.
títulos com palavras compostas podem ser abreviados.
em títulos com uma palavra composta abrevia-se a última.
nomes de autores em títulos podem ser abreviados.

Leia o trecho a seguir: “Outras abreviações: Especialmente em dissertações e teses é comum se ter uma seção (uma página) com o título ABREVIAÇÕES USADAS. Nela, você lista todas as abreviações presentes em seu trabalho por ordem alfabética.” Fonte: AQUINO, Italo. Como escrever artigos científicos. São Paulo: Saraiva: 2010, p.45.
Considerando essas informações e os conteúdos estudados sobre abreviações, no que se refere às regras de abreviação de títulos, é correto afirmar que:
nomes de cidades podem ser abreviados em artigos.
a palavra abreviada que inicia o subtítulo pode estar minúscula.
ao abreviar um texto, pode mudar a ordem do mesmo.
títulos de periódicos podem ter palavras abreviadas.
sobrenomes podem ser abreviados no corpo do texto.

Leia o trecho a seguir: “Consiste na indicação do sobrenome do autor, acompanhado do ano de publicação do documento. O sobrenome do autor deve ser grafado em letras maiúsculas para sua melhor visualização. O autor e ano podem fazer parte integrante da frase e/ou intercalados no texto, entre parênteses” Fonte: USP. Como citar referências no texto. São Paulo, 2009. Disponível em: . Acesso em: 11 nov. 2019.
De acordo com o conteúdo estudado sobre sistemas de citações, analise as afirmativas a seguir a respeito das vantagens da utilização do sistema autor-ano:
I. Permite a inclusão ou exclusão de referências da lista geral, a qualquer momento.
II. Ajuda a identificar o autor, sem recorrer à lista de referências.
III. Causa mínima interrupção na leitura do texto quando se usa somente o número.
IV. Ajuda o leitor a identificar de onde o material foi tirado, isto é, de que livro.
I e II.
I e IV.
II e IV.

Leia o trecho a seguir: “Este sistema é uma modificação do sistema numérico. Nele, as citações no texto são identificadas pelos respectivos números da lista alfabética de referências, acompanhados, ou não, do autor e/ou ano da publicação. A decisão de dar visibilidade ao autor e ano depende da importância que representam no texto. O número da referência citada deve ser indicado em expoente. O artifício de uso de letras para identificar os trabalhos de mesmo autor e ano não se aplica nesse sistema. Todas as demais características do sistema autor e ano se aplicam neste sistema.” Fonte: USP. Como citar referências no texto. São Paulo, 2009. Disponível em: . Acesso em: 11 nov. 2019.
De acordo com o conteúdo estudado sobre Sistemas de Citações, analise as afirmativas a seguir a respeito das desvantagens da utilização do sistema autor, número e ano:
I. Dificulta o acesso ao sobrenome do autor.
II. Dificulta a inclusão de referências da lista final.
III. É menos flexível que a citação das referências.
IV. Dificulta a inclusão de referências da lista final.
I, III e IV.
I e IV.
II e IV.

Leia o trecho a seguir: “Tr ata-se de citação de documento não consultado em seu formato original, mas citado em outro documento. Esta forma de citação só deve ser usada na total impossibilidade de acesso ao documento original. Neste caso citar, no texto, grafado em letras minúsculas o autor do trabalho não consultado.” Fonte: USP. Como citar referências no texto. São Paulo, 2009. Disponível em: . Acesso em: 11 out. 2019.
Considerando essas afirmações e os conteúdos estudados sobre citações, no que se refere à citação da citação, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):
I. ( ) A palavra apud deve ser escrita em itálico.
II. ( ) Na citação da citação, a primeira coisa a citar é o sobrenome.
III. ( ) Na citação da citação, após o apud vem o autor da obra consultada.
IV. ( ) O ano das duas obras vem no final da citação.
V, F, V, F.
F, V, V, F.
V, V, V, F.

Leia o trecho a seguir: “Normalização e Padronização são conceitos já praticados desde os primórdios da civilização quando a comunicação oral entre os homens já registrava a padronização de determinados sons, associando-os a objetos ou ações, como a primeira necessidade de o homem primitivo (homem das cavernas) normalizar uma ideia.” Fonte: PUC. Fundamentos e a prática da normalização. Disponível em: . Acesso em: 10 jan. 2020. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre normas da ABNT e citações bibliográficas, analise as frases a seguir e associe-as com suas respectivas partes correspondentes:
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
( ) Utiliza o sobrenome do autor, ordem alfabética e a fonte da citação completa pode ser identificada nas referências.
( ) Mantém o sentido original do texto, mas pode-se transcrever interpretações das ideias do autor.
( ) Com algarismos arábicos, indica-se a fonte da autoria na nota de rodapé.
( ) Deve respeitar na íntegra o texto do autor, transcrever literalmente todo conteúdo sem modificá-lo.
1. 4, 1, 2, 3.
2. 4, 2, 3, 1.
3. 2, 4, 1, 3.
4. 3, 4, 1, 2.
5. 1, 3, 4, 2.

Leia o trecho a seguir: “A minha preocupação é com a caracterização do Plágio O plágio é o ato de assinar ou apresentar uma obra intelectual de qualquer natureza (texto, música, obra pictórica, fotografia, obra audiovisual, etc.) contendo partes de uma obra que pertença a outra pessoa sem colocar os créditos da outra pessoa.” Fonte: OLIVER, Paulo. Projetos de ECMBPM - os segredos da construção. Biblioteca 24 horas. São Paulo, 2010, p. 40.
Considerando essas afirmações e os conteúdos estudados sobre ética, no que se refere ao plágio é correto afirmar que: I. Usar ideias de outras pessoas é considerado plágio. II. Transcrição é a citação de um autor. III. Plágios são apropriações indevidas. IV. Documentos feitos à base de plágio podem ser desprestigiáveis. Está correto apenas o que se afirma em:
1. I, III e IV.
2. III e IV.
3. II e IV.
4. I e III.
5. I, II e IV.

Mais conteúdos dessa disciplina